Serviços terceirizados: entidades SEAC e SINDESP alertam para os cuidados na hora da contratação
SEAC e SINDESP prestam serviços de orientação para síndicos e administradores de condomínios
Contratar serviços terceirizados para condomínios, seja de limpeza ou segurança, requer atenção e muito cuidado na escolha da empresa que vai prestar o serviço. Parece até uma tarefa fácil, já que há inúmeras empresas registradas e que prestam este serviço. Mas não é tão simples assim.
O Síndicos Planning – portal especializado em conteúdo para este setor – (www.sindicosplanning.com.br) conversou com Avelino Lombardi, presidente do Sindicato Empresas de Asseio Conservação e Serviços Terceirizados (SEAC-SC) e dirigente regional do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP-SC) sobre o assunto.
Lombardi disse que uma das principais recomendações das duas entidades é pesquisar a idoneidade da empresa a ser contratada. “O primeiro e principal cuidado antes de contratar é conhecer a empresa a ser contratada, verificar se é uma empresa legalizada, junto aos setores competentes. Se os empregados que prestarão serviço ao condomínio estão registrados como empregados na empresa que está sendo contratada”, orientou.
Outra preocupação é quanto à documentação da empresa. Lombardi destaca a necessidade de solicitar alguns deles: pedir as certidões negativas de débitos junto ao INSS, também ao MTE, a Receita Federal e a Prefeitura da localidade onde ela vai prestar o serviço. Além disso, a orientação é exigir mensalmente os comprovantes dos pagamentos dos salários dos funcionários, dos tributos e encargos sociais.
Para os moradores do condomínio é importante saber quem são os trabalhadores terceirizados contratados para o serviço. “E uma das formas de gerar confiança é exigir que os funcionários que prestarão os serviços ao condomínio se apresentem ao trabalho com o uniforme da empresa contratada e com a devida identificação que pertencem ao quadro de funcionários da mesma”, recomenda Lombardi.
Todas as ações geram credibilidade e confiança tanto para o síndico ou administrador do condomínio quanto para o morador. Por isso, é muito importante, segundo Lombardi, colocar em local visível de todos os moradores a identificação da empresa que foi contratada para os serviços.