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Niralci da Silveira

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  • Formação: Superior completo (engenheiro mecânico e metalúrgico)
  • Cidades em que atua como síndico: Blumenau
  • Síndico em: 1 condomínio
  • Tempo de atuação como síndico: 2 anos
Foto: Divulgação

Qual o maior problema que já teve que resolver como Síndico?
Passei por vários problemas que envolveram conflitos pessoais surgidos entre condôminos, relacionados ao excessivo barulho provocado, principalmente em horário considerado noturno. Talvez o problema que exigiu maior empenho na resolução tenha sido o da troca (por novo) do reservatório de água posicionado no cume do prédio, o qual apresentou risco iminente de ruptura, cuja instalação envolveu parada do trânsito, risco de acidente por queda no traslado da grande caixa para cima do prédio, e de custos não previstos no orçamento.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Certa feita apareceram queixas do constante cheiro de urina de cão, num corredor e bem próximo aos elevadores de um dos andares do prédio. Descobri que em 3 apartamentos desse andar haviam cães, um animal em cada um deles, e fui conversar com os proprietários dos animais. Evidentemente que todos foram enfáticos ao garantirem de que carregavam sempre seus animais no colo, se irritando até pela presunção minha quanto à origem da urina. Antes de decidirmos rastrear imagens nas câmeras do corredor, a Zeladora descobriu que um dos três animais era fêmea, e que não havia mancha qualquer na parede vertical do local de descarga da urina – mas somente no piso – havendo a conclusão de que os dois cães machos eram inocentes.  

O maior desafio nas Assembleias:
Nos defrontamos com um sério desafio, que envolveu a todos os condôminos, mas que por questão de ética prefiro não fazer menção. Em breve imagino que passarei por um outro desafio, que será o da persuasão dos condôminos ao chamamento de capital para a necessária mudança total das instalações elétricas do prédio, visando a segurança de todos e em adequação a um novo projeto já aprovado pela Prefeitura.

Quem sempre esteve do seu lado quando precisou?
Os membros do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo, indistintamente, bem como a Zeladora e o Administrador. Mantenho reuniões periódicas (em média, a cada três meses), com os membros dos Conselhos, para com eles dialogar sobre ocorrências e planos de mudanças, objetivando obter suas homologações em assuntos de maior relevância.

Que legado deseja deixar?
Bom exemplo de conduta pessoal e profissional no Condomínio e fora dele, ambiente de harmonia e paz entre os condôminos, transparência plena nas ações da gestão.

Conselho de Síndico para Síndico:
Ouvir atentamente os condôminos e dar-lhes respostas seguras com relação às suas reivindicações; registrar em “livro de ocorrências”, todas as queixas, sugestões, ações de realce do cotidiano do condomínio; manter-se sempre de bom humor, sereno e solícito às solicitações e reivindicações dos condôminos; ser humilde e até submisso no contato com os condôminos, membros dos Conselhos, Zelador(a) e Administrador.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
A de aproximar-se dos membros do Conselho Fiscal e do Conselho Consultivo, reunindo–se periodicamente para a tomada de decisões em conjunto em mudanças de realce; conhecer com profundidade as contas financeiras do Condomínio, bem como, de manter diálogo próximo e constante com o(a) profissional Zelador(a) que é quem agiliza as ações de rotina.

Como é o síndico do futuro?
Penso que será um(a) profissional com habilitação legal conferida por especialização em Universidade – pós-graduação na área da Administração de Empresas – que receberá carga de ensinamentos ligados à contabilidade e custos, à segurança do trabalho, à legislação imobiliária, à liderança de pessoas, principalmente. Certamente que ele poderá ter mais de um condomínio sobre sua gestão, cujas edificações se situarão próximas entre si, em área limitada para garantir o deslocamento rápido ente os locais que administrar

Recado para os condôminos:
Procurem entender que o(a) Síndico(a) não é somente um(a) responsável, de direito e de fato, por tudo o que possa ocorrer nas áreas comuns do Condomínio, mas é também um articulador de ações que busque a manutenção da harmonia reinante entre os seres que habitam e/ou circulam nas dependências dele. Para a concretização desses objetivos se fazem necessários os seus apoios, a prática da solidariedade humana, o diálogo edificante, a participação ativa no cotidiano desse meio. 

Quem é você:
Sou um homem feliz. Me considero uma pessoa privilegiada pela bondade Divina pois, nascido e criado modestamente numa minúscula cidade do norte catarinense (a bela ilha de São Francisco do Sul), conseguiu estudar em boas escolas – todas públicas – formar uma maravilhosa família e ter uma vida septuagenária dotada até então de saúde plena.

Compartilhe algum case bacana do(s) condomínios(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.:
O Condomínio que administro é heterogêneo em termos de instalações, constituído de garagem de automóveis no subsolo, lojas comerciais posicionadas no piso térreo (que ladeiam à galeria ligando duas avenidas centrais da cidade), escritórios / consultório odontológico / salão de beleza no segundo piso, e por apartamentos residenciais posicionados no segundo andar até ao décimo segundo. O prédio é muito antigo, com mais de quarenta anos de existência, e grande parte das pessoas que lá vivem tem idade cronológica avançada. Talvez a iniciativa mais ousada que tivemos no nosso condomínio – considerando a grande movimentação de pessoas que lá ocorre no intervalo compreendido entre às 6 horas e às 19 horas – tenha sido a de eliminar a vigilância física da Portaria, deixando-a somente na forma eletrônica. Passamos por um longo período angustiante, pela perda de grande quantidade de água tratada sem localizarmos a origem, gerando decorrente aumento significativo dos gastos com “água e esgoto”; depois de muito trabalho descobrimos que tal perda era motivada por rachadura num dos compartimentos da cisterna. Após detectada a origem da perda, providenciamos o revestimento adequado das caixas e a instalação de moderno filtro na entrada dela. A realização de dois encontros festivos dos condôminos com o apoio dos lojistas, promoveu o incremento da amizade nossa, motivo pelo qual queremos repeti-los, quiçá, em três oportunidades no ano (de Páscoa / Junina / Natal). A necessidade atual do isolamento de grande parte dos moradores em seus lares, promoveu a aproximação dos condôminos pelo surgimento do voluntariado para auxílios em tarefas fora do prédio, assim como, na organização da coleta de donativos para encaminhamentos às Instituições necessitadas.

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