fbpx

Referência nacional no segmento condominial

Compartilhe

Reconhecida pela terceira vez com o Selo da ANCEC, Liderança Administradora de Condomínios cria planejamento estratégico e, junto com o CRA-SC, lança e-book sobre gestão e convivência em condomínios.

Neusa Maria Tribeck Ferreira e Alex Amorim – Foto Fernando Willadino

Mulheres empreendedoras vêm transformando o mercado de trabalho, trazendo inovação, oportunidades de liderar equipes, abrindo portas para a diversidade e escrevendo sua própria história. Assim como a proprietária da Liderança Administradora de Condomínios, Neusa Maria Tribeck Ferreira, que se tornou protagonista da sua história e, este ano, recebeu mais um Prêmio da ANCEC (Agência Nacional de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação), que expressa o reconhecimento da Liderança Administradora de Condomínios como referência nacional pelo desempenho no ramo de atuação com o Selo Ouro, Grau II.

“É gratificante o reconhecimento do que construímos ao longo desses 20 anos, evoluindo progressivamente. É justo dedicar este prêmio, resultado de pesquisa gerenciada pela ANCEC, a todos os que contribuem diariamente. O Alex Amorim, administrador da empresa, que faz parte da gestão, esteve conosco neste grandioso evento, no Rio de Janeiro, representando a Liderança. É imensurável a emoção desse reconhecimento, não tem preço. Lideranças empresariais e artistas consagrados do Brasil nos aplaudiram em pé, realmente foi sensacional”

Comemora dona Neusa.

Fundada em 2 de maio de 2002, a Liderança Administradora de Condomínios, com metodologia própria e competência, vem se projetando rapidamente no cenário das administradoras de condomínios. Tal projeção é fruto da experiência acumulada no desenvolvimento de sua atividade, dando especial atenção à assessoria administrativa e jurídica. O quadro funcional da empresa é composto por técnicos com formação em Administração, Direito e Contabilidade. Conta também com serviços auxiliares para operacionalização das rotinas internas e externas. O objetivo principal concentra-se nas ações gerenciais do síndico, facilitadas por profissionais habilitados para consultoria em tempo real; e em informações seguras e de fácil interpretação, visando a eficiência da gestão. O diferencial está no atendimento personalizado, desempenhado por renomados profissionais com larga experiência na atividade condominial.

Alex Amorim – Foto Fernando Willadino

O prêmio da ANCEC encerra com chave de ouro o ano de 2021 da Liderança, pois, segundo dona Neusa, esse reconhecimento ganhou ainda mais importância com o difícil enfrentamento das restrições impostas para controlar a disseminação do coronavírus nos condomínios. “Os desafios foram inúmeros, mesmo assim conseguimos superar e nos manter no mercado, com a mesma qualidade e competência. No ano de 2022, teremos uma série de programações relacionadas à comemoração dos 20 anos da empresa e, com certeza, estaremos novamente na premiação da ANCEC”, antecipa dona Neusa. Em 2019, a Liderança já havia recebido a honraria na categoria Prata e, em 2020, na categoria Ouro Grau I.

A ANCEC é a entidade mantenedora do Selo Referência Nacional, criado para valorizar o empreendedorismo em todos os segmentos, sendo composta por empresários, autoridades, advogados, artistas e jornalistas que já foram homenageados em todo o Brasil. O maior requisito para o reconhecimento é a execução positiva do trabalho, sendo reconhecido como destaque ou referência pela atividade em todo o país.

Planejamento estratégico

Ao longo de 2021, a Liderança Administradora de Condomínios criou um projeto modelo de Planejamento Estratégico, que traça metas e cria planos de ação, automatizando os processos e fortalecendo a integração entre os departamentos. A ideia é que esse planejamento se adapte aos diferentes perfis de condomínios, visando a melhoria do ambiente coletivo, com envolvimento dos condôminos, proporcionando um maior engajamento e comprometimento de todos os envolvidos.

Neusa Maria Tribeck Ferreira – Foto Fernando Willadino

De acordo com dona Neusa, o planejamento começou pelo organograma e fluxograma, detalhando as principais atividades desempenhadas em cada departamento, avaliando e redefinindo processos e o ambiente físico. Esses procedimentos estão sendo sincronizados com ambiente físico e a infraestrutura tecnológica e logística.

Como o mercado condominial está em constante transformação, usando cada vez mais soluções tecnológicas, a eficiência no atendimento é um diferencial para o sucesso. Assim, na elaboração deste planejamento, a Liderança levou em consideração o perfil dos clientes, o cenário atual, as perspectivas do mercado e o propósito da empresa, capacitando seus colaboradores. “A execução do plano elaborado se deu progressivamente, com reflexo imediato, aumentando o Índice de Eficiência (IE), que é a relação entre o número de condomínios administrados e o número de funcionários, considerando também o ingresso de novos clientes. O crescimento do IE demonstra que os processos estão acontecendo de forma produtiva”, explica Alex Amorim.

Para a implantação e avaliação deste planejamento, que iniciou em meados de maio, a empresa passou por uma completa reestruturação organizacional, visando ambientar melhor os clientes, colaboradores e parceiros. O planejamento está sendo executado por etapas: a primeira foi a formação das equipes operacionais, agregando novos colaboradores, seguindo com a reforma dos ambientes e mobiliários, com layout moderno, inovador e confortável.

“Gerir uma empresa de administração é um grande desafio, maior ainda para mulher. Porém, atuando também como professora, auxilio na capacitação profissional, buscando evoluir esse segmento de gestão”, ressalta dona Neusa. Considerando o crescimento demandado pela profissionalização, a Liderança incluiu no Planejamento Estratégico o curso de Síndico Profissional.  

E-book sobre gestão e convivência em condomínios

Neusa Maria Tribeck Ferreira também é coordenadora do Núcleo de Administração de Condomínios do CRA-SC (Conselho Regional de Administração de Santa Catarina) e participa ativamente de ações em prol da profissionalização dos gestores condominiais. Com isso, foi a mentora da publicação de um e-book sobre convivência em coletividade e a evolução no processo de administração de condomínios.

De acordo com dona Neusa, este e-book foi resultado do importante trabalho voluntário dos dedicados membros do CRA-SC e aborda assuntos relacionados ao papel do profissional da administração na gestão dos condomínios, dentre eles quais as informações e as ferramentas que o profissional necessita dominar para uma gestão eficiente, transparente e segura; qual a função do CRA-SC na fiscalização e orientação quanto às responsabilidades dos síndicos e das administradoras de condomínios; como o CRA-SC pode contribuir com este mercado; e quais são os principais desafios dos gestores.

“Essa foi uma alternativa de oferecer aos nossos registrados, responsáveis técnicos e à sociedade em geral uma excelente fonte de consulta sobre o tema. O e-book também complementa, de maneira magistral, o importante trabalho desenvolvido pela fiscalização do Conselho, a qual nos últimos exercícios, sem prejuízo de outras ações e segmentos, buscou dar uma ênfase maior à área da Administração de Condomínios, conscientizando a sociedade, empresários e responsáveis técnicos sobre tal atividade e sua relação com o CRA”, ressalta dona Neusa.

O principal objetivo deste e-book é apontar mudanças significativas observadas na gestão administrativa e jurídica de condomínio em edificações. Portanto, são expostos conceitos e fundamentos, seguindo o ordenamento jurídico brasileiro na regulamentação. Os textos apresentados foram embasados na bibliografia de publicações literárias de autores especializados no segmento de administração, e ainda no relato da visão interpretativa da evolução ao longo do tempo, focando no perfil comportamental, considerando as mudanças que foram impostas durante a pandemia da Covid-19 e que será integrado na cultura e vivência em coletividade.

O e-book está disponível no link (clique aqui)

No e-book, o leitor encontra as normas legais que fundamentam o segmento da propriedade imobiliária no país, com ênfase na administração de condomínios, a convivência em coletividade e a evolução nos condomínios edilícios. “Assim, cumprimos com as funções institucionais, conscientizando o mercado para a importância da administração profissional, bem como para regular a efetiva prestação dos serviços das empresas e profissionais habilitados e com registro no CRA, primando pela correta orientação da conduta ética e técnica dos profissionais na gestão condominial”, destaca a fundadora da Liderança Administradora de Condomínios.

Mais representatividade no segmento condominial

O CRA-SC está estruturando um cronograma de descentralização regional no Estado para ampliar a representatividade e potencializar a sua atuação no segmento condominial. Por meio do Núcleo de Administração de Condomínios, que faz parte da Câmara de Administração Privada, o CRA-SC espera alcançar todos os profissionais e empresas registradas, assim como incentivar o registro daqueles que ainda não são representados pelo Conselho. Para isto, em 2022 irá descentralizar suas ações da sede para as seccionais, ficando, assim, mais próximo de toda sociedade catarinense.

Presidente do CRA-SC, Djalma Henrique Hack – Photo by_VERA ROCHA

Segundo o presidente do CRA-SC, Djalma Henrique Hack, o objetivo é atuar cada vez mais próximo das administradoras de condomínios e dos síndicos profissionais, segmento amplamente ligado à representatividade do Conselho, sendo atividade privativa dos profissionais da Administração, portanto fiscalizada pelo CRA-SC, que atua para coibir o exercício ilegal da profissão. “A partir de fevereiro deveremos ter novidades”, diz Djalma.

Para isso, o Conselho Regional, através de webinars, lives, rodadas de discussão e outros eventos, buscará apresentar soluções aos registrados e público em geral, auxiliando em sua capacitação. “Nossa missão é contribuir com o segmento como um todo, refletindo em melhorias para a sociedade, que terá condomínios melhores geridos e mais preparados para os desafios inerentes às atividades de gestão condominial”, afirma o presidente do CRA-SC.

Durante o ano de 2022, o Conselho irá realizar algumas atividades gratuitas voltadas ao segmento. As ações estão sendo planejadas, e logo estarão sendo divulgadas nas mídias. Serão atividades virtuais e híbridas por todo o Estado, transmitidas no canal do CRA-SC no YouTube, alcançando assim um expressivo número de pessoas.

Fique atento às redes sociais do CRA-SC (Instagram, Facebook, Linkedin, Twitter e YouTube), além do site oficial www.crasc.org.br, para ter acesso às novidades de eventos do segmento condominial.

Compartilhe

Leia também