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Número 1 no mercado de bombas e sistemas de Pressurização, Grundfos se destaca por apresentar soluções inteligentes para os desafios da água e que reduzem o impacto climático

Presente em mais de 65 países e há 25 anos no Brasil, empresa dinamarquesa oferece produtos para todas as aplicações em residências e edifícios.

Principal fabricante mundial de soluções inteligentes e sustentáveis em sistemas de bombeamento de água, com uma produção anual de 17 milhões de unidades, escritórios em mais de 65 países e mais de 20 mil funcionários em todo o mundo, a Grundfos é a número 1 no mercado de bombas e sistemas de bombeamento. Além do alto investimento em inovação e tecnologia, a empresa de origem dinamarquesa tem focado cada vez mais na sustentabilidade, sendo pioneira em produtos e serviços que ajudam a economizar recursos naturais, reduzindo assim o impacto climático e melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Marcelo Pustilnic, Gerente de Vendas no Brasil,

A Grundfos foi fundada em 1945, no período pós-guerra, pelo dinamarquês Poul Due Jensen. No porão de sua casa, na cidade de Bjerringbro, ele criou sua primeira bomba d’água. Desde então, o pioneirismo tem sido uma das marcas da companhia. Desde então, o pioneirismo tem sido uma das marcas da companhia que se expandiu para todo o mundo. No Brasil está presente em São Paulo, com a fábrica e escritórios em São Bernardo do Campo, onde também fica a sede. E tem presença em todo o país através de representantes e distribuidores, capazes de atender a todos os estados brasileiros.

De acordo com Marcelo Pustilnic, gerente de vendas DBS no Brasil, a Grundfos se divide em quatro segmentos de negócios: DBS (Domestic Building Services: equipamentos para casas, apartamentos e edifícios residenciais de até 7 pavimentos), CBS (Comercial Building Services: equipamentos para Construção Civil, aplicações comerciais e residenciais acima de 7 pavimentos), Indústria e Saneamento e Irrigação. Na divisão DBS conta uma equipe de 13 pessoas dedicada exclusivamente à área, entre vendas, representantes, marketing e atendimento interno. No total, a companhia no Brasil soma mais de 100 funcionários diretos e indiretos.

Atualmente, no segmento residencial, a Grundfos oferece produtos para todas as aplicações.

“Nossos produtos podem ser utilizados em qualquer local da residência ou do prédio que houver necessidade de uma bomba. O portfólio tem bombas para sistemas de recalque, sistemas de pressurização tanto residenciais como coberturas, prédios inteiros, para esgotamento de subsolos, drenagem e esgoto, só para citar alguns exemplos”, destaca.

É nesse setor que a Grundfos prevê uma expansão maior em solo brasileiro. Vice-presidente de Vendas DBS para a América Latina, Fabiana Ringler destaca que a empresa atua na América Latina e no Brasil há aproximadamente 25 anos, com uma grande fatia do mercado em segmentos específicos.

Fabiana Ringler, Vice-presidente de Vendas DBS para a América Latina

“Queremos crescer muito no setor residencial, por isso estamos começando a expandir cada vez mais nesta área. Mas sempre focados em fornecer água de grande qualidade e, especialmente, orientados para a conservação do meio ambiente por meio da eficiência energética”, enfatiza.

Para isso, a Grundfos investe forte em novas tecnologias. O estatuto da empresa, por sinal, prevê que 4% das vendas aproximadamente devem ser direcionadas à pesquisa e ao desenvolvimento de produtos.

“Está no nosso DNA ter os produtos mais tecnológicos, aliados à conservação do meio ambiente e economia da energia”, observa Fabiana. “E claro, o mais importante é que essa tecnologia facilite a vida dos administradores de condomínios, dos síndicos e dos moradores. Tudo isso tem que estar à disposição e a serviço da melhoria da qualidade de vida das pessoas”, complementa..

Pioneira na integração do sistema

Pustilnic aponta que um dos diferenciais da Grundfos vem justamente do empenho da empresa em sempre buscar a inovação, o que levou à integração das bombas e dos sistemas de bombeamento em um mesmo equipamento.

“Até 20 ou 30 anos atrás, no Brasil, um sistema de pressurização tinha uma ou duas bombas, mais um tanque de pressão de 80 litros, um painel elétrico que comandava as bombas, uma válvula de retenção, um pressostato e componentes isolados. A Grundfos integrou tudo isso em um único equipamento, e fez isso muito antes de qualquer concorrente”, destaca.

O gerente de vendas acrescenta que a companhia foi pioneira nesta integração graças à extensa pesquisa que faz em relação à eficiência energética. “Nossas bombas são as mais eficientes do mercado. Contudo, existe um limite do que se consegue de eficiência apenas na bomba. Percebemos que mesmo fabricando o modelo mais eficiente, muitas vezes ela era ou mal dimensionada ou acionada de maneira errada. Chamamos para nós a responsabilidade de fornecer não só a bomba, mas o sistema completo que a opera. Desta maneira, ganha-se eficiência energética da bomba em si e, principalmente, da perfeita aplicação dela, tornando-a a mais eficiente possível”, explica.

Para o consumidor, esta integração do sistema impacta de diferentes maneiras. “Uma delas é que em vez de ter vários equipamentos independentes que precisam ser montados para trabalhar em conjunto e que, muitas vezes, são fornecidos por diferentes fornecedores, há um conjunto totalmente integrado e de responsabilidade de uma única empresa. Isso torna muito mais fácil especificar, instalar e operar o equipamento”, garante Pustilnic.

Impacto no consumo de energia

O segundo impacto é no consumo de energia elétrica, em comparação aos concorrentes. “A vida útil de uma bomba é de cerca de 15 anos, sendo que 85% do que uma bomba consome ao longo desse tempo é energia elétrica. No total, o custo de aquisição da bomba é de 5%, de todas as manutenções é em média 10% e o que vai pagar de energia elétrica é 85%. Não somos os mais baratos na aquisição, mas considerando que não vendemos só uma bomba, mas sim tudo o que é necessário para operar o equipamento, somos imbatíveis nesses 85%. Na troca de um equipamento por outro Grundfos, o cliente normalmente consegue recuperar esse investimento de um ano e meio a dois anos só com a redução do consumo de energia”, compara.

Pustilnic chama a atenção ainda para a preocupação que a companhia tem com o meio ambiente. “Um dos indicadores globais de performance da Grundfos é não só o quanto a gente está economizando em termos de recursos nas nossas plantas de fabricação, nas fábricas e escritórios, mas o quanto estamos gerando de economia e, consequentemente, o impacto no clima, no consumo de água e o quanto deixamos de emitir de gás carbônico para nossos clientes, que é uma das maneiras de medir a economia de energia”, observa.

Por esta razão, a Grundfos faz questão de apoiar as legislações voltadas para a redução das emissões de gás carbônico, do consumo de água e o combate dos efeitos do clima. “Certa vez, em uma reunião, nosso CEO disse: ‘A Grundfos é uma companhia que apoia fortemente os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como os de número 6 e 13, que tratam do acesso à água e saneamento e da redução dos efeitos climáticos no planeta. E também fabricamos bombas”. Acredito que esta frase expressa muito bem o nosso compromisso com a preservação do meio ambiente”’, declara o gerente de vendas.

O foco na sustentabilidade também se reflete em ações que a empresa desenvolve junto a parceiros. “Trabalhamos com economia circular em alguns países, o que futuramente pretendemos implementar no Brasil, em que fazemos o descarte adequado de bombas. Oferecemos um desconto especial aos clientes que nos trazem a bomba usada de qualquer marca, as desmontamos para aproveitar o máximo possível de componentes e enviamos o restante para a reciclagem ou, quando não é possível, para o destino correto. Na Argentina, onde este modelo já está em prática, temos uma parceria com uma ONG voltada a pessoas com necessidades especiais, que são capacitadas para fazer essa desmontagem, e toda a receita é revertida para a ONG. É um trabalho ecológico e social ao mesmo tempo”, ressalta Fabiana.

Grundfos incentiva capacitação no mercado condominial

Incentivar a profissionalização do mercado de condomínios também está no horizonte da Grundfos, que tornou-se uma das parceiras da Academia Síndicos Planning. “É uma iniciativa sensacional e decidimos apoiá-la assim que tomamos conhecimento, pois além de capacitar profissionais da área também estimula o compartilhamento das melhores práticas. Isso tem um efeito exponencial, pois as pessoas ficam mais preparadas para reconhecer boas ideias quando aparecem e implementá-las ou até mesmo replicá-las de maneira mais rápida”, avalia Pustilnic.

Na visão dele, há cerca de 20 anos a busca por eficiência e redução de custos na gestão de condomínios era muito mais intuitiva do que técnica. “Hoje, com a profissionalização dos síndicos e com o surgimento de várias empresas que atuam na sindicância, abriu-se a perspectiva para uma análise mais profunda do condomínio. Questões como identificar onde é possível reduzir custos, por exemplo, são avaliadas de uma maneira muito mais abrangente do que no passado. Antes, a imensa maioria dos síndicos sentia dificuldade para tomar decisões que exigiam um conhecimento mais técnico e aprofundado”, acredita.

Reconhecendo a importância da capacitação profissional nesse segmento, a Grundfos procura fazer treinamentos com síndicos, distribuidores, instaladores e equipes que fazem a manutenção de bombas e equipamentos de residências e prédios. O décimo módulo da Academia Síndicos Planning, realizado em 11 de fevereiro, contou com uma palestra de Marcelo Pustilnic sobre assuntos como eficiência energética em sistemas de bombeamento; simplicidade, automação e praticidade nos sistemas de bombeamento e pressurização; e dicas e cuidados para aumentar o intervalo entre manutenções corretivas dos sistemas de bombeamento e elevar sua vida útil.

A Grundfos tem distribuidores em todo o Brasil. Em Santa Catarina, o parceiro local é a Termosul, localizada em Blumenau e Itapema.

Solicite um orçamento pelo fone:

Termosul Blumenau – Rua São Paulo, 2499 Fone 47 3222-0333

Termosul Itapema – Rua 268, 37, Fone: 47 3224 3534

Visite o site: www.termosulnet.com

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