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Iniciativas públicas e privadas potencializam turismo em Florianópolis

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Diferentes ações da prefeitura da capital catarinense e da entidade empresarial Destino Floripa têm fomentado e diversificado as atrações oferecidas e ampliado a captação de eventos realizados na região, como a festa de divulgação dos vencedores da segunda edição do Prêmio Síndicos Planning – que ocorrerá na cidade em 19 de novembro.

Foto: banco de imagens

Já consagrada como um lugar para as férias de verão, devido a suas praias, Florianópolis vem trabalhando para se consolidar também como um local com atividades para os visitantes internos e estrangeiros o ano todo. Para isso, áreas como a da gastronomia, de cinema, de eventos, de trilhas de aventura e rotas românticas, da criatividade e da tecnologia têm sido promovidas pela prefeitura da capital de Santa Catarina para que a cidade se torne um dos principais destinos turísticos do Brasil. Florianópolis, inclusive, foi um dos 25 municípios do País apontados como tendência para 2022 pelo Ministério de Turismo – o único do estado que aparece no relatório divulgado no começo do ano.

“Deixamos de ser, há muitos anos, um destino exclusivo de verão. Nossos eventos, com destaque para os esportivos, como o Iron Man, os corporativos, como o RD Summit, e os de entretenimento, como o Folianópolis, são ícones reconhecidos”,

salienta o superintendente de Turismo da cidade e coordenador da Floripa Film Commission, Vinicius De Luca Filho.

Ele acrescenta que a qualidade de vida na capital e o seu desenvolvimento econômico trouxeram pessoas do mundo inteiro para a localidade, estimulando a melhoria dos serviços e aumentando as opções para turistas e moradores tanto nos meses de verão como nos de inverno.

De Luca Filho comenta ainda que importantes obras para incentivar o turismo foram inauguradas no município nos últimos anos, como a restauração da Ponte Hercílio Luz, um dos cartões postais de Florianópolis, do Largo da Alfândega e do Forte Santana e o novo aeroporto internacional Hercílio Luz. Além dessas medidas, foram efetuadas a ampliação da faixa de areia da praia de Canasvieiras, a criação da Beira-mar Sul e de um outro acesso ao Sul da ilha. Para 2023, adianta o superintendente, devem ser concretizadas a extensão da faixa de areia das praias de Jurerê e Ingleses e a construção do Parque Marina da Beira-Mar Norte, que aguarda as licenças ambientais para o início dos trabalhos.

Em conjunto com essas melhorias e para atrair visitantes o ano inteiro, a capital catarinense tem potencializado outros setores econômicos com grandes perspectivas de conquistar residentes e turistas. Um deles é o da gastronomia que, segundo De Luca Filho, passa por transformações em sua culinária, com a chegada de restaurantes cosmopolitas e o crescimento do número de cursos nessa área. “Florianópolis foi a primeira localidade nacional a obter, em 2014, o selo da Unesco de cidade criativa nesse segmento”, ressalta. O município vem diversificando os seus estabelecimentos, com o uso de produtos regionais e com a elaboração de rotas gastronômicas, como a da Ponta Norte, de Jurerê, do Ribeirão da Ilha, de Coqueiros e a do Sol Poente (Santo Antônio de Lisboa, Cacupé e Sambaqui).

A área de audiovisual é outra que vem ganhando relevância na localidade, que tem recebido produções brasileiras e algumas internacionais. Para alavancar esse setor, em 2018 foi fundada a Floripa Film Commission, que desde 2021 é gerida pela prefeitura da capital. “Esse projeto impulsiona a economia criativa, que tem muito a ver com o nosso DNA. Os impactos do fortalecimento desse segmento vão desde o incentivo ao turismo até a geração de emprego e renda, já que a cidade possui infraestrutura e logística para receber e atender a grandes equipes que atuam em produções audiovisuais”, assinala De Luca Filho.

De Luca Filho – Foto: Divulgação

O superintendente de Turismo informa também que Florianópolis é um dos três municípios nacionais mais citados pelos nômades digitais ou os “travel officers”, profissionais que podem trabalhar de qualquer lugar devido às facilidades da internet, como local preferido para os seus escritórios virtuais – os outros dois são Rio de Janeiro e São Paulo. Diversificar e qualificar as atrações da capital são alguns dos desafios da área turística relatados por De Luca Filho, assim como o desenvolvimento de novos produtos e a sua conexão com outros serviços, como transporte, comércio e hospedagem.

Destino Floripa movimenta a região e colabora para o seu crescimento socioeconômico através da realização de eventos

Entre 2018 e 2021, a entidade empresarial Destino Floripa captou 69 eventos e apoiou outros 227, reunindo 119,3 mil participantes e 2.605 companhias. “Essas atividades mobilizaram os setores de hotelaria, comércio, restaurantes, transporte, entre vários outros”, enfatiza o diretor de Marketing e de Vendas da instituição e gerente geral do LK Design Hotel, Miler Bairros. A associação, que em 2023 completa dez anos, é formada por empresários de diversos segmentos e abrange Florianópolis e a sua região Metropolitana, totalizando 22 municípios.

Miler Bairros – Foto Divulgação

O objetivo da Destino Floripa, conforme Bairros, é fomentar o desenvolvimento socioeconômico dessas cidades por meio do turismo e da captação de eventos – foco de atuação da entidade. Além desse trabalho, a instituição promove as atrações desses lugares para viajantes individuais, valorizando suas opções de lazer, entretenimento e as belezas naturais. Outro campo em que está presente é o da capacitação da mão de obra.

“Treinamos nossos associados, os ajudamos na criação de roteiros e temos uma preocupação muito grande com a preservação e a sustentabilidade em nossas iniciativas”

reforça o diretor de Marketing e Vendas Miler Bairros.

Com relação aos eventos, Bairros detalha que os corporativos, como congressos médicos e de tecnologia e feiras, são os mais buscados e apoiados pela entidade e trazem um significativo fluxo de pessoas para essa parte de Santa Catarina. Ele explica que por essa razão existe a necessidade de grandes espaços associados, como por exemplo o Hard Rock Live Florianópolis, em São José. “Essas atividades demanda uma estrutura mais completa em termos de hotelaria, gastronomia e transporte para receber os participantes”, descreve. Por isso, a maioria dos eventos ocorre na capital e nos demais municípios, a Destino Floripa atua, principalmente, no apoio de ações pontuais das cidades.
Sobre os reflexos das iniciativas da entidade, o diretor de Marketing e Vendas recorda que o turismo é uma das bases para o desenvolvimento da capital catarinense. “O turismo é a indústria sem chaminé”, agrega. Ele complementa que o trabalho da instituição auxilia no crescimento dessa área, apresentando o município e a região para outros públicos e concretizando Florianópolis como uma referência em destinos no Brasil. Outro ponto observado por Bairros é que estão aumentando os ambientes gastronômicos, como os food halls, e multiuso da capital. “E tudo isso tem impacto também no mercado imobiliário”, argumenta.

Nesse ano, a associação modificou a sua identidade visual e o seu planejamento e mudou o nome para Destino Floripa para deixar o propósito da entidade mais fácil de ser compreendido por todos. Antes, era conhecida como Floripa Convention & Visitor Bureau, seguindo o modelo de outras instituições empresariais existentes pelo mundo e pelo País que unem companhias interessadas no fomento social e econômico das cidades através do turismo e de eventos. Existem unidades em Paris (França), Chicago (EUA), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e em Gramado (RS).

De acordo com ele, com mais eventos sendo concretizados em Florianópolis a demanda de turismo é elevada e a cidade se obriga a melhorar a sua infraestrutura, desde as ciclovias até a beira-mar, e novos empreendimentos de hotelaria e de comércio precisam ser construídos. “Muitos vêm para uma atividade na localidade, conhecem o que ela tem para oferecer, se apaixonam e decidem morar aqui (Bairros está há cerca de dois anos na capital, onde fica o LK Design Hotel)”, afirma. Esse movimento produz efeito ainda no setor de condomínios, frisa o diretor de Marketing e Vendas, que deve atender à necessidade de novas unidades habitacionais. “Além das belezas naturais e atrativos dessa área, a qualidade de vida e a segurança são fatores que conquistam os futuros residentes”, analisa.

Foto: banco de imagens

Prêmio Síndicos Planning leva festa de anúncio dos vencedores para Florianópolis

Com maior abrangência estadual, Prêmio Síndicos Planning leva festa de anúncio dos vencedores para Florianópolis
Os ganhadores da segunda edição da premiação que reconhece e valoriza as boas práticas de administração condominial em Santa Catarina serão conhecidos em cerimônia que acontecerá no próximo dia 19 de novembro, no Lira Tênis Clube, na capital do estado. Idealizada pela Inspiracom Marketing e Comunicação, a distinção de 2022 contará com jantar e diversas atrações e ocorrerá em conjunto com a comemoração do Dia do Síndico. Na data, serão divulgados os vencedores das seis categorias do Prêmio Síndicos Planning: Excelência em Gestão, Inovação, Sustentabilidade, Ação Social, Destaque no Atendimento ao Cliente e Destaque RH: melhor administradora para se trabalhar em Santa Catarina.

No evento, que tem o apoio da Prefeitura de Florianópolis e da Destino Floripa, entre outras instituições do estado, todos os finalistas serão homenageados, assim como as empresas que se destacaram na primeira edição do Top of Mind Síndicos Planning. Para o superintendente de Turismo da cidade, Vinicius De Luca Filho, a iniciativa promove o desenvolvimento do segmento de administração condominial e premia as melhores ações realizadas nessa área.

“Para Florianópolis é um orgulho sediar a distinção, que é uma referência no setor, que movimenta a economia da capital catarinense”

Pondera o superintendente de Turismo da cidade, Vinicius De Luca Filho

Já o diretor de Marketing e de Vendas da Destino Floripa salienta que a premiação de abrangência estadual estimula a qualificação profissional de síndicos e das administradoras de condomínios. “O prêmio promove e valoriza o setor, servindo como incentivo para a capacitação desse mercado como um todo. E a nossa associação vai apoiar com tudo que for possível para que as próximas edições continuem sendo aqui e que o Prêmio Síndicos Planning siga crescendo”, conclui.

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