fbpx

Soluções customizadas em sistemas de aquecimento de água solar, a gás e termodinâmico

A Termosul está presente em alguns dos maiores e mais modernos condomínios residenciais de todo o Vale do Itajaí, além de casas, hospitais, hotéis, clubes e indústrias, sempre com uma solução totalmente customizada em sistemas de aquecimento a gás, aquecimento de água solar e termodinâmico para obter o melhor retorno sobre investimento sem abrir mão do conforto, da segurança e da qualidade.

Foto Leo Laps

Em 2001, o Brasil viveu uma crise sem precedentes no seu sistema de transmissão e geração de energia. Além da forte seca que atingia todo o território nacional, o descaso e o atraso em obras essenciais para ampliar e melhorar o setor colocaram o país à beira de um colapso energético. Durante quase um ano, os brasileiros tiveram de se adaptar a uma rotina de blecautes e racionamento de energia elétrica. A iluminação pública foi reduzida. Partidas de futebol e outros eventos noturnos foram proibidos. E quem não respeitasse o racionamento corria o risco de ser multado ou, até mesmo, ter sua energia cortada.

Da crise sempre surgem oportunidades, diz um ditado chinês. Pois a busca por alternativas para lidar com o racionamento de energia deu origem a uma das empresas mais conceituadas no país no ramo de aquecimento de água. Com matriz em Blumenau e uma filial recém-inaugurada em Itapema, a Termosul foi fundada em 2003 depois de algumas experiências dos sócios com sistemas de aquecimento solar em suas próprias residências. “Era um produto desconhecido do público e muito difícil de implantar no começo. A gente tinha que botar a pastinha debaixo do braço e bater de porta em porta, procurar projetos, ver quem estava construindo”, relembra Celso Frederico Lobe, um dos fundadores da empresa.

Hoje a Termosul está presente em alguns dos maiores e mais modernos condomínios residenciais de todo o Vale do Itajaí, além de casas, hospitais, hotéis, clubes e indústrias, sempre com uma solução totalmente customizada para obter o melhor retorno sobre investimento sem abrir mão do conforto, da segurança e da qualidade. Atualmente, além dos sistemas de aquecimento solar, a empresa agregou ao seu leque de produtos aquecedores a gás e Bombas de Calor para banho, piscina e para as mais diversas aplicações.

A Termosul também trabalha com infraestrutura para piscinas de alto padrão, pisos térmicos e sistemas de aspiração central, uma inovação que traz praticidade para a limpeza de residências, apartamentos e escritórios. Além de fazer o projeto e instalar os sistemas, a empresa também fornece toda a manutenção e assistência técnica necessária para os clientes ao longo de toda a vida útil dos equipamentos.

Foto Leo Laps

A nova filial em Itapema começou a funcionar no primeiro semestre de 2022, ampliando a abrangência de cobertura da Termosul. A unidade vai atender toda a região de entorno do município, que tem alta demanda para aquecedores de água a gás para os prédios residenciais e por soluções energéticas em pousadas, hotéis e outros estabelecimentos, além de apresentar um alto crescimento populacional. Está contando com técnicos e vendedores próprios para atender a região. “Precisamos estar sempre a menos de 100 quilômetros de distância dos nossos clientes para atender com agilidade, e já estávamos faz algum tempo percebendo o potencial da região para a Termosul”, revela Celso.


Grande porte.

Com mais de 50 anos de atuação em obras das mais diversas complexidades, de casas e prédios a pontes, estaleiros, hospitais e shopping centers, o Grupo Stein é um dos principais clientes da Termosul. A construtora blumenauense conta com os serviços da Termosul em uma série de projetos com demandas muito específicas e diferenciadas. “Estamos há muito tempo nessa parceria com a Termosul, estreitando relacionamento principalmente pela proposta deles, que é sempre muito técnica e sob medida para cada uma das nossas necessidades. Temos experiências em hotéis, hospitais e prédios residenciais, e eles desenvolvem projetos específicos de aquecimento de água e eficiência energética para cada um deles, com resultados muito positivos”, revela Alberto Scheeffer Stein, gestor do Grupo Stein.

Outro importante cliente é a Castelo Engenharia, empresa de Blumenau especializada em obras residenciais. A parceria com a Termosul começou há 12 anos, relembra um dos sócios da empresa, Guilherme Voltolini: “Quando começamos a construir o Maison Saint Laurent, na Ponta Aguda, queríamos algo mais eficiente para o nosso sistema de aquecimento de água. Com o aquecedor a gás de passagem, era difícil, por exemplo, tomar um banho confortável, nem frio, nem gelado nem morno, ou deixar correr apenas um veiozinho de água quente para fazer a barba. Buscávamos uma solução para essa dor dos nossos usuários e que também fosse mais ecologicamente correto, e a Termosul aceitou esse desafio”. O projeto deu tão certo que foi usado em mais cerca de 15 obras residenciais ao longo desses 12 anos, trazendo não apenas mais conforto, como também manutenções mais baratas. “E pretendemos manter e estreitar essa parceria. Além de tudo, o pós-venda da Termosul é muito bom, sempre de prontidão para resolver os raros problemas que ocorrem com muita eficiência, a qualquer hora”, garante Voltolini.

Foto Leo Laps

O trabalho com algumas das melhores e maiores construtoras da região, além de indústrias e outros clientes de grande porte, começou a se tornar realidade para a Termosul depois que César Augusto Neves Lobe, filho de Celso, entrou para a empresa. Formado em Engenharia Mecânica, com passagens pelos cursos de Engenharia Elétrica e Civil, César percebeu que a empresa do pai tinha plena capacidade para desenvolver projetos complexos para obras maiores, sem deixar de atender com qualidade as unidades residenciais (que seguem até hoje respondendo pelo maior volume de negócios da empresa). “Fiz algumas especializações na região Sudeste e vi que a tecnologia com que a Termosul trabalhava vinha sendo aplicada lá em projetos grandes, enquanto aqui no Vale do Itajaí, não. Estudamos o mercado e começamos a buscar esses clientes. Hoje contamos com um corpo de engenheiros dentro da própria empresa, com CREA e todas as certificações necessárias para uma entrega com qualidade e segurança para projetos complexos”, afirma César.

Diferenciais

Um dos principais diferenciais da Termosul é oferecer atendimento em todas as etapas, da concepção de um projeto até a fase de manutenção e assistência técnica. Com uma oficina própria e equipamentos de backup, a empresa garante que nenhum cliente fique sem água quente enquanto reparos ou reposições são realizadas. Todas as instalações e consertos são realizados por técnicos capacitados dentro das Normas Regulamentadoras (NRs), com supervisão de engenheiros com Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Além disso, a empresa oferece uma ampla gama de marcas nacionais e importadas, garantindo a melhor solução para cada projeto. “Temos liberdade para usar o melhor produto de cada fabricante. Posso usar o tanque de um, a bomba de outro, a placa solar de outro, em uma composição personalizada e exclusiva com o melhor retorno e conforto para cada cliente”, explica César, que está sempre de olho nas mais novas tendências e inovações do mercado.

Foto Leo Laps

Uma das mais recentes é uma invenção nem tão nova assim, mas que somente nos últimos anos começou a ganhar força no país, as bombas de calor. Trata-se de um equipamento que roda com energia elétrica mas entrega o conforto de um sistema de aquecimento a gás, com temperaturas de até 70 graus Celsius. Com o avanço da instalação de sistemas fotovoltaicos nas residências brasileiras e as oscilações no preço do gás, o uso do equipamento tem ganhado cada vez mais espaço. “A bomba de calor tem despontado como um sistema que é de alto custo-benefício na implantação e tem uma operação barata. Se você tem energia fotovoltaica em casa, vale a pena você ter um sistema que consome essa energia para aquecer água com o conforto do gás”, avalia Celso.

Já os sistemas de aquecimento solar de água oferecidos pela Termosul chegam a oferecer até 80% de economia em relação aos sistemas a gás ou elétrico. Atualmente a empresa oferece três soluções: coletores solares térmicos planos, a vácuo modulares ou a vácuo acoplados. Já para aquecer piscinas e estender o uso dessa comodidade em residências e condomínios para o outono e a primavera, a empresa oferece uma solução com coletores solares térmicos em polipropileno que consegue manter a água na média de 27 graus Celsius. Outros nichos menores em que a empresa também atua são os de infraestrutura para piscinas, piso térmico e aspiração central, com um sistema que conecta unidades residenciais, quartos de hotel ou escritórios a um aspirador central através de um sistema de tubulações em PVC.

Sustentabilidade

Operando em boa parte de seus projetos com a geração de energia sustentável, a Termosul dá exemplo na própria sede, na Rua São Paulo, bairro Itoupava Seca, onde está instalada desde agosto de 2003. A empresa está instalando placas para produção de energia solar fotovoltaica enquanto já recicla toda a água utilizada em sua oficina nos testes com aquecedores, além de contar com cisternas de captação e água de chuva. “Temos que dar o exemplo. Trabalhamos com equipamentos que geram sustentabilidade para nossos clientes e precisamos buscar ao máximo ser uma empresa sustentável”, afirma César. A empresa trabalha, inclusive, em empreendimentos que devem se tornar os primeiros em Santa Catarina a obter o selo LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações que tem como objetivo incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações com foco na sustentabilidade de suas atuações.

Leia também