fbpx

Luiz Kiyoshi Nakayama

Compartilhe
  • Formação: Engenheiro Químico, com especialização em Síndico, Administração Financeira, Análise de Projetos, CPA-10 e MBA de gestão de cooperativas
  • Cidades em que atua como síndico: Florianópolis
  • Síndico em: Atualmente em dois condomínios como síndico e dois como conselheiro. Foi síndico de outros quatro condomínios
  • Tempo de atuação como síndico: 15 anos

Como foi a certificação para ser síndico 5 Estrelas e quais os requisitos para receber o título?
Passei num teste de proficiência em condomínios, denominado Síndico 5 Estrelas, produzido pela Gabor-RH e pela Fundação Vanzolin, de São Paulo, realizado por professores e especialistas da área e que fazem os vestibulares em SP. O teste consistia em 80 questões e três redações, com exigência de no mínimo 80% de acertos. Este teste feito em todo o Brasil teve uma aprovação de somente 4% dos candidatos inscritos. Em Santa Catarina somos apenas três aprovados.

Qual o maior problema que teve que resolver como síndico?
Explosão de três cisternas com 21.000 litros, às 3 horas da madrugada. Tive que correr para ajudar no fechamento de todas as válvulas, ir atrás do seguro, comprar novas caixas, procurar um engenheiro que fizesse um laudo, tudo com muita rapidez. Para piorar, tinha um problema de estiagem e, com a falta de água em alguns períodos, o pessoal deixava as torneiras abertas. Como consequência acabou alagando o andar inteiro.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Um condômino visivelmente alcoolizado tomando banho nu na piscina do prédio.

Qual o maior desafio nas Assembleias?
Fazer com que os condôminos participem das assembleias.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Na minha vida, sem dúvida, foi minha família. E em condomínios foi meu filho Bruno, que hoje é meu sócio na empresa Nakayama Gestão Condominial Ltda.

Que legado deseja deixar?
De condomínios com bom ambiente para se viver, onde reine a tranquilidade e a harmonia entre os condôminos. Manter o condomínio com boa saúde financeira e boa manutenção.

Conselho De Síndico Para Síndico:
Procurar sempre se manter dentro da ética, do respeito com as pessoas e não transgredir as leis e as normas condominiais.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez?
Treinar, pesquisar, participar de congressos, cursos e palestras. Se manter em treinamento contínuo, pois sempre estão ocorrendo mudanças.

Como é o síndico do futuro?
Necessariamente deverá estar bem preparado, especialmente no uso das tecnologias, com boas assessorias.

Recado para os condôminos:
Valorize o seu síndico, pois ele está assumindo muitas responsabilidades civil e até criminal pelo seu condomínio, logo, por você também.

Quem é você?
Sou um síndico que gosta da profissão, está sempre em busca de novos conhecimentos, com orgulho de meu trabalho, preparado para exercer esta função, e que deseja que outros síndicos também melhorem a qualidade de suas formações.

Compartilhe

Leia também