fbpx

Fabricio de Lara Vieira

Compartilhe
  • Formação: Administração de Empresas e Técnico Contábil – Sócio proprietário da Start Condomínios e Ação Assessoria Condominial
  • Cidades em que atua como síndico: Biguaçu, Florianópolis, São José, Palhoça (Pedra Branca) e Governador Celso Ramos
  • Síndico em: 19 condomínios, e como Administradora em 91 condomínios
  • Tempo de atuação como síndico: 15 anos
Foto: Divulgação

Qual maior problema que já teve que resolver como síndico?
Além dos problemas relacionados à convivência anti social e desrespeito às regras por parte de alguns condôminos, inquilinos ou prestadores de serviço, precisei administrar situações com uso de entorpecentes e drogas ilícitas dentro de unidades particulares e em áreas comuns, como salão de festas. Existem situações bem desafiadoras que são crianças circulando em áreas comuns e sem o acompanhamento e os devidos cuidados dos pais nos condomínios, expondo-se de forma inconsciente ao risco e até mesmo a integridade das crianças, pois quando abordamos os pais, temos que ter total cautela e cuidado na forma de falar, pois muitos pais não gostam de ouvir que os filhos fizeram algo errado. Também houve tentativas de suicídio e briga de pai e filho com arma branca (faca) em punho, iniciaram na sua unidade e pararam no corredor, se instalando o pânico de vizinhos e o risco da equipe de segurança na ação para apaziguar os ânimos. Mais um fato que nos deixou inseguros, onde devido ao baixo quórum participativo de condôminos em assembleia, tivemos que aprovar (dos presentes 99% aprovaram sendo 1 contra) a instalação do sistema de placas fotovoltaicas no condomínio, com um investimento em torno de R$280.000,00 aplicado sobre o ático de 3 torres. Deveríamos ter em torno de 20 condôminos presentes com uma totalidade de 377 unidades, este fato nos preocupou, mas levamos adiante e o sistema já está instalado, operando e produzindo energia limpa, reduzindo a conta da energia pública, e todos tiveram seus imóveis valorizados.

Qual situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Fatos engraçados se tornam engraçados depois de resolvidos. Em um condomínio que possui em sua fachada vidros espelhados, um casal resolveu “namorar” encostado nas vidraças, sabemos que durante a noite o espelho faz efeito inverso, caso tenha mais luz na parte interna que na externa, e o caos se instaurou. Várias ligações e mensagens no meu WhatsApp com vídeos, fotos e reclamações sobre a situação (fica o registro que a situação ocorreu com vista para a rua), os contatos reclamantes eram como se eu síndico estivesse conivente ou estivesse promovendo tal fato, tamanha revolta e espanto dos que me informavam, algumas pessoas têm por primeira reação, quando surge um problema no condomínio, achar que o síndico é o problema e não que o síndico está ali para juntos resolverem o problema.

O maior desafio nas assembleias?
Fazer com que os condôminos se interessem em participar, eles não entendem que os ausentes nunca têm razão, em tudo na vida devemos estar presentes, na própria política é assim também, muito se reclama dos governantes, dos maus políticos e etc., porém, a grande maioria não quer nem ouvir falar. Pois bem, quem não opina perde a oportunidade, pois os outros que opinam decidem por você.

Quem sempre esteve a seu lado quando precisou?
Primeiramente Deus, o “Grande Arquiteto do Universo”, sempre está ao meu lado, minha esposa Vanessa e filha Kathelyn, meu irmão Thiago, minha família. No dia a dia, na vida de Síndico e Administrador profissional de condomínios, as meninas da nossa administradora Start Condomínios, no qual minha esposa e sócia Vanessa Reinehr possui muita experiência com administração condominial. Junto a nós temos a Caroline Trajano amiga e sócia, excelente profissional, não posso esquecer do Renato, meu braço direito nas rotinas e logísticas dos condomínios e vários outros parceiros e fornecedores, dentro dos condomínios temos vários amigos e conselheiros que temos uma cumplicidade profissional sobre o dia a dia muito legal e positiva, faz com que nossa administração esteja sempre com alto índice de aprovação.

Conselho de Síndico para Síndico:
Escute mais e fale menos, eu costumo dizer que o “prédio fala por si, as paredes falam” se o síndico tiver sensibilidade verá as reais necessidades do condomínio, além das obrigatórias. Antes de resolver um problema seja empático, tente se imaginar na posição adversa a sua (reclamante ou reclamado). Diria para buscar ser um síndico diferente, um síndico ativo e não reativo. Os condomínios estão, a cada dia que passa, mais exigentes com suas administrações, portanto, se capacite, leia e busque se qualificar cada vez mais. Ser transparente, ético e honesto não é dica e sim obrigação de qualquer cidadão.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Primeiro, verifique se confia ou se poderá ter como verdadeira parceira a sua administradora de condomínios (influencia diretamente no dia a dia do síndico e do condomínio); Busque agregar à sua administração o seu Conselho consultivo/fiscal, procure trocar ideias com eles sobre as decisões, deixe-os participar do seu dia a dia, lógico que o síndico será você, e você terá a caneta na mão, nunca deixe de acatar as decisões das assembleias, nunca deixe de cumprir e fazer o regimento interno e a convenção, sempre seja imparcial nas suas decisões, conquiste autoridade sem ser autoritário. Busque sempre o conhecimento para aplicar no seu dia a dia. Muitos acham que é fácil ser síndico, mas, a cada dia que passa, nos surpreendemos com fatos novos, novas jurisprudências e etc. Estude sempre.

Como é o síndico do futuro?
O síndico do futuro deve ser um verdadeiro CEO, estar atento às novidades, estar atento e se antecipar aos problemas que poderão surgir, deve ser um síndico de mente aberta, pois no mundo moderno, talvez um dia o imaginável se torna real. Exemplo? Votação eletrônica e presença eletrônica para as assembleias que está por vir.

Recado para os condôminos:
O seu direito acaba quando começa o direito do seu vizinho, respeito ao próximo é fundamental, afinal morar em condomínio é conviver com costumes e rotinas diferentes, onde a tolerância, o respeito e a compreensão devem ser fundamentais para uma convivência social saudável.

Quem é você?
Uma pessoa disciplinada, objetiva, ama muito a família, adoro estar com amigos, fanático por futebol, avaiano de coração, gosto de exercer uma gestão democrática aberta à participação dos conselheiros e condôminos, estou sempre atento ao mercado, às novidades e necessidades. Comprometido com o trabalho e com as responsabilidades assumidas.

Compartilhe

Leia também