fbpx

Sistema Condominizar possibilita maior agilidade e redução de custos na gestão condominial


Desenvolvido exclusivamente para condomínios, com a tecnologia mais avançada, software ajuda síndicos e administradoras nos processos do dia a dia.

A gestão condominial passa por uma infinidade de processos no dia a dia, que exigem cada vez mais conhecimento e dedicação por parte de síndicos e administradoras. Neste cenário, o uso da tecnologia tornou-se fundamental para gerir as inúmeras atividades que vão desde o planejamento até a prestação de contas aos condôminos. Solução completa para quem busca agilidade, o software Condominizar é um sistema de gestão desenvolvido com as mais novas tecnologias e exclusivamente para auxiliar na administração de condomínios. A empresa atende todo o território nacional e concentra boa parte dos clientes em Santa Catarina, onde possui um escritório comercial e técnico, localizado em Florianópolis.  

Cristiano Scandolara Diretor comercial – Foto: Alexmiranda

“Conversamos com empresários que apostaram na nossa ideia e entraram como investidores. Na época, tivemos também a parceria fundamental de uma administradora de condomínios do Espírito Santo, a CECAD, que ajudou nos estudos de viabilidade e que, praticamente, incubou o software na empresa. Foi uma junção do nosso know how em desenvolvimento de sites e em softwares contábeis com as demandas técnicas da área condominial, apontadas por uma administradora que já tinha mais de 20 anos de estrada”,

relembra Scandolara.

A criação do software nasceu justamente das dificuldades enfrentadas por um dos sócios-proprietários, o diretor comercial Cristiano Scandolara, no período em que atuou como síndico do edifício onde morava, por volta de 2012. Ao perceber que faltava no mercado condominial um software eficiente e completo, decidiu unir a sua experiência como empresário e desenvolvedor de sites à expertise na área contábil de Valdomiro Land, sócio e diretor de produto, para investir na criação de uma nova solução para a gestão de condomínios.

Unimos tudo isso a tecnologias de ponta e já consolidadas, para que não tivéssemos experiência com situações que não pudessem ser validadas a longo prazo”, complementa Land.

Em 2016, a empresa começou a operar com a comercialização de um sistema totalmente focado no desempenho, que executa atividades diárias em bem menos tempo que os softwares tradicionais. “A forma de geração de taxas dos condomínios foi simplificada e muitos processos foram digitalizados, como por exemplo a prestação de contas. Na grande maioria de softwares, esse processo é feito no papel e nós trouxemos tudo para dentro do sistema. Os responsáveis pela prestação vão acessar o sistema, analisar a documentação e fazer a aprovação e as considerações necessárias. Após isso, a prestação de contas é disponibilizada digitalmente para os moradores via aplicativo”, explica.

Produto com foco no mercado

A prestação de contas digitalizada é um dos diferenciais do software da Condominizar. Porém, o sistema dispõe de várias outras funções que trazem agilidade no dia a dia das equipes de trabalho dos condomínios.

“A solução abrange desde o planejamento, com a geração das taxas e o controle financeiro do condomínio, até a prestação de contas para os moradores. Trata-se de uma gestão colaborativa, pois é realizada por vários atores que podem acessar o sistema, como a administradora, o síndico, o zelador, o porteiro, os conselheiros e os condôminos”,

destaca o diretor comercial.

Land ressalta que a grande virtude do sistema é o foco no mercado. “A partir da definição do público alvo, buscamos desenvolver um produto focado no setor condominial. Desta forma, pudemos fazer escolhas dimensionadas para esse nicho e a estruturação do produto, tanto na infraestrutura de hardware quanto de software e nas tecnologias utilizadas, para chegar à melhor solução”, afirma, acrescentando que o produto está em evolução contínua, com uma equipe especializada dedicada a aperfeiçoar o que já existe e a construir novas funcionalidades e soluções.

Segundo Scandolara, outro diferencial da empresa é a preocupação intensa com o atendimento, para que seja o mais humanizado possível. “Não trabalhamos com chamados e atendimento via e-mail, o nosso suporte é feito por pessoas. O tipo de demanda que vem dos condomínios é muito específica e costuma exigir respostas rápidas e, portanto, requer um suporte bastante ágil e pessoal”, analisa.

Soluções diferentes para cada cliente

O cliente inicial da Condominizar são as administradoras e escritórios contábeis, que por sua vez atendem os condomínios. “Pensamos em soluções 360°, desde demandas da administradora, na parte de gestão e controle, até as necessidades dos condomínios e condôminos. Desenvolvemos soluções específicas para cada usuário assistido por um software da nossa plataforma. E a partir de pacotes, pudemos fazer o dimensionamento das tecnologias, como banco de dados, hardware, infraestrutura de aplicação, para que chegássemos ao que temos hoje, uma solução com um dos melhores desempenhos do Brasil. A velocidade de execução das rotinas operacionais é muito superior a média de mercado. Além disso, o design da aplicação e a aderência aos processos são também grandes diferenciais do sistema que entregam uma excelente experiência ao usuário.”, enfatiza Land.

Valdomiro Land – Diretor Comercial – Foto – Alex Miranda

Para os condôminos, o sistema da Condominizar disponibiliza um aplicativo que permite interagir tanto com a parte administrativa in loco, como também com a administradora, um caminho de mão dupla de comunicação entre condômino e gestão de condomínio. É possível fazer um chamado para a administradora reportando um problema ou uma demanda de serviço, fazer reservas de área comum, consultar extrato financeiro, emitir boletos e participar de reuniões e assembleias no condomínio de forma virtual”, esclarece o diretor de produto.

No caso das administradoras, a plataforma de gestão voltada ao corpo diretivo do condomínio é totalmente participativa, fornecendo soluções para cada processo.

“Além da digitalização da prestação de contas, temos muitos processos que foram aprimorados no sentido de integração com os bancos, via aplicativo, como o processo de comunicação software a software, que não precisa de acesso humano à conta bancária, o registro de boletos e os pagamentos de contas totalmente integrados, sem necessidade de internet banking para inserir dados manuais. Temos parcerias com bancos digitais, que oferecem custos reduzidos ou até mesmo custo zero nas soluções de pagamento, recebimento e manutenção de conta bancária”,

aponta Valdomiro Land

Tecnologia traz ganho de produtividade

O uso de novas tecnologias na gestão de condomínios tem se intensificado nos últimos tempos, e essa digitalização em variados processos foi acelerada também pela pandemia de Covid-19. Na opinião do diretor comercial da Condominizar, as pessoas estão ficando mais atentas às vantagens da automatização, percebendo benefícios em diferentes aspectos, de gestão, de relação entre administradora e pessoas que atuam no condomínio, além do conforto de poder acessar todas as informações pertinentes à unidade pelo aplicativo.

Para Land, é um caminho natural que a evolução da tecnologia acabe direcionando esforços para aprimorar e queimar etapas de processos, antes feitas manualmente, e que no digital tornaram-se muito mais agilizadas. “Percebemos uma grande aceitabilidade por parte de administradoras e condomínios, que, em muitos casos, ainda utilizavam processos ultrapassados. Os relatos indicam um ganho de produtividade muito grande a partir do momento que migram para a tecnologia”, avalia.

Redução de custos e suporte acessível

Ecio Luiz Rosa proprietário da AdmBlue Administradora de Condomínios. Foto – Danielzimmermann

Quem vivenciou essa experiência de trocar um software antigo pelo sistema Condominizar foi o proprietário da AdmBlue Administradora de Condomínios, Ecio Luiz Rosa. Com 10 anos de existência, atendendo a aproximadamente 180 condomínios em Blumenau, Joinville e Litoral Norte, a administradora sentiu em 2019 a necessidade de fazer uma mudança de sistema. “Começamos a fazer a transição no final de 2020, primeiro em fase de teste, até o início da implantação em 2021. Imediatamente, percebemos a diferença, pois a Condominizar trouxe várias soluções que o software anterior não atendia, passando pela interface mais amigável até facilidades administrativas, como a possibilidade de fazer transações bancárias online e a integração com os bancos, gerando uma boa redução de custos”, resume.

Além de reduzir gastos e aumentar a agilidade nos processos, o proprietário da AdmBlue destaca como vantagem a facilidade para acessar o suporte da empresa. “Quando surgia um problema com o sistema anterior, o contato era mais limitado, pois só funcionava no horário comercial. Num sábado ou domingo, por exemplo, não tinha ninguém para nos socorrer. Agora o atendimento é pontual, rápido e realizado por pessoas altamente qualificadas, o que faz muita diferença nesse segmento de condomínios”, frisa.

Rosa conta que ao longo da trajetória da AdmBlue experimentou várias ferramentas, muitas delas bastante reconhecidas no mercado, até chegar a um sistema em que confiasse plenamente. “Em todos esses anos da administradora, testamos alguns sistemas e o que nos atendeu melhor, de forma mais simples e intuitiva e que trouxe mais benefícios para o dia a dia foi a Condominizar. Mais ainda, a equipe vem sempre fazendo melhorias, inclusive, levando em conta nossas sugestões. Como usuário estamos na ponta, portanto sabemos quais as principais necessidades dessa área, e ter esse respaldo da Condominizar possibilita fazer mudanças e ajudar a tornar o sistema ainda mais eficaz”, acredita.

Integração com bancos e prestação de contas

Cliente e um dos apoiadores do Condominizar, desde a sua idealização, Claudionor Brandão, da CECAD Adm. Condominial, concorda que, no mercado atual, o sistema Condominizar é a ferramenta que produz o melhor resultado. “A sua tecnologia de integração com o sistema bancário, em API, possibilita que a administradora entregue aos seus condomínios a prestação de contas diária, conciliando extrato da conta bancária com saldo contábil do balancete. Isso porque a taxas de condomínios recebidas bem como as despesas pagas são, automaticamente, integradas com o sistema Condominizar e o sistema bancário, o que em um processo manual necessitaria de dois funcionários para um lote de 50 condomínios de médio porte, reduzindo custo e margem de erro”, avalia.

Claudionor Brandão, da CECAD Adm. Foto: Divulgação

Na prestação de contas, Brandão aponta que um grande diferencial do sistema Condominizar é o Centro de Custos. “É uma adaptação trazida das normas gerais de contabilidade, através da qual a administradora pode controlar a geração de receita e o empenho das despesas para um determinado setor do condomínio, como por exemplo, uma obra específica (reforma da fachada), consumo de água, energia, pessoal, permitindo no período desejado a emissão de relatório do PREVISTO X REALIZADO, ou seja, tudo que foi arrecadado e gasto em um evento, sem desperdício de tempo elaborando planilhas adicionais”.

Para concluir, Brandão enfatiza que o sistema Condominizar é uma ferramenta eficiente e eficaz, que executa tarefas complexas em plataforma web, produzindo os melhores resultados, economizando tempo, reduzindo custo operacional da administradora, inclusive, possibilitando o trabalho home office, contudo, garantindo confiabilidade dos resultados lógicos e com alta performance, sem travamento ou bugs. “Nos últimos sete anos, o Condominizar foi fundamental para o crescimento e modernização da minha administradora, possibilitando maior competitividade através da redução do custo operacional”, pontua. 

Assista o vídeo com as soluções da Condominizar

Leia também