fbpx

Porque fazer Inspeção Predial

Compartilhe
Álvaro Ling Junior / Foto: Daniel Zimmermann

No mercado imobiliário existe uma relação direta entre manutenção e valorização. A falta de manutenção faz sua edificação desvalorizar pelo menos 2% ao ano, ou seja, 10% em 5 anos. Quanto mais tempo sem manutenção, mais o seu imóvel desvalorizará e mais cara ela se tornará, pois as patologias avançam dia a dia.

Uma das formas mais eficazes de valorizar seu patrimônio, e obter êxito no desempenho da sua função, e fazer uma manutenção predial de acordo com suas prioridades e necessidades, é fazer a inspeção predial.

Desde 21 de maio de 2020, está em vigor em todo território nacional a NBR 16.747/20 – INSPEÇÃO PREDIAL. Esta norma objetiva auxiliar na gestão da edificação, contribuir com a mitigação de riscos técnicos e econômicos associados à perda de desempenho da mesma, também constatar o estado de conservação da edificação junto aos seus sistemas e subsistemas, para que sejam mantidas as questões mínimas de segurança, habitabilidade e durabilidade da edificação, desta forma instruindo na gestão de uso, operação e manutenção da edificação.

O Engº Álvaro Ling Junior salienta que corriqueiramente encontra nas edificações infiltrações nas coberturas, riscos de ruptura nas caixas d´água, pisos cerâmicos soltos devido a falhas executivas, revestimentos (reboco e pastilhas) apresentando manifestações patológicas, fissuras por recalque de fundação, corrosão avançada da armadura, etc. “Muitas manifestações patológicas são encontradas apenas com olhos clínicos. Num laudo de inspeção predial, você saberá o grau de risco que cada uma destas manifestações patológicas oferecem integridade da edificação, sua necessidade temporal para serem feitas as intervenções, e os fatores que originam tais fatos. – pontua Álvaro.
Outra Finalidade da Inspeção Predial é identificar anomalias e buscar junto à empresa Construtora suas obrigações legais (CPC, NBR´s), visando risco da prescrição.

Estendendo a inspeção predial a uma “Inspeção Técnica de Engenharia”, podemos também diagnosticar (avaliar a situação no instante em que se encontra a anomalia), dar um prognóstico (prever o que pode acontecer à edificação decorrente da patologia) e a profilaxia de uma patologia (aplicação de meios tendentes a evitar evolução das patologias), indicar e especificar soluções de recuperação das anomalias.

A vantagem da inspeção predial é que junto das prioridades elencadas no laudo é possível fazer o planejamento financeiro, priorizar manutenções, evitar chamadas de capital repentinas, e aumentar consideralvelmente a vida útil da edificação e da valoração financeira do seu patrimônio.

A equipe da Técnica Engenharia conta com profissionais especializados e altamente capacitados para assessorar tecnicamente o síndico em seu condomínio.

Álvaro Ling Junior é Formado em Engenharia Civil pela Furb, Pós graduação em Engenharia de Avaliações e Perícias pelo Ibape/SC, Perito Judicial na Justiça Federal e Justiça Estadual de SC, MP, Assistente Técnico Judicial para condomínios e empresas, Membro do CREA–SC, CREA–Goiás, Membro do IBAPE–SC.

Whatsapp: 47 98821-6240

Este publieditorial é patrocinado pela Técnica Engenharia

Compartilhe

Leia também