fbpx

Mário Lúcio Floriani

Compartilhe
  • Formação: Administração de empresas e administração estratégica (FGV)
  • Cidade em que atua como síndico: Joinville
  • Síndico em: 14 condomínios
  • Tempo de atuação como síndico: Desde 1999 como síndico morador e como profissional desde 2012
Foto: Divulgação

Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Foi num condomínio clube de alto padrão em que numa das três torres constantemente faltava água. A gestão anterior chegou a propor em assembleia um aporte de R$ 50.000,00 para resolver o problema. Em reunião com um dos meus dois sócios, que é engenheiro, solucionamos em definitivo a falta de água com a construção de um “by-pass” (um método de desvio hidráulico) pelo custo de menos de (1.000,00) um mil reais.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Tivemos uma situação bastante inusitada, onde debatemos sobre uma ação em frente ao condomínio, junto com uma importante empresa que promoveria o fechamento total da rua, com música, jogos e diversão.
Um dos moradores julgou ser um total absurdo o síndico conversar sobre a possibilidade de permitir isso acontecer, e com a presença de alguns moradores de idade mais avançada, levantou a bandeira que nenhum dos presentes gostaria, embora para sua surpresa, foi contrariado pelos moradores ali presentes, principalmente os senhores da melhor idade (acima do 60 anos), que ao ouvir a proposta informaram que adoraram a ideia e estariam acompanhando a música sentados na sacada do apartamento.

O maior desafio nas Assembleias?
Harmonizar as expectativas, as necessidades e os interesses do coletivo em detrimento do indivíduo.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Em primeiro lugar Deus! Agradeço também a minha família, aos meus filhos e sócios, aos conselheiros em sua grande maioria, em especial há um conselheiro fiscal que, desde 2000, é solícito e extremamente proativo.

Que legado deseja deixar?
Tenho a felicidade de ter dois filhos graduados trabalhando com o mesmo afinco e dedicação na FLORIANI SÍNDICOS PROFISSIONAIS, que sempre tiveram consigo os melhores princípios e valores, como a retidão, a virtude de seguir sem desvios a direção indicada pelo senso de justiça, pela equidade; de estar em conformidade com a razão, com o dever, com a integridade, com a lisura e com a dignidade intacta.

Conselho De Síndico para Síndico:
Faça com entusiasmo mais do que esperam que você faça! 

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Prepare-se, estude as leis condominiais, a convenção, o regimento interno, faça cursos de aperfeiçoamento, ouça a todos com imparcialidade.

Como é o síndico do futuro?
Ser adaptável as constantes transformações tecnológicas e inovações digitais, ser atuante, conciliador, proativo na busca pelo bem estar, pela segurança, pela conservação e pela valorização do imóvel, um dos maiores patrimônios de todas as famílias.

Recado para os condôminos:
Sinta pelo outros o que gostaria que sentissem por você. Fale com os outros da maneira como gostaria que falassem com você. A lei de retorno funciona o tempo todo em sua vida. Se quer ser bem tratado, trate bem. Use e abuse da empatia e seja feliz!

Quem é você?
Procuro ser uma pessoa melhor a cada dia. 

Compartilhe algum case bacana do(s) condomínio(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
A Floriani Síndicos trabalha com painéis informativos para educação e de conscientização dos condôminos, desta forma com o apoio de todos os moradores conseguimos gerar um condomínio mais sustentável, além disso, cuidamos de toda a parte elétrica e hidráulica com a modernização de peças e equipamentos, todo valor investido retorna em economia na conta de água e energia elétrica.

Compartilhe

Leia também