fbpx

José Luiz dos Santos Júnior

Compartilhe
  • Formação: Bacharel em Direito
  • Cidade em que atua como síndico: Blumenau
  • Síndico em: Está sem exercer a profissão de Síndico há 3 anos. Foi Síndico em nome da empresa SÍNDICO ONLINE em 38 condomínios.
  • Tempo de atuação como síndico: Iniciou como Síndico em 1977, no Rio de Janeiro
Foto: Daniel Zimmermann

Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Legalizar a documentação de um condomínio que constava no Cartório de Registro de Imóveis como uma casa que já havia sido demolida.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Em um grupo de jovens reunidos na churrasqueira, uma menina prometeu que se alguém se jogasse na piscina, ganharia um beijo na boca. Sem pensar, um garoto se jogou na piscina com a roupa que estava vestindo. Alguém viu e fez a reclamação. Verificamos nas câmeras, foi identificado o infrator e multado em R$ 100,00. Sabe quem era ele? Meu neto. E no final, ficou sem o beijo na boca.

O maior desafio nas Assembleias?
Cada qual tem a certeza de que tem razão. É difícil chegar a um consenso, mas com calma e conhecimento da lei, consegue-se chegar a um acordo.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Meus filhos são os responsáveis pelo sucesso de nossa empresa. Muitos, também, foram os condôminos que nos ajudaram. Sempre tivemos mais satisfação do que problemas. Nosso povo é muito ordeiro.

Que legado deseja deixar?
Tudo o que foi feito, e sempre com honestidade para trabalhar sempre.

Conselho De Síndico para Síndico:
Estudem, façam cursos, porque a missão é de muita responsabilidade. O síndico responde ativa e passivamente por tudo o que acontece no condomínio. E muita paciência, principalmente para tratar com pessoas (às vezes é muito difícil, mas não impossível).

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Prepare-se e tente se informar antes de assumir o cargo. Se todos soubessem o tamanho da responsabilidade que é ser síndico, poucos teriam a coragem de fazê-lo.

Como é o síndico do futuro?
Imagino que o cargo será cada vez mais terceirizado. Muito importante é saber o curriculum de quem se oferece para assumir o cargo. Sabemos casos de condomínios que até hoje estão com processos em curso. E não são poucos.

Recado para os condôminos:
Qualquer problema que houver, relate ao síndico. Ele é o responsável e tem a obrigação de resolvê-lo.

Quem é você?
Um sonhador. Vou fazer 77 anos e estou com vontade de continuar ajudado na empresa que hoje é dos meus filhos e fiz cursos durante a pandemia, para trabalhar como Mediador e Conciliador de Arbitragem e me credenciando para poder ser Perito judicial, nas áreas de Grafoscopia e problemas condominiais.

Compartilhe um case bacana que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Utilização de área que estava em desuso e cheia de mato para confecção de uma horta comunitária, criação de espaços para recreação de crianças, construção de áreas para prática de esportes.

Compartilhe

Leia também