fbpx

Marcos Floriani

Compartilhe
  • Formação: Marketing, MBA e PÓS-MBA pela FGV, além de cursos específicos na área condominial
  • Cidade em que atua como síndico: Joinville
  • Síndico em: A empresa Floriani Síndicos, 16 condomínios
  • Tempo de atuação como síndico: Desde 2019
Foto: Divulgação

Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Meu convite de sociedade junto a empresa Floriani Síndicos Profissionais, ocorreu com a entrada de um grande condomínio comercial que enfrentava diversos problemas de gestão de recursos financeiros, pessoas e equipamentos.
Desta forma, assumir um condomínio com manutenções em falta, proprietários descontentes, equipamentos sem condições de uso, falta de peças e sem recursos financeiros, é um desafio a qualquer gestor.
Graças ao nosso time multidisciplinar e meus conhecimentos adquiridos por mais de 15 anos em empresas nacionais e multinacionais, pude aplicar meu Know How amplamente, de forma rápida e sistematizada.
O resultado hoje é um condomínio com taxas condominiais menores e proprietários satisfeitos.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Certa vez ocorreu um rompimento de tubulação em decorrência de uma obra executada por um morador, e os vizinhos ao invés de preocuparem-se com os prejuízos, se uniram para resolver o problema. Em seguida, começaram abrir garrafas de vinho e conversar. Todos senhores de idade e aposentados demonstraram como é possível ajudar ao próximo e viver em coletividade.   

O maior desafio nas Assembleias?
Alinhar expectativas e desejos.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Em primeiro lugar Deus! Familiares e amigos, pelos quais sempre pude compartilhar experiências.

Que legado deseja deixar?
Quando assumi a função de síndico e sócio da Floriani Síndicos Profissionais, a nossa empresa já era considerada a melhor da cidade. O nível de entrega e o envolvimento dos sócios junto aos condomínios é muito grande. Assim espero mantê-la pelos próximos 10, 20, 40 anos como a melhor empresa para proprietários, investidores e moradores.

Conselho De Síndico para Síndico:
Busque conhecimento em todas as áreas! Muitas vezes nos deparamos com condomínios que sofrem financeiramente em virtude de decisões equivocadas.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Prepare-se, estude as leis condominiais, a convenção, o regimento interno, faça cursos de aperfeiçoamentos, ouça a todos com imparcialidade.

Como é o síndico do futuro?
Estar alinhado com a tecnologia, sem esquecer que as relações sempre serão entre pessoas.

Recado para os condôminos:
O condômino em seu convívio social expõe suas ideias e normalmente inicia um conflito, pois é comum que elas sejam contrapostas ao pensamento do próximo. Contudo, superar esse conflito, significa trabalhá-lo de forma a unir as ideias em um pensamento conjunto, racional e correto, a fim de um entendimento mútuo.

Quem é você?
Tenho 36 anos, busco estudar diariamente, acredito que a busca de conhecimento deve ser constante, suas experiências e aprendizado te ajudam a formar como pessoa. Acredito que ninguém é tão sábio que não tenha algo para aprender e nem tão tolo que não tenha algo pra ensinar.

Compartilhe algum case bacana do(s) condomínio(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Em todos os condomínios que assumimos geramos economia, temos vários cases, desde troca de lâmpadas fluorescentes por modelo led, até tarifação de conta de luz em detrimento da demanda do condomínio. O síndico é um gestor e deve zelar pelos recursos.

Compartilhe

Leia também