Congresso APEGAC

Compartilhe

Compromisso com a excelência e a busca por soluções que impactam positivamente o futuro condominial

Congresso APEGAC
Fotos Divulgação APEGAC

Quem participou do VI Congresso da Associação Portuguesa de Empresas de Gestão e Administração de Condomínios (APEGAC) e a II Feira do Condomínio, que aconteceram nos dias 11 e 12 de novembro de 2024, na Fundação Oriente, em Lisboa (Portugal), teve a oportunidade de mergulhar em um ambiente repleto de networking, inovações, tendências e conexões valiosas que transformam a trajetória de um negócio.

Vitor Amaral, presidente da direção da APEGAC
Vitor Amaral, presidente da direção da APEGAC

O networking gerado permitiu a troca de experiências com profissionais de diferentes culturas, mercados e perspectivas. Cada conversa e cada contato estabelecido foi uma chance de descobrir novas parcerias, ideias e ampliar o mercado. Afinal, expandir os negócios requer visão e ação. E ao participar de um congresso como este, abre portas para novos horizontes, conecta pessoas com interesses em comum e posiciona a marca no cenário global.

Vitor Amaral, presidente da direção da APEGAC, comenta que a presença de associações e empresas do Brasil e da Galiza (Espanha) serviram para trocar experiências e mostrar a diferença de realidades entre os países. A participação brasileira foi maior, com a presença da Associação das Administradoras de Condomínios do Paraná, do SECOVI-RIO e do Síndicos Planning, além de empresas que pretendem se instalar no mercado português.

Segundo Francisco Monteiro Dias, vice-presidente da direção da APEGAC, o Brasil, com sua proximidade cultural e linguística, dimensão geográfica e populacional, amplo mercado condominial e a grande experiência no setor, pode aproveitar e desenvolver oportunidades de negócio e investimento em ações comerciais ou formativas.

Francisco Monteiro Dias, vice-presidente da direção da APEGAC
Francisco Monteiro Dias, vice-presidente da direção da APEGAC

“A falta de mão de obra especializada, não só em Portugal como em toda a Europa Ocidental, abre portas ao investimento às empresas de construção civil e de manutenção predial, expandindo para a Europa a sua competência. É também uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de join ventures entre empresas administradoras e de gestão brasileira com empresas portuguesas, potencializando, assim, a troca de experiências e o desenvolvimento de parcerias num mercado de elevada procura e expansão”, destaca Francisco.

É o caso da Deccory Pinturas, empresa de restauração condominial, que atende Blumenau e região do Vale do Itajaí há 20 anos. Sempre em busca de inovação e expansão, Fabio Marcelo de Souza, proprietário da Deccory Pinturas, foi para o congresso e já ampliou seu negócio lá, fixando empresa e residência na terrinha.

Fabio Marcelo de Souza, proprietário da Deccory Pinturas
Fabio Marcelo de Souza, proprietário da Deccory Pinturas

“Após o Luis Pardal (CEO do Síndicos Planning) me convidar para participar do congresso, fiquei curioso e comecei a fazer um amplo estudo de mercado. Todas as pesquisas levaram ao encontro da extrema necessidade de empresas por restauração, pois Portugal tem muitos condomínios. Providenciamos visto e toda documentação para alguns funcionários do Brasil virem trabalhar em Portugal com a família. Já temos uma empresa constituída em Portugal, e em um mês que estávamos aqui já tínhamos três contratos formalizados. Estamos avançando cada vez mais e temos certeza de que 2025 será um ano produtivo tanto em Portugal quanto no Brasil”, acredita Fabio.

CRA/SC na APEGAC

O CRA/SC (Conselho Regional de Administração) apoiou de forma institucional a missão catarinense que esteve em Portugal para o VI Congresso APEGAC e II Feira do Condomínio. O então presidente do CRA/SC, Adm. Djalma Henrique Hack não pode estar presente, mas o CRA/SC foi representado pela Adm. Neusa Maria Tribeck Ferreira, coordenadora do Núcleo de Condomínios da autarquia, núcleo este que agrega as Administradoras de Condomínios, Síndicos Profissionais e outros públicos que trabalham com a Gestão Condominial, uma profissão regulada e normatizada pelo conselho.

Adm. Djalma Henrique Hack, ex-presidente do CRA/SC
Adm. Djalma Henrique Hack, ex-presidente do CRA/SC

“Nosso apoio se deu por entendermos que a troca de experiências e informações entre os dois países contribui para uma melhor gestão condominial, por ser uma grande oportunidade de se fazer um benchmarking entre os países, trazendo as novidades que ambos têm e que podem ser aplicadas em cada nação”, ressalta Hack.

De acordo com Neusa, o congresso foi de grande importância para somar conhecimento e aproveitar a renovação dos processos de gestão. “A experiência e crescimento embasados em tecnologia europeia vem contribuir com nossos planos de inovação”, ressalta. “O congresso nos trouxe uma experiência relacionada ao trabalho das administradoras sem existir o cargo de síndico, como é praticado no Brasil, o que particularmente entendo ser bem difícil. Por isso, minha dica é para que síndicos participem, formando comitivas de profissionais para conhecerem o modelo de administração de outro país”, completa.

Adm. Neusa Maria Tribeck Ferreira, coordenadora do Núcleo de Condomínios do CRA/SC
Adm. Neusa Maria Tribeck Ferreira, coordenadora do Núcleo de Condomínios do CRA/SC

Ao lado de Luis Pardal, CEO do Síndicos Planning, Neusa palestrou no congresso. Os dois abordaram a importância da formação continuada e profissionalização de síndicos, preparando-os para um mercado que vem crescendo progressivamente.

O evento contou com cinco mesas redondas e nove sessões temáticas, onde foram abordadas questões essenciais, como a regulamentação da atividade, a necessidade de formação e as boas práticas em gestão dos condomínios. Paralelamente ao congresso, realizou-se a II Feira do Condomínio, que contou com a participação de mais de duas dezenas de empresas que trabalham diretamente com o setor condominial, como segurança, elevadores, mobilidade elétrica, manutenção de edifícios etc.

Participação do Síndicos Planning

Em 2022, Luis Pardal teve a oportunidade de participar pela primeira vez do Congresso APEGAC, realizado em Lisboa. Para ele, foi uma grata surpresa revisitar a terra natal e observar de perto o que vem sendo feito por lá, especialmente no campo da gestão condominial.

“Nos últimos nove anos, dediquei grande parte do meu tempo, energia e trabalho ao segmento condominial, e essa experiência em Portugal foi enriquecedora. Pude conhecer de perto as práticas adotadas por lá, identificar inovações, buscar inspiração e, acima de tudo, compartilhar o que de melhor vem sendo feito tanto em Portugal quanto no Brasil”.

Luis Pardal, CEO do Síndicos Planning
Luis Pardal, CEO do Síndicos Planning

“Recebemos, com muita satisfação, o acolhimento e a confiança do presidente Vitor e dos diretores da APEGAC. Nessas duas edições, eles nos proporcionaram um espaço valioso para a troca de experiências. No ano de 2024, a APEGAC celebrou 20 anos de existência, e é impressionante observar o exemplo que ela oferece. Trata-se de uma entidade que, ao longo de duas décadas, tem representado sua categoria com foco em sinergia, união e valorização”, destaca Pardal.

“Essa reflexão é particularmente relevante para o Brasil. Aqui, infelizmente, não temos a mesma unidade. Diversas entidades atuam no segmento condominial, muitas vezes seguindo caminhos divergentes. Talvez a grande lição aprendida em Portugal seja a importância de unir esforços em torno de uma pauta coletiva que promova a profissionalização, a valorização e o respeito ao trabalho de síndicos e administradoras”, finaliza o CEO do Síndicos Planning.

Sustentabilidade, descarbonização e transição energética

Durante o congresso, foram discutidos temas cruciais como o impacto das alterações climáticas e o fato de os edifícios consumirem 40% da energia primária e serem responsáveis por mais de 20% das emissões de CO2, com um apelo à implementação de energia solar, mobilidade elétrica e eficiência energética. Discutiram-se ainda os desafios enfrentados na promoção imobiliária e na gestão de condomínios, incluindo as leis desatualizadas e a resistência às remodelações energéticas, além da burocracia que atrasa projetos de eficiência.

A associação aproveitou para anunciar o lançamento do projeto “Zé Condômino”, ensino sobre condomínios aos professores do 1º e 2º anos em escolas portuguesas, integrado no módulo de Cidadania e Desenvolvimento para diminuir a conflitualidade e combater o desconhecimento das regras, direitos e deveres em condomínio. Um projeto pioneiro na Europa, em parceria com a Direção Geral de Educação (DGE). O objetivo é formar futuros condôminos com sentido de responsabilidade e competências sociais, influenciar os pais para as boas práticas e facilitar a vida dos gestores de condomínios.

A realidade dos condomínios no Brasil

De acordo com Vitor Amaral, o mercado condominial no Brasil é extremamente complexo e evoluído comparado ao português, incluindo uma variedade de serviços personalizados, desde controle de acessos, academia, estética e até mercado. 

Ao contrário de Portugal, onde existem apenas dois órgãos no condomínio (assembleia de condôminos e administrador), no Brasil existe, para além da assembleia, a figura do síndico, do administrador e, ainda em alguns casos, o Conselho Fiscal.

Vitor Amaral encerrou o congresso e a feira dizendo que: “os administradores profissionais de condomínios, tanto em Portugal quanto no Brasil, Espanha ou outra parte do globo, só terão sucesso se oferecerem aos seus clientes serviços de qualidade. Para isso, é necessário comunicar mais e melhor com os condôminos, respondendo às suas constantes solicitações, além de ser necessário atualizar-nos e saber acompanhar a
evolução tecnológica”.

Compartilhe
Tags

Diretório Condominial

Com foco nas principais regiões de Santa Catarina, o Diretório Condominial é um canal de relacionamento com síndicos, administradoras de condomínios, fornecedores, profissionais, especialistas e líderes empresariais. Sua circulação atingirá as regiões do Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Oeste e Sul Catarinense, e Norte do Estado.

Continue lendo