fbpx

Mais de 200 crianças receberão bicicletas da Ciclovia da Alegria

Compartilhe

Projeto é ampliado para escolas particulares e ganha cada vez mais proporção com as bicicletas recebidas para doação. Além disso, os desenhos vencedores do concurso dos alunos da Escola Barão irão ilustrar a Cartilha de Educação no Trânsito.

Foto: @leolapsfotografia

Ganhar a primeira bicicleta é o sonho de muitas crianças e está relacionada a momentos de afeto. Afinal, quem não se lembra de quando – com a ajuda do pai, da mãe, do vô, ou da tia – aprendeu a andar de bicicleta? E de quando tirou as rodinhas? Ou mesmo daqueles passeios em família ou com os amigos? O ciclismo é um esporte que encanta adultos de todas as idades, mas certamente a paixão pelas duas rodas se inicia na infância.

Porém, o brinquedo deixa de ter utilidade muito rápido porque as crianças crescem e logo querem um novo modelo. Com isso, é comum vermos nos condomínios residenciais espaços cheios de bicicletas abandonadas por proprietários ou ex-moradores. Mas para o projeto Ciclovia da Alegria, toda bicicleta é uma ferramenta de transformação social. Nova ou antiga, toda bike tem o seu valor.

Neste Natal, o projeto Ciclovia da Alegria, que está em sua 2ª edição, irá distribuir 202 bikes, sendo 42 novas e 163 usadas, para crianças atendidas nas comunidades vulneráveis de Blumenau. O mais bacana é saber o quanto o projeto está crescendo, já que no ano passado o total de bicicletas doadas foi de 65 unidades. Mas o projeto não se restringe apenas ao Natal. A campanha de conscientização para a doação de bicicletas usadas também é feita no Dia das Crianças.

Foto: @alexmirandaduo

O projeto idealizado pelo síndico profissional Volnei Farias Medeiros teve início em 2016, na capital catarinense, com o nome “Fazer o bem faz bem” que, inclusive, foi um dos premiados do Síndicos Planning deste ano, na categoria Ação Social, com 47% das indicações, que aconteceu no dia 13 de novembro. Em 2019, a ação foi apresentada durante o Workshop Síndicos Planning e a partir daí inspirou o projeto Ciclovia da Alegria, que vem ganhando uma proporção maior com a adesão de novos parceiros.

A ideia da ampliação do projeto “Fazer o bem faz bem” foi dos idealizadores do Síndicos Planning, Karina Kino Pardal e Luis Pardal, que, sensibilizados com a iniciativa, se engajaram nesta ação social com a missão de ampliá-lo e aumentar a quantidade de bicicletas reformadas. Com a intenção de mobilizar outros parceiros, os empresários apresentaram o projeto para o Conselho Diretor do Rotary Club Blumenau Victor Konder e ao 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, que se encantaram e abraçaram a causa. O objetivo é fazer com que as bicicletas paradas ganhem vida, realizando em paralelo uma campanha de conscientização sobre as regras de trânsito e segurança.

Com essa parceria, a ação social, que começou dentro dos condomínios, ganhou uma amplitude com a coleta de bicicletas em toda a comunidade, proporcionando ações de educação social com palestras e segurança no trânsito. “Existem projetos que transpõem os limites do condomínio e abraçam a comunidade e a Ciclovia da Alegria é um deles”, diz Luís Pardal.

Luis Carlos Reiter Presidente Ano Rotatário 2021-2022 e Ari Antônio Fischer fundador do RC Blumenau Victor Konder Foto: @leolapsfotografia

O fundador do Rotary Club Blumenau Victor Konder, Ari Antônio Fischer, lembra que o projeto teve aprovação unânime dos associados, que acharam perfeitamente exequível com alcance relevante ao proporcionar a entrega de um brinquedo tão marcante na vida de uma criança. “A Ciclovia da Alegria é um marco na trajetória do Rotary Victor Konder, despertando nos companheiros o gratificante sentimento de ser útil à sua comunidade. Como fundador, estou orgulhoso dos valorosos companheiros que fazem parte de nosso quadro de associados”, destaca. O Rotary é uma associação de líderes de negócios e profissionais unidos no mundo inteiro que prestam serviço humanitário, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Conheça as entidades que receberam as bicicletas doadas às crianças:

  • Ong Puro Amor
  • Associação Criança em Primeiro Lugar
  • Amigo Esperança
  • Abrigo Nosso Casa III

Cartilha de Educação no Trânsito

A novidade desta edição é que a Ciclovia da Alegria está sendo levada a escolas particulares, com o objetivo de estimular os alunos que têm bicicleta fora de uso a fazerem doações. A Escola Barão do Rio Branco se engajou nesta causa e uma das atividades da gincana anual, na categoria ações comunitárias, foi arrecadar bicicletas em desuso. Mesmo as gincanas sendo mais restritas em razão da pandemia da Covid-19, os alunos conseguiram arrecadar 85 bicicletas, que serão entregues às crianças carentes neste Natal.

Além disso, 290 alunos do 3º e 4º ano da Escola Barão participaram de um concurso de desenhos em sala de aula. Uma banca examinadora já selecionou nove desenhos vencedores que irão ilustrar uma cartilha de Educação no Trânsito. “Essa cartilha vai servir de material para muitas escolas e outras instituições. Certamente este projeto só tende a crescer, pois aborda a conscientização, mostrando as dificuldades do trânsito em Blumenau e a bicicleta só vem para contribuir com a locomoção. Boas ideias, como a Ciclovia da Alegria, precisam ser disseminadas”, afirma o professor Marcos da Silva, diretor da Escola Barão do Rio Branco.

Em junho, alunos de 8 a 10 anos da Escola Barão também participaram de palestras online com o tema “Educação no Trânsito: Regras aplicadas ao uso da bicicleta” e receberam mais de 300 cartilhas, além de mais 2.500 unidades distribuídas aos síndicos. “A partir das palestras, começamos a desenvolver algumas atividades internas de incentivo ao uso da bicicleta, principalmente para as crianças pequenas. Em duas oportunidades tivemos a presença da Escola Pública de Trânsito de Blumenau para auxiliar na orientação do uso adequado da bicicleta, como em vias públicas e a educação para o trânsito. Isso foi motivando as crianças a participarem cada vez mais”, lembra o professor.

Palestras on line realizadas em 2021

A produção da cartilha é feita em conjunto com os parceiros do projeto, sendo a Polícia Militar de Blumenau responsável pelo conteúdo e a Inspiracom pela diagramação. A cartilha, assim como as palestras, contribui para repassar conhecimentos sobre as regras relacionadas ao ciclismo, como a condução segura e o uso de ciclovias e ciclofaixas, por exemplo. O conteúdo tem uma linguagem adaptada ao público infanto-juvenil, para que eles aprendam as regras básicas de trânsito de forma lúdica. Assim, a Ciclovia da Alegria também ajuda na conscientização de crianças e adultos sobre a segurança no trânsito.

Primeira edição da cartilha distribuída em 2021

A cartilha será encartada na revista Diretório Condominial e distribuída para síndicos de Santa Catarina, para divulgar de forma lúdica para as crianças que moram nos condomínios as principais regras de educação e segurança no trânsito aplicados ao uso da bicicleta.

A Escola Barão tem um histórico na realização de passeios ciclísticos, onde se culmina a realização de vários projetos e, quanto escola, incentivam muito o uso da bicicleta. “Este projeto Ciclovia da Alegria vem justamente ao encontro do que pensamos em relação à bicicleta como instrumento de locomoção, mas também na questão da saúde, lazer e encontro familiar. Nós acreditamos nesta causa, pois sabemos que a bicicleta perpassa gerações e ainda contribui com a sustentabilidade”, destaca o diretor da Barão.

A Escola Barão trabalha de 20 a 30 projetos por ano e a Ciclovia da Alegria, para o professor Marcos, segue justamente o que a escola busca com a união desses projetos sociais. “Esta causa deve ser amplamente divulgada para toda a sociedade, não só para a nossa cidade, mas para outras porque se nós ampliarmos essa coleta, de repente chegamos a mais de mil bicicletas em desuso. Assim, mais crianças poderiam ser beneficiadas”, sugere o professor.

Se depender da Escola Barão, a colaboração com a Ciclovia da Alegria continuará, seja em cartilhas, palestras e eventos. No passeio ciclístico de Blumenau, promovido pela Barão, que acontecerá em setembro de 2022, será incluído o projeto, assim como nas gincanas. “É uma satisfação nos sentirmos úteis e ao mesmo tempo fazendo a alegria de tantas crianças”, diz o diretor da escola.

Mutirões

Este projeto oportunizou um maior engajamento dos rotarianos nas atividades sociais do clube, devido aos mutirões realizados para a revitalização das bicicletas usadas. “É uma atividade bastante árdua para quem tem pouca habilidade ou conhecimento, mas a participação voluntária dos companheiros fortalece a união dentro do Rotary para a realização de serviços humanitários. Estamos muito carentes de profissionais hábeis que possam nos auxiliar nessa tarefa, dado ao grande número de unidades a serem restauradas”, comenta Ari, fundador do Rotary Victor Konder. “Felizmente, o Marcos Godoi, diretor da empresa Metal Clin, está apoiando graciosamente com o jateamento e a pintura das bikes, deixando-as em estado de novas, prontas para receberam os adesivos”, acrescenta.

Os mutirões são realizados à noite após o horário do expediente e também aos sábados. Ari esclarece que para fazer filantropia nos dias de hoje é essencial o apoio de empresários. “Precisamos de mais empresas que apoiem o projeto, pois uma das dificuldades é em relação à manutenção e recuperação das bicicletas. Nós, como membros do Rotary, atuamos como voluntários nessa tarefa, mas a contribuição de pessoas especializadas poderia ser muito significativa. Toda e qualquer ajuda será muito bem-vinda”.

Abrace esta causa

O fundador do Rotary Club Blumenau Victor Konder ressalta que a adesão por parte dos empresários é fundamental para o sucesso do projeto. “Eu, assim como meus companheiros do Rotary, temos nos esforçado bastante para obter apoio financeiro para custear a recuperação completa das bicicletas usadas recebidas em doação, adquirindo pneus, correntes e demais acessórios com recursos obtidos de nossos apoiadores. Aproveito para agradecer as empresas e instituições que nos apoiam para o sucesso do projeto Ciclovia da Alegria”, destaca.

A Metalclin, uma empresa blumenauense que está há 8 anos no mercado com venda e locação de produtos hospitalares, sempre busca apoiar projetos que tragam retorno à comunidade, principalmente para as pessoas mais carentes. Através da participação da primeira edição da Ciclovia da Alegria, o diretor da MetalClin viu o sucesso do projeto, muita dedicação, esforço dos envolvidos e a alegria das crianças contempladas com as bicicletas. Por isso, continuam abraçando esta causa. “Sentimos a necessidade de participar desta campanha junto com o Rotary para trazer alegria, felicidade e ver aquele sorriso no rosto da criança quando recebe a tão sonhada bicicleta. Apoiamos com o patrocínio de cotas e também viabilizando o jateamento e repintura das bicicletas mais desgastadas”, revela Godoi.

Outra empresa que apoia o projeto é a Nathor, a maior indústria de bicicletas infantis da América Latina, que está localizada em Blumenau. “Nossa missão é fabricar triciclos e bicicletas robustas e seguras, que transmitam às crianças e famílias sensações de alegria, liberdade e conforto, incentivando a prática de um estilo de vida saudável e feliz. Sabemos o quanto a bicicleta pode desenvolver uma criança, e proporcionar esta experiência em conjunto com a Ciclovia da Alegria é algo maravilhoso. Para nós, da Nathor, é gratificante apoiar uma iniciativa como esta, com pessoas que pensam como nós, em levar alegria para as crianças. A ação de reformar bicicletas é fundamental para proporcionar a um maior número de crianças a experiência de poder conhecer a bicicleta”, destaca Carine Kobs, analista de vendas da Nathor.

De acordo com Carine, o incentivo pela sustentabilidade é uma ação que a Nathor realiza internamente e ter esta continuidade com pessoas envolvidas no conserto de bicicletas que estavam sem uso, fortalece a sustentabilidade coletiva envolvendo sempre mais pessoas. Nestes dois anos de parceria, a Nathor já doou cerca de 50 bicicletas novas ao projeto. Somente para este Natal foram doadas 25 novas bikes que farão a alegria das crianças.

Apoiadores

O Rotary Club Blumenau Victor Konder, o 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, a Inspiracom Marketing e Comunicação e Síndicos Planning integram a comissão organizadora do projeto Ciclovia da Alegria e contam com o importante apoio das empresas: Altenburg, Bem Bom Salgados, Cemitério São José, Clube Corretor de Seguros, Dinâmica Imobiliária, Giassi Supermercados, Group Consultoria, Malharia Cristina, MetalClin Hospitalar, Nathor Bicicletas, Olho Embutidos, Solar Vale, Tapeçaria Italiana, Usimatec, Vale Auto Shopping e Viacredi.

Para participar

  • Para doar bicicletas usadas, os interessados podem levá-las ao ponto de coleta instalado na empresa Tapeçaria Italiana (Rua Bahia, nº 819, Bairro Salto, Blumenau)
  • A doação das bicicletas será feita a famílias em vulnerabilidade social, que serão selecionadas e indicadas exclusivamente por ONGs de Blumenau. O contato será feito diretamente com as famílias após a conclusão da reforma das bicicletas.
  • Para apoiar: por meio de cotas, as empresas interessadas devem entrar em contato pelos telefones/WhatsApp (47) 99147-4789 (Luis Pardal) ou (47) 98801-8021 (Waldemar Hasse)
  • Informações: entrar em contato pelos telefones/WhatsApp (47) 99147-4789 (Luis Pardal) ou (47) 98801-8021 (Waldemar Hasse) .
Compartilhe

Leia também