fbpx

Liderança que vai além do nome

Compartilhe

Referência no mercado catarinense, a Liderança Administradora de Condomínios segue em direção aos 20 anos de atuação guiada pela paixão de sua fundadora por pessoas e pela capacitação de profissionais desse segmento

Foto: Daniel Zimmermann

Empreendedora por natureza, a administradora e professora universitária Neusa Maria Tribeck Ferreira havia se aposentado após 30 anos no serviço público e estava pensando no que faria nessa nova etapa da vida quando chegou as suas mãos um trabalho sobre o mercado condominial para revisão acadêmica. Elaborado por alunos de Administração, Direito e Contabilidade, o material foi um “divisor de águas” na forma como Neusa percebia a área, o que a levou a pesquisar mais sobre o setor e a desenvolver o projeto que nortearia a criação da Liderança Administradora de Condomínios. Quanto mais se aprofundava nas informações sobre o segmento, mais se interessava por ele e pela oportunidade de atuar com pessoas e cuidar do patrimônio e do bem-estar delas.

Com um novo conceito e uma metodologia própria, baseados em um estudo científico e focados no tripé gestão administrativa, contábil e jurídica, a empresa abriu as portas em 2002, em São José (SC), com quatro funcionários e os cinco primeiros clientes indicados por estudantes que tiveram aula com Neusa. Atualmente, são cerca de 40 colaboradores e em torno de 250 condomínios atendidos na região metropolitana de Florianópolis (SC) pela companhia, que foi fundada pela empresária, sua filha e sua irmã. Naquela época, recorda a empreendedora, o trabalho nos complexos residenciais e comerciais era centrado na contabilidade. “Mas, entendia que os empreendimentos exigiam muito mais que isso. Como a gestão é função do administrador, precisava ter uma empresa para fazer esse papel e para assessorar os síndicos no que eles necessitassem, desde lidar com os conflitos entre moradores e idealizar contratos e planos de manutenção até o cumprimento das leis e obrigações tributárias. E foi nesse cenário que começamos a nossa administradora de condomínios”, descreve.

Outro fator que chamou a sua atenção e que se tornou um desafio foi a falta de mão de obra qualificada dentro do perfil que estava sendo implementado pela Liderança. “As primeiras pessoas que atuaram conosco foram capacitadas por nós. Mas, com o tempo e o crescimento da companhia precisamos buscar profissionais no mercado e havia uma escassez”, lembra Neusa, que hoje é a única proprietária da empresa. A solução encontrada foi a de oferecer estágio para alunos de Administração, Contabilidade e Direito por meio de convênios com instituições de ensino superior e com agências que intermediavam esse contato entre os acadêmicos e o segmento. “Dessa forma, conseguimos preparar os colaboradores para atenderem aos clientes dentro dos princípios do nosso modelo, selecionando os melhores para continuarem na Liderança”, assinala.

A preocupação com a qualificação é algo presente desde o início da operação da companhia até hoje. “Como professora universitária, de redação oficial e no campo de Sistema de Informação – Neusa é formada também em Letras e Enfermagem pela Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e tem especialização em Organização, Sistema e Métodos, entre outras –, a educação sempre vem em primeiro lugar”, reforça. Quando se trata com pessoas, destaca a empresária, se trabalha com comportamento, opinião e perfis distintos. “E o condomínio tem que disponibilizar um tratamento igualitário para residentes diferentes entre si”, frisa. Essa foi outra particularidade do setor que a atraiu, além de poder prestar um serviço que ela adora. “Amo de paixão esse mercado e proporcionar o cuidado com o bem-estar dos moradores e do seu patrimônio”, declara.

Para o gerente comercial da área condominial da empresa de segurança Orsegups, Tiago Guimarães Carvalho, o amor com que Neusa atua é algo que precisa ser valorizado. “Além da idoneidade e do profissionalismo, ela é carismática e ama o que faz”, afirma ele, complementando que a companhia é parceira há aproximadamente 15 anos da Liderança. Carvalho aponta ainda a importância dada pela empreendedora para a capacitação dos síndicos e a referência que a administradora se tornou no setor em Santa Catarina. “A empresa eleva o nível dos concorrentes, algo que para os clientes é essencial, porque o segmento como um todo se aperfeiçoou, oferecendo mais e melhores serviços para se aproximar da Liderança”, defende. O gerente comercial indica também que a companhia e a sua criadora passam confiança e segurança tanto para os parceiros como para os condôminos, aproximando-os.

Mais de 400 síndicos profissionais formados para o mercado

Neusa Maria Tribeck Ferreira / Foto: Daniel Zimmermann

Sempre acompanhando as transformações do setor e da sociedade, a Liderança teve, desde o princípio, a preocupação em inovar constantemente. A tecnologia foi uma ferramenta relevante para dar transparência e agilidade aos serviços administrativos, financeiros, de recursos humanos e de apoio jurídico disponibilizados, como explica Neusa. “Em 2002, a Internet ainda era precária e oferecia poucos recursos, mas já fazia parte da nossa realidade. Com a sua evolução, fomos automatizando rotinas dos condomínios e, com a pandemia, avançamos em outras frentes, como na adaptação para o home office e na realização das assembleias online, modernizando mais a nossa metodologia”, enfatiza.

Não foi só no campo tecnológico que a empresa ampliou a sua presença. Alguns anos depois da abertura da Liderança, Neusa comenta que sentiu a necessidade de preparar os clientes. “Ocorreu uma alteração no Código Civil nesse meio tempo e a maioria dos empreendimentos não tinha pessoas com conhecimento para seguir as novas normas ou entender as alterações na legislação”, analisa. Diante desse cenário, a empresária e sua equipe perceberam que os gestores desses complexos também precisavam de qualificação para atender às demandas atuais e para que o trabalho deles e o da Liderança fosse efetuado com excelência. Assim nasceu, em 2009, a capacitação de síndico profissional, realizada, em um primeiro momento, em conjunto com a Condomínios Cursos e com o apoio do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC). Integrando o CRA-SC há mais de 40 anos, a empreendedora é coordenadora do Núcleo de Administração de Condomínio da entidade, para o qual se dedica de forma voluntária há cerca de três anos.

Com o crescimento da demanda por gestores mais preparados, em 2018, foi criada a LGA Curso de Administração de Condomínios e Síndico Profissional, objetivando levar método científico e capacitar um número maior de profissionais. Em parceria com a Condominius Curso, juntamente com o período conduzido pela LGA, já foram formados mais de 400 alunos. “São profissionais que estão impactando na melhora da gestão desses empreendimentos. É um reflexo muito positivo na sociedade catarinense”, avalia Neusa. Com previsão de iniciar nova turma no segundo semestre, recebendo participantes de todas as regiões, inclusive de outros estados. Anualmente, a LGA promove o curso para um ou dois grupos, cada um deles com, no máximo, 30 integrantes. A carga horária é de 120 horas e as aulas abrangem todas as áreas envolvidas na administração de um complexo residencial, misto ou comercial.

Foto: Daniel Zimmermann

Conforme a empresária, hoje, mais de 30% da população brasileira vive em condomínios, movimentando a economia do País, fomentando um grande número de companhias, seja no segmento de materiais ou de serviços, e gerando empregos direta e indiretamente. “É um setor que merece mais atenção e reconhecimento”, sentencia. Neusa pontua ainda que esse mercado não existe sem boas parcerias e que a Liderança sempre focou na busca de empresas éticas para trabalhar, dando o exemplo para seus alunos e para a área. “Muitas companhias evoluíram conosco. As pessoas costumam dizer que onde eu piso cresce grama”, diverte-se. Segundo ela, a administradora seleciona os melhores parceiros, que são aqueles que cuidam bem dos seus clientes.

Atuando em conjunto com a Liderança desde que ela abriu, o sócio-proprietário da Improjel Impermeabilizações, Mario Cesar Lacerda Bender, acrescenta que a empresa ajuda a melhorar o mercado, deixando-o mais profissional. “Com um trabalho bem-conceituado pelos condomínios em que faz a administração, a companhia dá visibilidade para os seus parceiros, que chegam com seus negócios a mais pessoas”, assinala. Bender ressalta também que “a dona Neusa é muito transparente e focada no que faz”.

Um legado baseado em ensinar e preparar profissionais

Nessas quase duas décadas da empresa, que serão completadas em maio de 2022, Neusa observa que nunca abandonou o seu perfil de professora ao conduzir a Liderança.

“Esse lado é o de amar as pessoas, distribuir conhecimento, aprender e ensinar todos os dias. Eu aprendo com os funcionários, clientes e com o mercado.”

Neusa Maria Tribeck Ferreira

E foi assim que ela trilhou o caminho até aqui e que pretende seguir, auxiliando na formação de novos síndicos, no crescimento e valorização do segmento condominial e na capacitação de seus colaboradores, que evoluem junto com a companhia. “Os funcionários começam como estagiários e vão avançando para outros cargos, temos um plano de carreira bem definido”, considera. Ela adianta que vem trabalhando cada vez mais para profissionalizar a empresa com os próprios colaboradores, de olho em uma sucessão no futuro com pessoas internas e que entendam e repliquem a sua metodologia de gestão.

Modelo esse que é um dos legados que Neusa deixará para o setor. “É um método de excelência na prática de bons serviços na administração de condomínios e de preparação de profissionais para atuarem nesse mercado”, argumenta. Outras contribuições da Liderança apontadas por ela são a de melhorar o convívio social nos empreendimentos, convidando os moradores a conhecerem melhor o espaço que dividem com outros residentes e a se envolverem com os assuntos dos complexos, e a de formar jovens aprendizes para trabalharem em qualquer área contábil ou administrativa. Tudo isso, reforça a empresária, se reflete na confiança e na credibilidade na formação de alunos e nos serviços prestados. O reconhecimento a essa dedicação veio, além do crescimento e da consolidação da companhia no segmento, através do recebimento, em 2019 e 2020, do Selo Referência Nacional da Agência de Cultura, Empreendedorismo e Comunicação (Ancec).

Neusa assinala que essas conquistas são resultado ainda da atuação junto com os condomínios, acolhendo o gestor dentro da Liderança e dando assessoria em todas as áreas que ele precisa de maneira personalizada, considerando as características de cada empreendimento e dos seus moradores, e do incentivo que sempre teve do marido, Samir José Ferreira. “Meu grande parceiro há 43 anos e maior apoiador”, relata. Ser uma empresa sólida, que se sustenta com recursos próprios, contar com material diferenciado desde o começo e ter um parque tecnológico moderno também contribuíram para a administradora ser apontada como referência em Santa Catarina. “Gostar de pessoas é um grande negócio (para dar certo) nesse setor, saber ouvir e entender cada uma delas. Defendo que sempre tem uma solução, um conselho para dar e resolver os problemas na gestão de um condomínio”, assegura.

O gerente comercial da Engecon Reformas Prediais, João Luiz Schnel, que já trabalhou diversas vezes com a Liderança, afirma que a companhia é a “melhor referência no mercado quando o assunto é sistema de administração condominial”. De acordo com ele, a empresa possui uma equipe especializada para solucionar questões administrativas, jurídicas e contábeis e para dar retorno rápido e objetivo aos problemas diários desses complexos. “Acredito que o sucesso da Liderança é devido à senhora Neusa, que se preocupou em desenvolver uma metodologia eficiente a partir da sua experiência profissional e do seu espírito observador, ficando sempre à frente das demandas do ramo”, conclui.

Este publieditorial é patrocinado pela Liderança Administradora de Condomínios

Compartilhe

Leia também