Jorge Valério Alves
- Formação: Administração e Direito
- Cidades em que atua como síndico: Itapema
- Síndico em: 3 condomínios
- Tempo de atuação como síndico: 2 anos como síndico e 7 meses como síndico profissional
Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Meu maior enfrentamento foi no processo de transição em que assumi a posição anteriormente ocupada por empreiteiro síndico, também proprietário de unidades no prédio, que construiu ao seu redor inclusive via convenção, benesses que, de forma sutil e manipuladora, prejudicava financeiramente de forma significativa e por longa data, todos os condôminos. Ocorre que o mesmo mantinha ótimo relacionamento com todos, do tipo “acima de qualquer suspeita”, quebrava o galho de todo mundo, amigo de todos. A mudança necessária se fazia passar pela atualização da Convenção, e para tanto, quórum mínimo e total transparência com entendimento para uma ruptura no status quo. Felizmente, apesar da campanha nos bastidores com apelo aos “amigos”, o quórum foi suficiente, engajamento unânime e a ruptura consolidada.
Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
A situação inusitada se deu enquanto ainda era subsíndico, com a descoberta de um morador penetra.
A descoberta se deu por um comentário de uma senhorinha, vizinha do prédio, questionando quem era aquele rapaz bem mal vestido que saia do prédio bem cedinho e retornava à noite. Para ela não tinha jeito de quem morava naquele prédio.
Tal comentário provocou uma certa curiosidade, que levou uma busca nas câmeras.
Para nossa surpresa, descobrimos que realmente havia o acesso do jovem, que havia trabalhado em uma obra no prédio, sabia da senha de acesso e, na falta de onde morar, acabou se instalando na escadaria que dava acesso à casa de máquinas do elevador.
Como já estava pernoitando há mais de uma semana, no local deixou marcantes e insólitos vestígios, uma vez que, mesmo nas escadas acabava por urinar.
O jovem foi abordado e orientado a retornar para sua cidade de origem.
O maior desafio nas Assembleias?
Penso que o maior desafio é tornar as Assembleias algo interessante de se participar e, na participação despertar a perspectiva de coletividade. Fazendo crer ao condômino estar também cumprindo seu papel de cidadania e dando legitimidade às ações como reflexo de sua vontade e responsabilidades.
Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
A família sempre esteve ao meu lado, no entanto, posso afirmar que o envolvimento das pessoas do conselho e dos condôminos de acordo com a demanda minimizam as resistências e cria uma sinergia nas soluções.
Que legado deseja deixar?
De um trabalho organizado com honestidade e total transparência, mas principalmente um ambiente harmonizado de respeito mútuo.
Conselho De Síndico para Síndico:
Entenda cada desafio como uma provação e oportunidade de desenvolvimento pessoal.
Se você entender como sofrimento, adoece.
É sempre bom ter um condômino que o “espezinhe”. Ele te faz CRESCER!!
Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Estude, se aprofunde no conhecimento dos assuntos que norteiam este segmento e principalmente, preserve a sua serenidade, acreditando na boa fé das pessoas.
Como é o síndico do futuro?
Profissional reconhecido, habilitado e altamente qualificado, tanto para lidar com as questões legais e tecnológicas, como interpessoais, no enfrentamento e resolução de conflitos.
Tenha um autoconhecimento e uma inteligência emocional capaz de entender e superar as adversidades.
Recado para os condôminos:
Todos queremos morar num ambiente que nos proporcione prazer e bem estar, assim, para uma convivência harmoniosa num condomínio, importante que se desenvolva a virtude da empatia com certa dose de altruísmo, e a recíproca será verdadeira.
Você terá o Bem daqueles que faz o Bem!
Quem é você?
Sou reconhecido como pessoa de confiança, exigente quanto à ética, que atua com zelo, capricho e esmero nos detalhes. Determinação e senso de urgência são características latentes.
Com atuação sem melindres no enfrentamento das situações críticas, buscando a sua resolução.
Compartilhe alguma case bacana do(s) condomínio(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Tendo no perfil o senso de organização e urgência, tenho procurado dar disposição imediata aos problemas com soluções que possam, inclusive, superar as expectativas.
Um case que contou com a adesão de todos os condôminos, neste período de isolamento social, foi uma gincana entre os condôminos que precedia a Páscoa, com intuito de promover interação e redução do nível de stress.
Foram inúmeras tarefas que se desenrolaram por várias semanas, confirmadas virtualmente, desde declamar poesia, ensinar uma receita, exercícios físicos, desenvolver uma máscara alegre e criativa, dançar uma música, entre outras.
Ao final, todos foram sorteados com brindes, bem como uma bela e rica Cesta de Páscoa, com produtos que foram sendo doados pelos próprios condôminos, vários condôminos empresários.
Uma live com todos os condôminos para avaliar e fazer o sorteio dos brindes fechou com chave de ouro a iniciativa e a custo zero.