Grupo FT: há 30 anos garantindo a segurança de pessoas e bens com soluções tecnológicas e personalizadas
Investindo em inovação e na qualificação de seus mais de 2 mil funcionários, a empresa com sede em Joinville (SC) vem, nessas três décadas, ampliando seus serviços e área de atuação. Além de Santa Catarina e Paraná, o Grupo FT deve abrir a sua primeira unidade no Rio Grande do Sul neste ano.
Segurança e confiança precisam andar juntas quando o assunto é terceirizar os cuidados com a proteção pessoal ou de um patrimônio, seja ele uma residência, condomínio, empresa ou indústria. Confiança essa que o Grupo FT, fundado em Joinville (SC) por Waldir Marcos Fruit e Raul Tilp, vem construindo há 30 anos junto aos seus clientes através da oferta de soluções diversificadas e customizadas em segurança. Com sete unidades regionais instaladas em Santa Catarina e no Paraná, e a previsão de abrir sua primeira estrutura no Rio Grande do Sul ainda em 2022, a história da companhia começa em 1992, quando os sócios-fundadores uniram suas experiências profissionais para atender a Tupy, multinacional do setor de fundição de ferro.
Fruit e Tilp, que atualmente estão no conselho do Grupo FT, atuavam na Tupy na época em que a empresa decidiu terceirizar o segmento de segurança e viram nessa movimentação uma oportunidade para iniciar o seu próprio negócio, prestando serviços para a companhia, que está com eles até hoje, inclusive na área florestal com a Tupy Agroenergética S.A.
“Dos cerca de 60 funcionários do começo até os em torno de 2,1 mil de agora, muitas mudanças ocorreram na empresa, principalmente no que diz respeito à tecnologia”
Salienta o diretor de Tecnologia e Operações do Grupo FT, Rodrigo Tilp.
Ele recorda ainda que, na década de 1990, eram poucas as companhias que delegavam a segurança, a maioria delas contava com uma equipe interna para desempenhar essa atividade. “Fomos uma das primeiras empresas desse setor terceirizada em Joinville”, reforça. Atualmente, o Grupo FT disponibiliza diferentes soluções e produtos reunidos em cinco frentes de atuação, como explica o diretor Financeiro e Administrativo, Rafael Buchmann. Além da vigilância pessoal e patrimonial, a companhia trabalha com monitoramento eletrônico (por meio de sistemas de alarme, câmeras, cercas elétricas, rastreamento de veículos e outras funções), terceirização de serviços gerais – como limpeza, manutenção, zeladoria, portaria e recepção –, Central de Monitoramento 24 horas e apoio florestal.
“Fizemos um grande investimento em tecnologia quando assumimos a gestão, o Rodrigo e eu – os dois diretores são também sócios do Grupo FT –, especialmente na Central de Monitoramento”
Assinala Buchmann.
Ele acrescenta que foram adquiridos equipamentos de ponta para acompanhar e armazenar as informações dos clientes, como imagens e vídeos. Em conjunto com o suporte técnico e operacional, há na empresa uma preocupação contínua com o treinamento e a preparação das pessoas. “Oferecemos também apoio psicológico e comportamental para os profissionais que fazem plantões monitorando os sistemas de segurança”, detalha o gestor.
Através da Central de Monitoramento é possível verificar tanto câmeras, alarmes e cercas elétricas como qualquer sistema que possa ser automatizado, como dispositivos que não podem aquecer, reservatórios de água e de gás, entre outros. Quando alguma alteração é observada, são tomadas medidas de acordo com protocolos pré-estabelecidos, que podem ir desde entrar em contato com o síndico de um condomínio, com a polícia, bombeiros ou com paramédicos. “Tem aumentado o número de clientes que contratam o acompanhamento de idosos, que podem acionar a companhia por meio de uma tag que funciona como um botão do pânico”, descreve Buchmann.
A vigilância de fazendas e de áreas nativas e de reflorestamento é um serviço pioneiro em Santa Catarina que o Grupo FT oferece. Para fazer as rondas e monitoramento são utilizados motos, caminhonetes e, para terrenos de grandes dimensões, drones. O acompanhamento aéreo, cita o diretor Financeiro e Administrativo, pode ser uma opção também para complexos residenciais e comerciais efetuarem vistorias periódicas de suas infraestruturas, sobretudo em locais onde o acesso é mais difícil, como telhados.
“Com as fotografias e vídeos feitos pelo drone, pode-se dimensionar corretamente os problemas existentes e ainda fazer uma ação preventiva nesses lugares”
Argumenta Buchmann.
No momento, a empresa atende a aproximadamente 130 condomínios em Santa Catarina, com empreendimentos que possuem apenas o monitoramento de uma cerca elétrica até clientes que têm o pacote completo com vigilância, serviços gerais e segurança eletrônica.
Qualificação permanente dos colaboradores é um dos diferenciais da companhia
A tecnologia tem alterado a forma de trabalhar de distintos setores produtivos e de serviços, como o da segurança, que vivencia nos últimos anos um avanço exponencial em suas soluções e equipamentos.
“Há dez anos, não se tinha a Internet das Coisas (IoT) como é hoje, que permite que qualquer usuário acesse de um smartphone dados sobre os alarmes e câmeras de sua casa ou condomínio e consiga, por meio da automação, abrir portões ou liberar o acesso de visitantes em seu prédio”.
Relata Rodrigo Tilp
Conforme ele, as inovações introduzidas no segmento modificaram a vigilância humana, com os funcionários podendo usar celulares para registrar e comunicar o que acontece instantaneamente. “Com esses recursos e dispositivos para ronda online, rastreadores de veículos e outros, geramos uma cadeia de informações que facilita a prestação de contas para os clientes. A tecnologia ajuda a trazer mais resultados finais para eles”, defende.
Essas mudanças, complementa o diretor de Tecnologia e Operações do Grupo FT, trouxeram ainda crescimento profissional para os colaboradores da empresa, que atualmente se envolvem com atividades que vão além do monitoramento e abrangem cadastramento de pessoas, controle de acesso e recebimento de materiais, por exemplo. “O trabalho deles passou a ser mais reconhecido”, afirma. As novas funções demandam a capacitação constante dos funcionários, algo que é prioridade no Grupo FT. Nesse sentido, a companhia criou, em 1999, em parceira com outra empresa da área, a Escola Técnica de Segurança (Etese) para disponibilizar cursos de reciclagem para os vigilantes. A cada dois anos, esses profissionais precisam, segundo portaria da Polícia Federal, passar por uma atualização sobre regras, leis e procedimentos. “Aberta para o público interno e externo, a Etese já qualificou mais de 20 mil pessoas desde sua fundação”, enfatiza Tilp.
O Grupo FT conta também com o Núcleo Avançado de Capacitação e Treinamento (Nact). “Estabelecido dentro do segmento de Recursos Humanos, o Nact funciona como um apoio mútuo para todos os integrantes da companhia que de alguma forma preparam outros colaboradores”, informa Rafael Buchmann. No núcleo são desenvolvidos os treinamentos voltados tanto para funcionários como para clientes. “Podem ser cursos de liderança, motivação, técnicos, de vendas ou até mesmo para moradores que têm uma necessidade específica, como uma palestra sobre cuidados com a proteção pessoal e do edifício onde vivem”, pontua. O diretor Financeiro e Administrativo frisa que quando um condomínio contrata um sistema de segurança é feito, na entrega da solução, um treinamento com o síndico ou alguém indicado por ele para explicar como operar o serviço ou produto.
Gestão presente no dia a dia agiliza demandas e resolução de problemas
Atendimento focado nas necessidades dos clientes é mais uma das características reconhecidas por aqueles que escolhem o Grupo FT para melhorar a sua segurança e de seus bens. “O trabalho deles é bem personalizado e os seus serviços respondem totalmente às demandas dos condomínios que administro, o que faz diferença na minha rotina”, revela o síndico profissional Jamil Miguel Chanti Jr.
Atuando em 12 empreendimentos da região de Joinville e com cerca de 18 anos de experiência na área, Chanti Jr. possui soluções da empresa em quatro complexos residenciais de alto padrão. “Em três condomínios temos profissionais da companhia na portaria, recepção e vigilância e no outro, apenas monitoramento”, comenta.
O síndico ressalta que trabalha com o grupo há cerca de sete anos e que a seleção dos colaboradores realizada por eles é excelente.
“Como os empreendimentos onde faço a gestão têm um público mais exigente, principalmente em termos de segurança, contar com funcionários qualificados e bem treinados é fundamental”, aponta. Chanti Jr. salienta que o relacionamento próximo com a companhia é outra particularidade do Grupo FT. “O gerente comercial sempre me atende. Falo direto com ele quando tenho um problema, que está sempre pronto para ajudar”. Esse atendimento direto facilita o cotidiano do síndico, que precisa responder a vários condomínios.
“Os clientes gostam de conhecer quem são as pessoas que vão atendê-los em uma situação de trauma, que é comum no nosso segmento, porque sinistros acontecem e os indivíduos podem falhar nos processos”
Observa Rodrigo Tilp.
Ele pondera que a presença da gestão da empresa no dia a dia das ocorrências e no tratamento das dificuldades é um diferencial que chama a atenção de quem contrata a companhia. “A gente se envolve mesmo na rotina”, assinala. Rafael Buchmann agrega que estar mais perto dos clientes é uma meta assumida pelo Grupo FT. “E não queremos abrir mão disso”, destaca.
Para continuar inovando e oferecendo serviços com excelência, a empresa possui ainda um departamento de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para testar novas soluções antes de instalá-las nos clientes. “Fazemos uma análise criteriosa dos produtos dentro de casa antes de disponibilizar para as pessoas”, detalha Tilp, que lembra que o grupo tem certificação ISO 9001/2015 para todos os seus serviços e possui uma responsabilidade contratual, na qual assume todos os ônus relacionados a reclamações trabalhistas. “Seguimos isso há 30 anos. Temos o perfil de querer ser a solução e não o problema para nossos clientes”, conclui o diretor de Tecnologia e Operações.
Áreas de atuação do Grupo FT
São sete unidades regionais que abrangem escritórios de diversas cidades em Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Visite o site da empresa: Aqui
- Regional Joinville (SC)
- Regional Vale Europeu (SC)
- Regional Planalto Serrano (SC)
- Regional Litoral (SC)
- Regional Planalto Norte (SC)
- Regional Paraná (PR)
- Regional Rio Grande do Sul (RS)
Assista ao vídeo
Na Expogestão, o Grupo FT deu o pontapé inicial às comemorações dos 30 anos. No espaço, os visitantes puderam conferir tecnologia e inovação e ainda vivenciar uma experiência no metaverso. As celebrações ainda contaram com um painel com Antonio Brasiliano, presidente da Interisk, que abordou o tema Digitalização da Segurança, e como a visão de antecipação proporciona ações e atitudes preventivas mitigando riscos em operações.
Crédito do vídeo: Carlos Alberto Gonçalves Júnior