Felipe Zonta
- Formação: Graduação – Administração Gestão Empresarial
- Cidades em que atua como síndico: Blumenau
- Síndico em: 1 condomínio
- Tempo de atuação como síndico: 5 anos
Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
São muitos desafios, mas as situações mais complexas estão relacionadas na arte de relacionar-se com o próximo diante das ações e ideias diferentes.
Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Tivemos a experiência em um condomínio de precisar colocar, por diversas vezes, em algumas janelas plástico, pois o joão-de-barro insistia em encher a soleira com barro. Ele ganhou no final por tanto insistir, passou a construir nas soleiras das janelas da escada de incêndio (pelo lado de fora). Hoje brincamos que, de tanto insistir, eles são inquilinos do condomínio, por estarem usando um espaço na área comum.
O maior desafio nas Assembleias?
Conseguir apresentar a informação de forma clara e objetiva.
Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Minha esposa.
Que legado deseja deixar?
Diante de toda e qualquer situação, confiar e praticar conversas baseadas no respeito, pois é sempre a melhor atitude, afim de evitar maiores desgastes.
Conselho De Síndico para Síndico:
Seja humilde, reconhecendo que pode melhorar sempre, escute o outro e aprenda a aceitar ideias contrárias as suas. As diversas formas de pensar geram diversas soluções para resolver um desafio.
Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Estude. Sugestão de temas: relacionamento humano, auto responsabilidade, conheça seus limites e seu propósito de vida, leia sobre engenharia, segurança, direitos e obrigações, contabilidade. Importante, considere essa dica como atitudes diárias.
Como é o síndico do futuro?
Atualizado, responsável, se conhece, aceita críticas, respeita todos, independente do comportamento do outro, automotivação, motiva as pessoas, pede ajuda, resumindo, o síndico do futuro é um líder, que muito bom será quando todos nós formos.
Recado para os condôminos:
Conheça as regras do seu condomínio e as pratique, participe das assembleias e dê a sua opinião. Penso ser oportuno sugerir: esteja por um dia, um mês ou um ano no cargo de síndico.
Quem é você?
Sou filho, amigo, esposo, pai (recente) interessado em leituras positivas, preocupado com os pais, atencioso com a esposa, uma criança como pai. Um adulto que se esforça para pensar, sentir e agir no bem. Por me considerar um dos bilhões de seres humanos que têm a oportunidade diária de acreditar e confiar em si e na humanidade.
Compartilhe alguma case bacana do(s) condomínio(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Incentivar e viabilizar em um condomínio, a cultura da reciclagem. De forma correta e simples.