fbpx

Conheça os finalistas do Prêmio Síndicos Planning 2022

Os cases inscritos na segunda edição da distinção foram avaliados pela comissão julgadora e as 16 iniciativas selecionadas passarão agora pela escolha do público em geral. A votação, que começa dia 15 de agosto, acontecerá pela internet e indicará as melhores ações de cada categoria, além das empresas mais lembradas no Top of Mind.

Conexão com as demandas atuais, criatividade e muita mão na massa para planejar e executar ideias que qualificam a gestão condominial em Santa Catarina. Essas foram algumas das características observadas pelos nove jurados que analisaram os trabalhos cadastrados no Prêmio Síndicos Planning 2022. Com cases abordando diferentes atividades relacionadas à rotina dos empreendimentos residenciais, comerciais e mistos, os projetos apresentados nas seis categorias da premiação – Gestão, Sustentabilidade, Inovação, Ação Social, Destaque no Atendimento e Melhor Administradora para se Trabalhar – mostraram que as boas soluções precisam, muitas vezes, apenas de iniciativa e comprometimento para alcançarem os resultados esperados.

A partir da avaliação de critérios como clareza, objetividade, relevância e retorno obtido com as medidas inscritas na distinção, foram eleitos os 16 finalistas – entre síndicos e administradoras – da segunda edição do prêmio. Os selecionados em Excelência da Gestão são os trabalhos “5W2H em condomínio para a gestão eficiente de recursos”, de Marcos Floriani, de Joinville, “Gestão de sistemas de Caldeira Coletiva para produção de água quente”, de Nelson Antonio de Lima, que atua na Região Metropolitana de Florianópolis, e “Morada das Nascentes I”, de Silvia Teresa Wirth, de Blumenau. Já na categoria Sustentabilidade as ações escolhidas são “Harmonia entre Humanos e Natureza”, de Débora Schondermark, “Composta Aí”, de Rosemari Souza da Silva Gerhardt, e “Condomínio Autossustentável – Porto da Lagoa”, de Sandra de Souza Alves. Todos os cases desse grupo foram implementados na capital catarinense.

Em Inovação, os projetos nomeados são “Síndico Digital”, de Ademar do Nascimento Júnior, que faz a gestão de complexos em Joinville e Araquari, “A Pandemia no Condomínio: Como as Ferramentas Tecnológicas Implantadas pela CMPremium Ajudaram a Vencer Desafios Durante o Ano de 2021 – Um Estudo de Caso”, da CMPremium Administradora de Condomínios, presente em todo o estado, e “Criação de Academia e Bicicletário”, de Fernanda Tomio Voltolini, de Blumenau. Para Ação Social, as iniciativas indicadas pela comissão julgadora são “A Proximidade que Faz a Diferença”, da Ágile Administradora de Condomínios, de Blumenau, “Condomínio Solidário”, da Inova Condomínios, que abrange Itajaí e Balneário Camboriú, e “Doces ou Travessuras”, de Rosemari Souza da Silva Gerhardt, de Florianópolis.

Nas duas novas categorias desta edição, criadas para valorizar, além dos gestores, as empresas que fazem a administração dos empreendimentos, as medidas finalistas em Destaque no Atendimento são “Compreender Antes de Resolver”, da Ágile Administradora de Condomínios, e “Churrasco do Dia do Síndico”, da Inova Condomínios. E fechando os selecionados de 2022, os projetos para o Destaque em RH – Melhor Administradora para se Trabalhar em Santa Catarina são “18 Motivos que Comprovam que a CMPremium é a Melhor Administradora de Condomínios para se Trabalhar”, da CMPremium Administradora de Condomínios, e “Liderança Administradora de Condomínios: Empresa Reconhecida como Referência Nacional no Setor é Exemplo de Superação na Pandemia”, da Liderança Administradora de Condomínios, que atende a clientes da Região Metropolitana de Florianópolis.

“Achei o prêmio bem estruturado, com trabalhos bem defendidos, muitos dados técnicos e critérios claros para avaliação”, aponta o jurado Jefferson Douglas, jornalista, palestrante e especialista em Gestão de Marcas e de Crise. Segundo ele, os parâmetros determinados no regulamento da distinção permitem considerar de maneira justa os cases com tamanhos e impactos diversos, pois verificam como as ações foram pensadas e implementadas por síndicos, condomínios e administradoras. “Isso tirou boa parte da subjetividade e equalizou os projetos maiores e menores, possibilitando julgar ineditismo, reflexos, entre outros (elementos)”, argumenta.

Votação online dos ganhadores de cada categoria é a próxima etapa da premiação

Após a divulgação dos 16 finalistas da segunda edição do Prêmio Síndicos Planning, realizada em 10 de julho, o próximo passo será o início da votação pela internet dos vencedores da distinção de 2022. Entre os dias 15 de agosto e 15 de setembro, síndicos, administradoras, empresas fornecedoras de serviços e produtos do setor e público em geral poderão escolher as suas propostas favoritas através do site www.diretoriocondominial.com.br Nesse mesmo período, também poderão ser nomeadas na página do Diretório Condominial as companhias que irão fazer parte do primeiro Top of Mind do segmento condominial.

A modalidade, que é mais uma das novidades deste ano da premiação, reconhecerá as empresas que estão na lembrança das pessoas em dez categorias: bancos e cooperativas de crédito, cobrança garantida, conservação e limpeza, elevadores, obras e reformas, pinturas/tintas e soluções hidráulicas/elétricas, playgrounds e brinquedos, produtos e serviços destinados aos condomínios, segurança, vigilância e portaria remota, software/aplicativo de gestão condominial e telefonia/internet. Os ganhadores do Top of Mind serão anunciados no dia 21 de setembro e os demais vencedores serão conhecidos em evento que ocorrerá no Lira Tênis Clube, na capital de Santa Catarina, em 19 de novembro. Na ocasião, que contará com atrações culturais e um jantar especial, será comemorado ainda o Dia do Síndico.

Para o jurado Osmar Viviani, consultor e representante do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados (SEAC-SC), as iniciativas deste ano tiveram uma evolução em relação às inscritas na primeira edição. “Houve uma maior preocupação com a atualidade”, ressalta. Viviani salienta também que as medidas apresentadas abrem oportunidades para que outros gestores condominiais aprimorem ideias que se encontram em fase de elaboração a partir do contato com as experiências e realizações de outros administradores. “Basta para isso que os projetos partam do bom senso e do modelo de gestão de problemas, não se tratando de cópias, mas sim de aperfeiçoamento de planos iniciais”, complementa.

A relação entre os cases finalistas e o contexto contemporâneo, incluindo os impactos da pandemia de coronavírus no dia a dia de síndicos e administradoras, repercutiu ainda no número de ações encaminhadas à distinção. Enquanto que em 2021 foram verificadas 33 propostas, neste ano os trabalhos cadastrados ficaram em 20. Essa redução é explicada tanto pelas novas responsabilidades assumidas pelos gestores condominiais, que precisaram lidar com assembleias virtuais, home office, portaria remota e alterações nas legislações e no convívio entre os condôminos, como pelas mudanças efetuadas nas regras do prêmio.

Nesta segunda edição, houve modificações que deixaram a participação mais restritiva, diminuindo as iniciativas aptas para serem inscritas. O regulamento atual permite que apenas síndicos que estivessem exercendo a função no momento do cadastramento poderiam enviar o seu projeto. Além disso, foram aceitos somente cases postos em prática nos últimos cinco anos e que não tivessem concorrido na distinção de 2021 – a primeira da premiação.

Categorias específicas para administradoras possibilitam que empresas mostrem suas ações

Se por um lado o Prêmio Síndicos Planning teve em 2022 uma quantidade menor de propostas inscritas, de outro existe um número mais elevado de finalistas, totalizando 16 divididos em seis grupos – dois deles inéditos – e ainda as dez companhias que serão agraciadas com o Top of Mind. Todas essas alterações tornam a distinção mais robusta e representativa das boas práticas de gestão de complexos residenciais, comerciais e mistos e do setor como um todo em Santa Catarina.

Elaboradas para reconhecer a importância da atuação das administradoras de condomínio na qualificação da gestão de empreendimentos no estado, as categorias Destaque no Atendimento e Destaque em RH – Melhor Administradora para se Trabalhar em Santa Catarina são mais uma inovação da premiação. Além disso, buscam contribuir para o aprimoramento cada vez maior dessas empresas e dos serviços que elas disponibilizam para os seus clientes.

Para o jurado e engenheiro Osny do Amaral Filho, 2º vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), as novas divisões do prêmio abrem o leque para dar mais oportunidades e deixar ainda mais completa a abrangência da participação das administradoras (na distinção), assim como valoriza o trabalho efetuado por elas. “Dessa forma, mais iniciativas podem ser apresentadas. A presença mais efetiva (dessas companhias) é essencial para o setor”, afirma. Amaral Filho enfatiza também que o desafio é trazer cada vez mais integrantes para esse grupo e, dessa maneira, fazer o segmento ser ouvido e poder crescer.

Já o vice-presidente do SECOVI Blumenau e Região, Tadeu Avi, que faz parte da comissão julgadora da premiação, assinala que inovar é sempre importante. Conforme o jurado, as duas categorias mais recentes do Prêmio Síndicos Planning oferecem mais espaço para as administradoras mostrarem suas ideias e projetos. Avi acrescenta que os cases finalistas podem funcionar como motivação para os gestores qualificarem suas práticas e como incentivo para eles compartilharem as medidas que já realizaram ou que pretendem concretizar.

O jornalista e empresário Carlos Stegemann, fundador da Palavracom, pondera que ações descritas nas propostas escolhidas pelo júri revelam, na maioria dos casos, que as melhores soluções não demandam mais que iniciativa e comprometimento. “À exceção dos condomínios com problemas graves de deterioração estrutural, são trabalhos de baixo investimento e bons resultados, capazes de conseguir, pelo menos em parte, o mais difícil: unir e mobilizar os condôminos”, analisa. Stegemann espera que os cases selecionados funcionem como o “motor” para melhorar o dia a dia dos complexos.

Jurados dão sugestões de como se preparar para a edição de 2023 da distinção

Continuar sendo criativo é uma das recomendações do diretor de Fiscalização e Registro do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA-SC), Almir Granemann dos Reis, para todos que já estão pensando em participar do Prêmio Síndicos Planning do ano que vem. “No caso de dificuldade de seguir uma metodologia de defesa do projeto, que (o gestor) busque alguém para auxiliar no momento da escrita e da organização do processo”, aconselha o administrador e jurado da premiação de 2022. Reis reforça que, independentemente do tamanho ação efetivada, síndicos e administradoras devem seguir construindo e inscrevendo suas propostas.

Osmar Viviani, representante do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados (SEAC-SC), indica que os interessados em se inscrever na distinção usem mais os feedbacks dos condôminos, pois eles imprimem um “sinal forte e consistente de confiança”, endossando e trazendo uma dose extra de credibilidade para as ideias dos síndicos e das administradoras. “O que os usuários pensam sobre a sua iniciativa pode fazer por sua gestão tanto quanto um excelente portfólio”, acredita. Por sua vez, o vice-presidente do SECOVI Blumenau e Região, Tadeu Avi, sugere que, ao escreverem suas propostas, as pessoas atenham-se ao esboço da iniciativa, mostrando-a de acordo com os requisitos mínimos do prêmio. “E com detalhes que deixem bem claro o início, meio e fim (das medidas adotadas)”, acrescenta.

Seguir o regulamento para tornar mais completa a defesa do trabalho é a dica do 2º vice-presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), Osny do Amaral Filho. Números, estatísticas, ganhos financeiros e resultados alcançados com o case complementam a apresentação na opinião do jurado. “É importante utilizar tabelas, gráficos e imagens para deixar o retorno obtido com o projeto mais claro. Dessa forma, teremos ações que valorizarão ainda mais as grandes ideais desenvolvidas”, conclui. Integram também a comissão julgadora da premiação deste ano o coordenador do curso de Economia da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Ralf Marcos Ehmke, o presidente do Instituto Catarinense de Educação Profissional (ICAEPS), Evandro Fortunato Linhares, e o diretor do Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina (SINDESP-SC), Jovenal Almeida.

Capital do Estado sediará a segunda edição do Prêmio Síndicos Planning

A cerimônia de premiação será realizada no dia 19 de novembro de 2022, no Lira Tênis Clube, em Florianópolis – SC, em noite festiva com muitas atrações e jantar, durante o evento de celebração do Dia do Síndico.

Os finalistas serão homenageados e receberão placa de menção honrosa, os cases vencedores receberão troféu e terão ampla divulgação na imprensa e nas plataformas do Síndicos Planning. Os síndicos e administradoras premiados terão sua foto na capa da revista Diretório Condominial e um resumo dos cases e foto dos autores no caderno especial do Prêmio na revista Diretório Condominial. As empresas vencedoras do Top Of Mind receberão um troféu.

Assista ao vídeo de entrega do Prêmio de 2021

Você já pode adquirir o seu ingresso para o evento de premiação

Participe deste momento de celebração e valorização dos Síndicos e Administradoras premiados. Será uma noite festiva e celebraremos também o Dia do Síndico com jantar e muitas atrações.

O evento será exclusivo para síndicos, gestores condominiais, administradoras de condomínios, empresas vencedoras do Top of Mind, patrocinadores, apoiadores, jurados, autoridades, convidados especiais e familiares.

O valor de adesão por pessoa incluso jantar é:

– Lote 1: Até 15/09/2022 – R$ 175,00

– Lote 2: De 16/09 a 20/10/2022 – R$ 200,00

*O estacionamento é de empresa terceirizada e será cobrado no local.

*As bebidas serão cobradas à parte por consumação individual.

*O estacionamento e as bebidas deverão ser pagos em dinheiro, pois o estabelecimento não aceita nenhum tipo de cartão.

O ingresso deve ser adquirido pelo WhatsApp 47 99127-4795, vagas limitadas: evento será exclusivo para síndicos, gestores condominiais, administradoras de condomínios, empresas vencedoras do Top of Mind, patrocinadores, apoiadores, jurados, autoridades, convidados especiais e familiares.

Venha prestigiar esta grande festa em homenagem e reconhecimento ao trabalho dos Síndicos e Administradoras.

  • Data: 19 de novembro de 2022
  • Horário: 19h
  • Local: Lira Tênis Clube
  • Endereço: R. Felipe Schmidt, 636 – Centro, Florianópolis  
  • Traje social.

Seja um Patrocinador do Prêmio Síndicos Planning

O Prêmio Síndicos Planning é o mais completo projeto para quem quer se relacionar com a comunidade condominial de Santa Catarina.

Além do protagonismo como patrocinador, as contrapartidas do Prêmio contemplam uma estratégia consistente de ações de comunicação para destacar a sua marca e estreitar o relacionamento com os Síndicos e Administradoras o ano inteiro em todas as plataformas do Síndicos Planning e Diretório Condominial.

Associe a sua marca a esta iniciativa e ajude a incentivar a profissionalização e valorização do síndico e a propagar boas práticas em excelência em gestão, inovação, desenvolvimento sustentável e ações sociais.

Solicite Proposta – karina@inspiracom.com.br / Fone e WatsApp 47 99127-4795

Prêmio Síndicos Planning 2022

O Prêmio Síndicos Planning 2022 é uma realização da Inspiracom Marketing e Comunicação, com o Patrocínio de: Balneário Conservadora, Cascanéia Parque Aquático, Censi Sistemas Hidrossanitários, Cm Premium Administradora de Condomínios, Condominizar Software para Gestão de Condomínios, Ecoar Resort, Krenke Brinquedos, RSul Engenharia e Sicredi.

Este evento também conta com o importante Apoio de: ASBALC, ASDESC, CRA-SC, CREA-SC, FURB, ICAEPS, SEAC-SC, SECOVI BLUMENAU E REGIÃO, SECOVI NORTE e SINDESP-SC.

Leia também