fbpx

O Presidente do SECOVI/SC fala em entrevista da importância de eventos como workshop Síndicos Planning para o setor habitacional.

Compartilhe

“O SECOVI/SC ATUA NA DEFESA DO INTERESSE DE TODO O TRADE DA HABITAÇÃO DE SANTA CATARINA”

A frase é de Sérgio Luiz dos Santos, presidente do Secovi/SC. O Sindicato da Habitação de Santa Catarina, com sede em Balneário Camboriú, atua hoje em 135 munícipios e representa cerca de 7 mil empresas. Um número expressivo para uma das maiores entidades representativas de Santa Catarina. É para este público que o Secovi/SC e, para dar suporte, apoia eventos importantes para o setor como o Workshop Síndicos Planning, que ocorre dia 20 de junho, em Balneário Camboriú. “Qualquer evento que traga e elucide o conhecimento e a cultura da convivência em condomínio e o trabalho para que os condomínios possam ter conhecimento acima da prestação de serviço é muito interessante”, disse. Abaixo, você confere a entrevista que o Portal Síndicos Planning fez com o presidente do Secovi/SC:

Síndicos Planning – O Secovi/SC representa hoje 135 municípios e é considerada uma das maiores entidades representativas do estado. São quantos associados atualmente? Como é administrar uma entidade deste porte?

Sérgio Luiz dos Santos – O Secovi/SC tem em sua base representativa 135 municípios do estado de Santa Catarina, municípios estes com PIB considerável no estado, abrangendo desde o Meio Oeste catarinense, até o Litoral e Serra Catarinense. Dos associados, nós poderíamos dizer que temos hoje em torno de 2.500 associados, mas os representados, nestes municípios, somam mais de 7 mil empresas. Esta é a nossa estrutura para o trabalho administrativo da entidade do Secovi/SC.

Síndicos Planning – O senhor assumiu recentemente a gestão da entidade para 2018-2022. Qual o principal desafio da diretoria do Secovi/SC para este período?

Sérgio Luiz dos Santos – O desafio é o Associativismo. Precisamos incutir na cabeça dos empresários, principalmente dos Síndicos e também representantes de imobiliárias, de que a entidade faz e atua com papel muito importante de representação juntos aos órgãos públicos – municipais, estaduais e federais – na defesa do interesse de todo o trade da habitação de Santa Catarina. O Secovi/SC tem como cunho principal a defesa dos interesses de seus representados, e por isso, o nosso desafio é fazer com que cada vez mais cresça está representação e aumentemos o nosso associado, para que possamos cada vez mais dar respaldo para os condomínios, shopping centers e toda a classe de representados, ou seja todo, o mercado imobiliário e da habitação.

Síndicos Planning – Dia 20 de junho, ocorre o Workshop Síndicos Planning, em Balneário Camboriú. O evento tem como objetivo discutir o dia a dia dos condomínios. Qual a importância de eventos como este para o setor?

Sérgio Luiz dos Santos – Principalmente, que qualquer evento que traga e elucide o conhecimento e a cultura da convivência em condomínio e o trabalho para que os condomínios possam ter conhecimento acima da prestação de serviço é muito interessante. Ou seja, nos condomínios, apesar de não sermos uma entidade comercial com fins lucrativos, nós temos uma função muito especial, que é a função do ordenamento, da convivência e para isto também temos a questão da responsabilidade civil e criminal, nada mais justo que todos os síndicos e aqueles que fazem parte da convivência em condomínio possam ter cada vez mais conhecimento sobre o setor.

Síndicos Planning – Quem mora em condomínios precisa seguir estatutos ou regulamentos internos. Na sua avaliação, o síndico ou administrador de condomínio precisa estar ciente das mudanças da legislação?

Sérgio Luiz dos Santos – Obviamente, que não se tem dúvida de que o síndico, administrador, como também o morador, tem que ter conhecimento da legislação pertinente a cada condomínio. Pois, quem faz a lei são os condôminos. É na assembleia que se determina o Regulamento Interno, previsto já na sua constituição que vem a ser a convenção condominial, por isto que, para alterar esta convenção precisa um quórum especifico para fazer qualquer tipo de alteração. Então, nada mais justo que todos saibam de como é formado o condomínio, para o que ele serve e quais são as suas alternativas. É de grande importância este conhecimento cultural de todos os condôminos.

Síndicos Planning – Muitas vezes, o síndico é aquela pessoa que “diz ter mais tempo” para a função. Qual é a importância do síndico em um condomínio?

Sérgio Luiz dos Santos – A importância do síndico em um condomínio, é a mesma de um pai ou de uma mãe em uma família: a sua presença e a sua determinação representa a voz ativa da comunidade. Portanto, a comunidade deve saber eleger aquele que consegue justamente atender as suas necessidades. Esta é a importância real do síndico, na representação daquela sociedade condominial.

Síndicos Planning – O Secovi/SC tem em seu site o Guia de Boas Práticas em Condomínios. Por que o a entidade elaborou este Guia?

Sérgio Luiz dos Santos – O Guia de Boas Práticas em Condomínio, elaborado pelo Secovi/SC, vem de um trabalho constante de atendimento a todos aqueles que moram em condomínios e que solicitam ao Secovi/SC informações e dúvidas. Então, o Secovi/SC procura responder com base na legislação federal, para que todos possam ser atendidos e que possam ter conhecimento. O Guia de Boas Práticas em Condomínio vem trazer exatamente isto: qual caminho a ser tomado em relação a dúvidas e como realmente administrar um condomínio. Esta é a intenção do Guia de Boas Práticas em Condomínio, dar mais conhecimento aquele que faz a gestão do condomínio.

Compartilhe

Leia também