fbpx

Fernando Raulino Esbiteskoski

Compartilhe
  • Formação: Administração de Empresas (UNIVALI), MBA Gestão Empresarial (FGV)
  • Cidade em que atua como síndico: Joinville e São Francisco do Sul
  • Síndico em: 12 condomínios
  • Tempo de atuação como síndico: 1 ano e 7 meses
Foto: Divulgação

Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Um tornado que atingiu a região de Santa Catarina, levou a cobertura (telhas enormes e pesadas) de algumas vagas de garagem de um condomínio, que caiu em duas casas vizinhas. Foi assustador a situação, por sorte, nenhum ferido.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Estava executando a lavação de um condomínio e um dos moradores não retirou o veículo da garagem. Fui até a o apartamento dele avisar da necessidade de retirar o veículo, apertei 2 vezes a campainha e não atendeu, mas percebi que tinha gente em casa. Apertei novamente e ele veio atender, no que abre a porta, ele atende de shorts e sem camisa e uma mulher aparece andando nua por trás dele, constrangedor.

O maior desafio nas Assembleias?
Aumentar o interesse de participação dos condôminos em Assembleias e também manter-se imparcial e centrado.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Minha esposa e filhos, minha mãe e agora minha irmã que está seguindo os passos de síndica profissional.

Que legado deseja deixar?
Ser reconhecido por uma Gestão ética e comprometida com os condomínios e, principalmente, comprometido com as pessoas, tendo como base o respeito e a confiança.

Conselho De Síndico para Síndico:
Dê mais atenção ao seu Cliente/Condômino.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Não entre nessa profissão pensando que é fácil ou por falta de oportunidade no mercado, como todas as profissões, os mais preparados e esforçados vão se destacar.

Como é o síndico do futuro?
Um síndico online, qualificado e reconhecido pelo mercado de trabalho.

Recado para os condôminos:
A figura do síndico para o condomínio deve ser vista como o gestor de uma empresa, ele planeja e executa as atividades diárias em busca do melhor desempenho para o condomínio.

Quem é você?
Sou um ser humilde, amo minha família, batalhador, corro atrás dos meus objetivos, sempre pensando no futuro.

Compartilhe algum case bacana do(s) condomínio(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Fui eleito síndico em um condomínio que destituiu o síndico, sendo que já havia acontecido pela segunda vez nesse condomínio. Um condomínio de 6 anos com muitas benfeitorias e manutenções por fazer e pouco dinheiro em caixa, para ajudar, quando assumimos, no final de fevereiro, começou a pandemia do Covid. Existia muita desconfiança por parte dos moradores, mas, aos poucos, fomos nos organizando e planejando a reestruturação do condomínio. Após 8 meses conseguimos algumas negociações rentáveis ao condomínio e um caixa saudável. Em pouco tempo, conseguimos fazer melhorias sempre pedidas pelos moradores, a pintura do condomínio, reforma do bicicletário entre outras benfeitorias. Hoje nos sentimos mais confortáveis por termos conseguido passar para eles a confiança em nosso trabalho. Muito gratificante.

Compartilhe

Leia também