fbpx

Ana Paula Ribeiro Martins

Compartilhe
  • Formação: Administração
  • Cidades em que atua como síndica: Criciúma
  • Síndica em: 4 condomínios
  • Tempo de atuação como síndica: 4 anos
Foto: Divulgação

Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Desentendimento entre moradores, crianças sem limites e drogas.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Duas situações me marcaram bastante. Uma um morador me ligou perguntando se eu estava e se podia ajudar ele a tirar um morcego do apto. Eu disse que ia tentar auxiliar perguntei onde estava o Morcego ele disse que não sabia pois estava no corredor e o morcego no apto.
Uma outra situação uma moradora pediu para ajudar a socorrer o cachorro que tinha prendido a pata no tapete já fazia mais de 2 horas e estava com muita dor. Fui até o condomínio pedi ajuda a outro morador, fomos ajudar o cachorro e por fim outra moradora nos ajudou e o morador e eu fomos parar no hospital ambos mordidos na mão.

O maior desafio nas Assembleias?
Em alguns condomínios fazer com que os moradores participem. E penso que o maior de todos é fazer com que tenha a harmonia e que cada um respeite a opinião dos outros sem iniciar conversas paralelas.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Meu esposo, minha filha, minha mãe, e alguns conselheiros que são grandes parceiros e amigos.

Que legado deseja deixar?
Quero deixar o legado de que nós enquanto síndicos, administramos pequenas comunidades e que podemos através do nosso trabalho mudar a vida de muitas pessoas. O síndico é um gestor e tem a oportunidade de com o seu trabalho, tanto burocrático quanto humanizado, deixar sua marca, seus princípios, valores e a transformação nos condomínios.

Conselho De Síndico para Síndico:
Estude, estude, estude e dê o seu melhor. Trate seu cliente como único. Nenhum condomínio é igual cada um tem sua identidade, e saber identificar isso faz toda diferença.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Faça a seguinte pergunta a você. Eu gosto de trabalhar com pessoas? Administrar conflitos? Consigo e estou disposto a trabalhar sob pressão? Estou disposto a estudar e me dedicar para o bem maior?

Como é o síndico do futuro?
O síndico do futuro precisa ter inteligência emocional, gostar de trabalhar com pessoas. Fortalecer parcerias de confiança, com administradora, prestadores de serviços, fornecedores, pois precisara ter uma base sólida. Tem que estar atento às novas tecnologias e às constantes mudanças que o mercado vem trazendo.

Recado para os condôminos:
Quero agradecer a cada um de vocês por me ajudarem nesse processo de transformação.
Seja com os elogios e depoimentos que me emocionam, seja com alguma crítica que faz sair da zona de conforto e repensar a direção.
Nada teria sentido sem vocês. E tenham certeza que meu objetivo é sempre fazer meu melhor, e assim, seguimos trabalhando com as armas que temos, mais sempre em busca de mais e melhor.

Quem é você?
Sou mãe, esposa, filha, uma sonhadora e uma guerreira.
Luto e trabalho para atingir meus objetivos e para entregar o meu melhor. Sou humana e por isso sou falha, desanimo, me emociono, me decepciono, mas não entrego os pontos. A vida me ensinou muitas coisas, e uma delas é a não desistir.
Sou comunicativa, simpática, amiga, mas também sou brava, exigente, não gosto de enrolação.
Cada condomínio é como um filho, penso em todos ao acordar, antes de dormir, me preocupo e cuido com muito amor.

Compartilhe alguma case bacana do(s) condomínio(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Com a pandemia senti a necessidade de as pessoas se comunicarem e compartilharem do seu trabalho, da sua renda extra. Criei um grupo chamado Balcão de Negócios. A principio, o grupo era para apenas 1 condomínio, mais temos 3 condomínios grandes na mesma rua, abri o grupo a todos os interessados e o grupo tem proporcionado, doações de roupas, calçados, cobertores, móveis e eletros, assim como trocas e vendas.
O grupo está com quase 200 participantes que estão se ajudando e ajudando o mercado local.
E já está no forno o projeto Conjugar, que iremos através de parcerias trabalhar com as crianças e jovens do condomínio e, se possível, estender aos demais.
Conjugar um verbo é dizê-lo em todos os modos, tempos, pessoas, números e vozes. Nesse projeto colocamos todos em ação, com a sua ajuda podemos ajudar.
Iniciaremos a biblioteca comunitária, incentivando a leitura.
Teremos a hora do conto para despertar a imaginação das crianças.
Fazendo Arte, será o momento que todos vão estimular sua criatividade, entre várias outras atividades que vamos realizar.

Compartilhe

Leia também