Rosemari Gerhardt
Nome completo: Rosemari Souza da Silva Gerhardt
Formação: Bacharela em Direito, atualmente cursando a primeira pós-graduação do sul do país em Direito e Administração em Condomínios e com diversos cursos de Síndico Profissional, de administração de condomínios e de Mediação e Arbitragem em condomínio.
Cidades em que atua como Síndica: Florianópolis/SC
Síndica de quantos Condomínios: 21 condomínios
Há quantos anos é Síndica: 20 anos, desde 2002 quando iniciei como Síndica orgânica no condomínio onde residia e depois expandi para Síndica Externa.
Qual o maior problema que já teve que resolver como Síndica? Incêndio em um apartamento provocado por curto na condensadora do ar-condicionado do quarto das crianças que se alastrou para outros cômodos da unidade. Houve a perda total das mobílias e objetos da residência e tivemos que realocar os moradores da unidade e os vizinhos de cima e de baixo, devido as avarias provocadas pelo incêndio.
Qual a maior situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios? Uma moradora frequentemente alegava o furto de suas roupas íntimas, maquiagens e chinelos de dedo e falava que o ladrão entrava por sua janela (Ela morava no 7º andar do edifício). Mas o mistério era que os “furtos” dos objetos aconteciam sem qualquer vestígios e dias depois as peças apareciam no apartamento sem qualquer explicação.
O maior desafio em Assembleias? Aproximar desejos dos condôminos com a realidade do condomínio.
Quem esteve ao seu lado quando precisou? Meu esposo e filha que me amparam, e as minhas colaboradoras do meu escritório que sempre estão dispostas a ajudar.
Que legado deseja deixar? Trabalhe com ética, transparência e empatia, prezando o bem-estar e bem comum.
Conselho de Síndica para Síndicos(as): Sempre faça o seu melhor, mesmo que não saiba resolver algum problema, procure, estude, analise, para tudo há uma solução!
Uma dica para quem vai ser Síndico pala primeira vez? Ser síndico não é um trabalho fácil, mas também não é impossível. Antes de tudo, estude sobre a área, tenha comprometimento e informe-se sobre as responsabilidades do Síndico(a).
Como é o Síndico do Futuro? É aquele que não preza só pelas demandas burocráticas e do dia a dia de cada condomínio, mas que sim que tem a consciência que naquele local moram e trabalham pessoas que devemos empatia.
Recado para os Condôminos: Por definição, o Condomínio é um “coletivo de cidadãos”, ou seja, cada um deve fazer a sua parte, primando por seu patrimônio. Quando o Síndico, conselho, moradores e colaboradores trabalham em conjunto em prol de uma finalidade, o condomínio só tende a melhorar e se tornar um ambiente harmonioso.
Quem é você? Sou uma apaixonada por condomínios! Tem quem diga que eu gosto de problemas, mas não é bem assim, gosto mesmo é de soluções. Hoje, como os meus 20 anos de Síndica, digo que todo esse tempo no meio condominial me rendeu muitos ensinamentos que contribuíram tanto na minha formação profissional, quanto na pessoal, pelo convívio com os moradores e colaboradores, em especial, essa trajetória me trouxe a satisfação de criar a minha empresa, RG Gestão de Condomínios, que como eu, possui o propósito de gerenciar condomínios prezando sempre pela ética, honestidade e transparência em suas atividades.
Compartilhe algum case bacana do(s) condomínio(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Estamos implantando a energia fotovoltaica em alguns condomínios para redução no valor da conta de luz e compensação de energia com a concessionária. Além da economia financeira, em um dos nossos condomínios conseguimos aquecer a piscina externa para melhor aproveitamento dos moradores com essa tecnologia.