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Mercado imobiliário e condominial de Balneário Camboriú e região: desafios e necessidade de gerenciamento de crises

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Em um cenário de grandes edificações e alto padrão, a gestão eficaz se torna ainda mais relevante para proporcionar um ambiente seguro e de qualidade aos moradores.

Balneário Camboriú, a cidade mais vertical do Sul do Brasil, tem se destacado no mercado imobiliário e condominial, atraindo investidores e compradores em busca de imóveis de alto padrão. Com o metro quadrado mais caro do país, a cidade localizada no Litoral Norte de Santa Catarina se posiciona como uma das mais prósperas para investimentos imobiliários, ao lado de Itapema. A verticalização da região e o investimento em edificações de alto padrão, no entanto, trazem a necessidade de um gerenciamento de crises eficaz.

A valorização dos imóveis na região é evidenciada pelo Índice Fipezap+ residencial de junho de 2023, que aponta Balneário Camboriú como a cidade com o metro quadrado mais caro do Brasil, com o valor de R$ 12.295,00. Itapema aparece logo em seguida, com R$ 11.532,00. Essa valorização é impulsionada pela construção de empreendimentos de grande porte, como o Triumph Tower, o prédio residencial mais alto do mundo, que deve chegar a 509 metros de altura e 154 pavimentos.

Síndica Profissional, sócia da empresa AMSINDICAS e Conselheira Fiscal do Secovi/SC, Aline Maria Pereira Brascher, afirma que Balneário Camboriú é uma referência no mercado imobiliário nacional e se tornou uma das melhores cidades para se investir, atraindo investimentos até de fora do país.

Porém, esse mercado diferenciado, com suas edificações de grande investimento e tecnologia avançada, apresenta desafios e riscos específicos. Essa situação aumenta a necessidade de um bom gerenciamento de crises por parte dos síndicos e administradoras de condomínios, garantindo assim o sucesso na gestão condominial e proporcionando um ambiente seguro e de qualidade aos moradores.

Na opinião dela, o investimento na construção civil reflete diretamente na qualidade de vida e, por sua vez, resulta na busca por maior capacitação dos gestores condominiais, pois em nada adianta edificações de alto-padrão, sem uma administração qualificada, que desconheça o funcionamento do condomínio bem como os anseios de seus moradores.

“O ramo condominial da região é promissor, contudo complexo, requerendo uma vasta gama de conhecimentos. A qualificação profissional é essencial nesse mercado. Os desafios são imensos, englobam segurança, tecnologia, lazer e tantos outros aspectos que interferem diretamente na rotina das pessoas”, diz.

Evolução do mercado exige profissionais capacitados

O presidente do Secovi/SC, Edson Rescarolli de Souza, reforça que a evolução do mercado exige que os profissionais estejam sempre atualizados em relação às novas tecnologias e demandas. “As construtoras estão entregando edificações totalmente informatizadas, com muitas inovações tecnológicas, infraestrutura e equipamentos cada vez mais completos, que exigem profissionais capazes de lidar com a complexidade e as exigências desses empreendimentos. Síndicos e administradoras precisam acompanhar essa evolução, que envolve manutenções adequadas, capacitação dos funcionários e uma gestão qualificada”, ressalta.

Michelli Stein, sócia da contabilidade Balcont Soluções Contábeis e síndica há sete anos e atualmente responsável pela gestão de três condomínios residenciais em Balneário Camboriú, aponta a importância da manutenção preventiva e da contratação de profissionais especializados. Michelli enfatiza a necessidade de trabalhar em equipe, envolvendo o conselho fiscal, administração do condomínio e, quando necessário, consultores jurídicos e engenheiros.

“Essa abordagem colaborativa permite identificar e solucionar problemas de forma ágil, minimizando os riscos para os moradores e o condomínio. Ter uma orientação jurídica para enfrentar situações complexas e contar com uma equipe multidisciplinar ajudam a garantir uma gestão eficiente e dentro da lei”, sinaliza.

A síndica cita ainda a importância do relacionamento interpessoal e da comunicação efetiva na prevenção de crises. Ela considera que um dos principais fatores que podem desencadear uma crise é a falta de informação e o aparecimento de discussões entre os moradores.

“Um bom gerenciamento emocional e uma gestão transparente são fundamentais para resolver conflitos e evitar que situações se agravem. Além disso, a situação financeira é essencial para o bom desenvolvimento do condomínio, sendo indispensável ter uma boa previsão orçamentária e um seguro bem elaborado para garantir a segurança do empreendimento”, opina.

Capacitação para uma gestão eficiente e segura

Está claro que para enfrentar os desafios da gestão condominial com confiança e eficácia, é crucial que os síndicos e administradores estejam bem preparados. Com um planejamento adequado, capacitação constante e uma abordagem colaborativa, é possível fazer uma administração com qualidade e garantir a satisfação dos moradores nesse mercado imobiliário e condominial em constante evolução.

Segundo Aline, embora o cargo de síndico possa ser exercido por qualquer morador, com o crescimento do mercado habitacional a gestão de condomínios exige qualificação e também assessoria. Ela alerta que o gestor deve ter noção de recursos humanos, ser mediador, aplicar a legislação vigente, compreender de administração e prestar contas.

Michelli concorda que é preciso investir em uma administração profissionalizada. “Quem atua como síndico, seja profissional ou morador, precisa se atualizar constantemente, participar de cursos e treinamentos e buscar o apoio de profissionais especializados, inclusive para entender o tamanho da responsabilidade de assumir uma sindicância”, declara a síndica.

O Secovi/SC desempenha um papel fundamental nesse sentido, promovendo capacitações, fornecendo orientações jurídicas e atuando como representante do setor imobiliário e condominial perante órgãos e entidades administrativas. Além disso, a entidade promove a troca de experiências e a disseminação de boas práticas por meio de cursos, palestras e eventos, reunindo os principais atores do mercado condominial.

“A administração condominial deve ser tratada como uma empresa, com profissionais especializados e conhecimentos específicos. Por isso, se faz tão necessário investir na qualificação de síndicos. E hoje, além dos muitos treinamentos oferecidos pelo Secovi, os profissionais que atuam no segmento podem lançar mão de capacitações que têm essa proposta de aperfeiçoamento do gestor condominial, como é o caso da Academia Síndicos Planning”, exemplifica o presidente do Secovi.

A conselheira Fiscal do Secovi ressalta que, na qualidade de representante da categoria dos condomínios, o órgão auxilia muito na atividade, seja no aspecto jurídico, econômico e político. “A relação empregador e empregado são debatidas anualmente pelo Secovi com os sindicatos laborais e repercutem diretamente na nossa administração. O resultado desse trabalho, muitas vezes desconhecido pela maioria, facilita nossa atividade. O desconhecimento de normas pode resultar em um prejuízo imenso ao condomínio”, acrescenta Aline.

Gerenciamento de crises e media training

Em um mercado imobiliário e condominial competitivo e cheio de particularidades, como o de Balneário Camboriú e região, onde os valores dos imóveis são elevados e as construções são de alto padrão, o preparo para o gerenciamento de crises se mostra ainda mais relevante.

Foto: banco de imagens

Souza reitera que síndicos e administradoras devem estar capacitados para lidar com situações que possam colocar em risco a segurança e o bom funcionamento dos condomínios. “A capacitação, a busca por profissionais especializados atentos aos detalhes são fundamentais para garantir uma administração eficiente e minimizar os riscos”, frisa.

Com esse intuito de ajudar profissionais do segmento a fazer um gerenciamento de crises eficaz, capacitando-os para enfrentar situações críticas e que possam gerar repercussão negativa para condomínios, administradoras e profissionais do setor, a Academia Síndicos Planning promoverá no dia 22 de julho, em Balneário Camboriú, o módulo Gestão de Crises e Media Training.

Esse quarto módulo será apresentado pelo jornalista com MBA em Gestão de Marcas e Reputação e especializado em Marketing Digital e Neuromarketing, Jefferson Douglas da Silva. Na oficina, ele vai mostrar como a resolução de problemas críticos passa por mapear riscos, definir um plano de resposta, envolver e orientar as pessoas afetadas, agir prontamente e comunicar com clareza, monitorar os impactos midiáticos e atuar de maneira estratégica junto aos veículos de comunicação. O tema será abordado com a realização de um Media Training aos participantes.

“A maior parte da população catarinense vive ou possui um imóvel no Litoral. Isso gera um crescimento constante do mercado imobiliário, redundando, consequentemente, na procura de um serviço cada vez mais qualificado. O condômino investe valores expressivos na aquisição de um imóvel no Litoral e espera que seu patrimônio seja bem gerido. A administração condominial, principalmente na região de Balneário Camboriú e Itajaí, vem se adaptando ao mercado, com o crescimento de profissionais cada vez mais capacitados. Todavia, a evolução é constante e há ainda muito a percorrer”, complementa Aline.

Módulo Gestão de Crises e Media Training, com o jornalista Jefferson Douglas da Silva

Dia 22 de julho, das 8h às 18h
No Secovi/SC (Rua 3160, 533, Centro, Balneário Camboriú)
Inscrições sympla aqui:

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