O risco do uso inadequado do “produto Limpa Pedras”
Inúmeras vezes já atendemos solicitações de eventos para tentar recuperar pisos manchados pelo uso inadequado do produto limpa pedras
É um produto ácido, que “facilita” sobremaneira a operação de limpeza, porém, causa danos irreversíveis aos pisos. Além de danificar permanentemente a “impermeabilização” deles, os deixa mais e mais vulneráveis à penetração de incrustações, pois retira todo o esmalte do revestimento.
Muitos acham que por remover a sujeira sem esforços, o produto é efetivo na limpeza, esquecendo das consequências danosas de seu uso. Limpeza se faz com métodos, processos, produtos e mão de obra, e saibam que não existem produtos milagrosos.
É danoso ao meio ambiente, e deverá ser recolhido, diluído e disposto, conforme a legislação ambiental vigente. Não devendo ser descartado em esgotos, rios, lagos e mananciais. Também não descartar sobras do produto indevidamente após o seu uso.
Por seu teor de risco, é proibido ao usuário a reutilização das embalagens vazias, bem como não cortar ou perfurar a embalagem ou realizar serviços de solda nas suas proximidades. Não remover os rótulos até que o produto seja completamente removido e a embalagem limpa. Dispor adequadamente como resíduo ou enviar para recuperação em empresas credenciadas.
Grande quantidade de pessoas utiliza o Limpa Pedras, como recurso de remoção de incrustações pesadas, porém, para não haver danos ao patrimônio, contrate uma empresa especializada em limpeza pós obra e para a manutenção dos ambientes.
Se acontecer um acidente e cair este produto no revestimento, irá surgir uma mancha branca, como se tivesse desencardido, porém, esse não é um bom sinal, pois o seu piso pode ter manchado para sempre, se isso acontecer, lave com um produto mais alcalino para que as moléculas do ácido percam sua força e parem de continuar agindo, muito embora a mancha não será mais removida.
Nunca limpe o restante do piso com o produto para padronizar, pois pode até ficar bonito no início, mas posteriormente, o local ficará com uma aparência muito pior que antes.
Portanto, usar o Limpa Pedras, só em casos extremos e aplicado por quem saiba de fato o método operacional.
É um produto muito forte, e nas embalagens é mencionado: “Produto perigoso, causa queimaduras graves, por conter produto fortemente ácido.”
Segundo a Legislação o Produto é classificado como substância Irritante e corrosiva, e dentre os efeitos do produto à saúde, pode causar irritação ocular, na pele e em vias respiratórias.
Osmar Viviani – Consultor do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação e Serviços Terceirizados (SEAC-SC) – Especialização em Vigilância Sanitária; Auditoria e Perícia Ambiental; Gestão do Meio Ambiente; Metodologia da Higienização Hospitalar; Remoção de Manchas