fbpx

Francisco José de Souza Jaques

Compartilhe
  • Formação: Curso de Síndico Profissional e Administrador de Condomínios pelo CONASI do Sr. Sergio Craveiro; Curso Superior de Gestão Avançada em Vendas pelo Instituto do Saber
  • Cidades em que atua como síndico: São José
  • Síndico em: Atualmente nenhum, sendo apenas Presidente do Conselho do Condomínio Residencial Porta do Sol, onde reside
  • Tempo de atuação como síndico: Foi Síndico do seu Condomínio por três anos. Vai se e candidatar para o ano de 2020
Foto: Divulgação

Qual o maior problema que teve que resolver como síndico:
A realização de revisão e execução da parte elétrica do Condomínio, que na época tinha 15 anos de construção e apresentava muita queima das placas dos elevadores, lâmpada de sinalização do para raio e pouca iluminação nas garagens.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada no condomínio:
Foi a de um morador que após uma noitada de carnaval, chegou no condomínio só de cueca.

Qual o maior desafio nas assembleias:
Conter os ânimos de pessoas que já vem com uma ideia fixa sobre um determinado assunto e não aceitam as ideias dos outros condôminos e a decisão da assembleia.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou:
Os Conselheiros. Inclusive assumiam os desafios que surgiam quando de minha ausência, porque os treinei para eventuais anormalidades (elevadores, falta de energia elétrica, portas e portões, bomba d’agua, luz de emergência, etc.).

Que legado deixou:
Que é possível administrar muito bem o condomínio, desde que se tenha projetos, planejamento e gestão correta do condomínio.

Conselho de Síndico para Síndico:
Tenha projetos. Tenha planejamento. Administre o condomínio baseado nas Leis, Normas, Convenção e Regimento Interno do Condomínio.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Administre o condomínio com base na legislação pertinente. Procure dar soluções e respostas rápidas às solicitações, pedidos, reclamações, elogios e sugestões que tiver conhecimento. Haja com firmeza sem necessidade de ser ríspido. Não se envolva ou tome partido em problemas particulares dos condôminos.

Como é o síndico do futuro:
É aquele que sempre está atualizado através de cursos, palestras, reuniões, legislação, normas, etc., e acompanha as tecnologias, materiais, mão de obra, que venham melhorar a administração e funcionalidade do condomínio.

Recado para os condôminos:
Gentileza gera gentileza.

Quem é você?
Sou uma pessoa feliz, realizada e de bem com a vida.

Compartilhe

Leia também