fbpx

Fernando Soares Cordeiro

Compartilhe
  • Cidade em que atua como síndico: Atualmente em Itajaí, Penha e Balneário Camboriú
  • Síndico em: 19 condomínios
  • Tempo de atuação como síndico: Há 9 anos no segmento e há 4 como síndico profissional
Foto: Divulgação

Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Recentemente uma mãe desesperada me chamou no WhatsApp pedindo socorro, dizendo que ela e o filho de 5 anos estavam sendo agredidos pelo namorado, me desloquei o mais rápido possível para o condomínio e solicitei apoio da guarda municipal que chegou em alguns minutos, subimos até o andar e os gritos e choros estavam amedrontando vários moradores, o agressor com medo se recusava a abrir a porta do apartamento e foi necessário várias negociações para que ele se rendesse e abrisse a porta!

Após rendê-lo os policiais autorizaram a entrada ao apartamento que estava todo revirado e com os móveis fora do lugar, o menino desesperado corria de um lado para o outro enquanto a mãe estava escondida embaixo de uma bancada na cozinha, com as roupas rasgadas e tremendo muito!

Enquanto duas políciais a acalmavam me pediram para descer com o menino para tirá-lo daquele ambiente.

Descemos até a piscina onde ele me contou que ja sabia nadar, fomos até as garagens onde ele ainda com vóz de choro me falava as cores dos carros e me contava que quando crescer irá ter um carro igual ao do Batman.

Quando percebi que a viatura saia do condomínio com o agressor, voltamos até o apartamento onde uma psicóloga ja atendia a Mãe, que me pediu para ficar com o menino até que ela fosse até a delegacia para prestar depoimento.

Cancelei meus compromissos e fomos para minha casa, cheguei de surpresa com o menino no colo, minha esposa sem entender nada tentava descobrir quem era aquele menino, enquanto minha filha de 3 anos olhava toda empolgada perguntando se eu havia trazido um amigo de presente pra ela, foi incrível a sensação!

Almoçamos e brincamos muito durante a tarde, ja no início da noite quando perguntamos ao menino se ele queria ir embora ele pediu para passar a noite com a gente, já com as situações resolvidas, a mamãe foi buscá-lo. Frequentemente minha filha lembra do amigo e pergunta quando ele virá novamente para brincar.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Uma vez um senhor após uma calorosa discussão com a esposa saiu de casa por algumas horas para esfriar a cabeça, quando  retornou ao apartamento percebeu que a esposa havia trocado a fechadura da porta, o que o deixou desesperado, pois ela estava passando por uma depressão e temia o que ela poderia fazer trancada no apartamento. Após várias tentativas para abrir a porta e chamar a esposa ele decidiu me ligar pedindo ajuda ou a indicação de um chaveiro pois já era tarde da noite, como estava em um evento próximo ao condomínio acionei um chaveiro e decidi ir até lá para auxiliá-lo.

Aguardei a chegada do prestador na portaria, subimos até o apartamento, e para nossa surpresa ele não estava no local como combinado, tentei por várias vezes fazer contato por telefone porém não obtive sucesso. Decidimos acionar a campainha na esperança que ele já havia conseguido entrar no apartamento e tudo estivesse resolvido, a esposa nos atendeu dizendo que o esposo não estava e que teria saído para ir ao mercado. Expliquei a ela o que estávamos fazendo ali, e depois de várias tentativas conseguimos contato, falamos que estávamos em seu apartamento e ele sem entender nada disse que estava sentado ao lado da porta nos esperando. Só aí entendemos que ele havia errado a torre entrado no prédio errado e estava tentando abrir o apartamento do bloco vizinho, por sorte era um apartamento vazio e não tivemos maiores problemas, até hoje quando nos encontramos rimos muito da situação.

O maior desafio nas Assembleias?
Apresentar as melhorias realizadas no decorrer do mandato e ter as contas aprovadas por unanimidade, ter a incrível sensação de ser eleito por unanimidade quando havia outros candidatos com grande potencial, apresentar um bom plano de gestão para o próximo ano e ter a certeza da capacidade e conhecimento para resolver todas as situações no próximo mandato.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Desde o início da minha carreira como síndico profissional, tenho tido muitos apoiadores,  pessoas que somam e me dão forças para continuar, uma dessas pessoas em específico, votou contra a contratação de um síndico profissional em meu primeiro condomínio, e hoje é um dos meus mentores e uma pessoa que me ajuda muito com seus conselhos e palavras de incentivo.

Que legado deseja deixar?
Quero ter o prazer de ser usado como exemplo de que uma pessoa improvável, sem condições financeiras, sem formação e sem apoio das pessoas que mais esperava, é capaz de virar o jogo dar volta por cima, conquistar o próprio espaço, e se tornar especialista na gestão condominial.

Conselho De Síndico para Síndico
Viva intensamente o agora, esteja antenado em tudo, aprenda a gostar de problemas, faça de cada situação uma oportunidade para fazer o bem a alguém, faça até mesmo aquilo que não é a sua obrigação e use este ato como oferta para as pessoas que você beneficia no dia a dia. 

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Acredite, você pode, você merece e se deu certo para mim, vai dar certo pra você também.

Como é o síndico do futuro?
Somente aquele que entender que, ao mesmo tempo que deve fazer o papel de síndico, tem que fazer o papel de psicólogo, amigo, pastor e até mesmo de xerife saberá lidar com os desafios dos condomínios.

Recado para os condôminos:
Dê valor a quem se disponibilizou a cuidar do seu patrimônio, acredite no profissional, incentive boas atitudes e valorize cada progresso, na crítica construtiva seja humano e cauteloso.

Quem é você?
Uma pessoa que entrou para a  profissão após uma rasteira de pessoas que considerava ser os melhores amigos, sem muita expectativa, pensando que ainda não estava pronto, porém se dedicou, acreditou, e hoje tem a certeza de que realmente há males que vem para o bem, e tem a convicção de que se estivesse ainda na zona de conforto, não estaria bem consigo mesmo como está agora,  acreditando a cada dia que está na profissão cert,a no momento certo e que o futuro é certo.

Compartilhe algum case bacana do(s) condomínio(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Tive a oportunidade de montar a primeira loja de conveniência dentro de um condomínio em e Itajaí, foi incrível desde o início da aprovação até a inauguração do espaço, algo inovador que trouxe muita comodidade e valorização para o imóvel.

Devido à grande experiência na área de manutenção, tenho tido muita ênfase na gestão das manutenções preventivas em meus condomínios, onde os próprios condôminos reconhecem que os condomínios funcionam no modo automático e dificilmente temos manutenções emergenciais.

Estamos elaborando um curso completamente diferente do que tem no mercado atual para Síndicos Profissionais, a ideia é que o curso seja aplicado completamente na prática, onde os alunos irão me acompanhar em minhas visitas aos condomínios e  vivenciar na prática os trabalhos do  dia dia por um período determinado, com direito a vistorias e visitas técnicas em empresas do ramo para entenderem como tudo funciona.

Compartilhe

Leia também