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Eu amo Condomínio chega a Santa Catarina com a missão de facilitar a vida das pessoas

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Tecnologia, gestão e humanização são os pilares da administradora de condomínios fundada por Marcelo Duarte, que terá a sua primeira franquia catarinense em Florianópolis

Clóvis Faistel, franqueado da unidade Florianópolis Foto: Divulgação

O que poderia ser apenas um “bico” para um jovem acabou se tornando uma paixão na vida de Marcelo Duarte, fundador da Eu Amo Condomínio – prestadora de serviços especializados para a gestão desses complexos que, através da tecnologia, está transformando o mercado de administração condominial. A empresa, que conta atualmente com 37 franqueados em 14 estados brasileiros, abre a primeira unidade em Santa Catarina, em Florianópolis, no dia 9 de março. Com o objetivo de “ser o McDonald’s” do seu segmento de atuação, Duarte tem a expectativa de chegar a 2030 com 500 franqueados atendendo a 15 mil condomínios. “Estamos caminhando para isso”, destaca.

Marcelo Duarte / Foto: Divulgação

Caminho esse que começou a ser percorrido por ele quando tinha 18 anos e datilografava na máquina de escrever os boletos das taxas dos moradores de três prédios em que seu pai, Neto Duarte, era síndico, em Jacareí (SP), para ter dinheiro para sair com os amigos, namorar e poder usar o carro da família. “Parece uma brincadeira, mas foi muito sério”, relembra. Foi com essa experiência e ouvindo de Neto que “condomínio tem muito problema, não vai mexer nisso” que Duarte viu uma grande oportunidade de negócio. Mas, antes de colocar em prática o sonho de ter a própria administradora, o empresário entrou no curso de Comunicação Social da Universidade do Vale do Paraíba, em São José dos Campos (SP), e montou junto com o jornalista Evaristo Costa e outros dois colegas, a TV educativa da instituição.

“Estava no meu último ano e envolvido com esse projeto, mas continuava fazendo algumas coisas para o meu pai”, conta. Duarte comenta que sempre teve muita inquietude e vontade de construir algo seu. Cheio de ideias foi falar com o reitor da universidade para ter uma chance de implementar algumas inovações. Com a falta de espaço para seus planos, ele recorda que foi naquele momento que teve um feeling de que era a hora de empreender e trancou a matrícula. “Na época, tinha uma namorada que foi fazer Engenharia de Computação e trabalhava na IBM e ela disse que faria o software para a gestão dos condomínios, mas só com a condição da gente se casar”, brinca Duarte.

Naquele mesmo ano, em 1998, aos 24 anos, a namorada Luciana virou esposa e juntos eles fundaram a Sigecon – Sistema de Gerenciamento Condominial. “A gente se diverte dizendo que levou o contrato social da empresa para ser assinado no cartório na mesma hora do casamento”, revela. Desde o princípio, a proposta do empresário era a de tornar os condomínios lugares mais harmoniosos e alegres para se viver, com segurança e valorização dos imóveis, auxiliando e facilitando a vida de síndicos e moradores. Com a evolução do negócio, o Duarte viu que era o momento de novos desafios e, em 2009, ele disse para Luciana que queria fazer da Sigecon uma franquia. Naquele ano, eles passaram a ser o primeiro empreendimento de condomínios da Associação Brasileira de Franchising (ABF). A visibilidade e expansão atraíram os holofotes para a Sigecon, que chamou a atenção de grandes empresas e multinacionais, o que levou Duarte a se associar a uma companhia líder mundial no setor com sede em Portugal, em 2012. “Ficamos dois anos, mas os valores não eram muito comungados e a sociedade não funcionou”, aponta.

Marca que reflete uma paixão

Depois disso, Duarte e Luciana ficaram durante três anos planejando e desenvolvendo novos produtos até o lançamento, em 2017, da Pasta 100% Digital, com toda a movimentação do condomínio sendo feita eletronicamente. “Um dia após os pagamentos serem realizados, sejam de impostos, serviços, taxas ou salário dos funcionários, eles ficam disponíveis para os moradores”, detalha. Estava plantada a semente do que seria a Eu amo Condomínio, que iniciou sua operação em maio de 2019.

Somos uma administradora que usa franchising para trazer empreendedores que querem fazer a transformação do segmento com a gente.

Marcelo Duarte

Duarte relata que já tinha a marca registrada e que, quando decidiram abrir a nova empresa, não havia outro nome que definisse melhor o amor que ele tem por essa área e por pessoas.

Criado no interior de São Paulo, onde via seus pais e vizinhos se ajudarem, Duarte queria resgatar o senso de comunidade e oferecer serviços que não existiam no mercado para facilitar a gestão dos síndicos através de uma plataforma totalmente digital. A tecnologia, inclusive, é uma das bases que fundamentam a franquia, que conta com um backoffice para dar suporte aos franqueados e aos moradores, realizando toda a parte de emissão de boletos, contas a pagar e receber e call center. Os clientes têm também acesso a um aplicativo que reúne todas as informações do seu prédio, no qual podem fazer reservas de espaços, sugestões e assembleias. “Além da transparência, esse modelo de operação traz agilidade para o dia a dia das pessoas, dando mais tempo para elas ficarem com quem amam”, salienta. Recentemente, o app passou a disponibilizar opções de delivery, pet shops e lavanderia por meio de fornecedores cadastrados na plataforma.

O foco nas soluções tecnológicas, no entanto, não tira a humanização do negócio, que tem os próprios franqueados realizando o atendimento dentro dos condomínios.

As unidades não têm sede, os empreendedores trabalham de casa e possuem um carro que é adesivado com a marca para que eles possam estar próximos dos síndicos e moradores. É um processo diferente do que o mercado tradicional está acostumado.

Marcelo Duarte

Duarte explica que os condôminos recebem um push (notificação) no celular avisando quando o administrador estará no seu complexo. Ele acrescenta ainda que a empresa está preparando os franqueados com técnicas de programação neurolinguística e de inteligência emocional para lidar com as diversas situações que ocorrem nesses ambientes. “O relacionamento com as pessoas é outro pilar nosso. O maior patrimônio de um condomínio não é feito de cimento e de tijolos, é do ser humano que ali habita”, define.

Completando as bases que fundamentam a Eu amo Condomínio está a gestão – auxiliar e ensinar os síndicos como fazer a administração de suas estruturas e sobre a responsabilidade civil, criminal, tributária e outras que eles têm ao assumir o cargo. A franquia conta também com um programa de gestão único, em que são listados todos os critérios que precisam ser cumpridos pelos síndicos, como atualização de laudos técnicos, limpeza de caixas d’água, manutenção e outros. Quando todas as obrigações estabelecidas forem cumpridas, eles recebem um certificado da Fundação Vanzolini, reconhecida como a principal certificadora do País.

Expansão durante a pandemia

As mudanças impostas pelo coronavírus no último ano não modificaram apenas as relações humanas como exigiram do mercado soluções para atender a essa nova realidade mundial. A pandemia, comenta Duarte, fez muitas pessoas se darem conta da importância da tecnologia e de que havia uma rede de apoio nos condomínios, com vizinhos se ajudando em momentos difíceis. Esse período foi também de crescimento para a Eu amo Condomínio.

Fizeram matérias sobre a Eu amo Condomínio em vários canais de comunicação e empresários começaram a nos procurar devido às inovações que estávamos oferecendo. O fato de já estarmos preparados tecnologicamente favoreceu essa expansão.

Marcelo Duarte

Hoje, ao invés de um coquetel de lançamento de uma unidade para 60 pessoas, é feita uma transmissão no Facebook com 2 mil participantes. Duarte observa ainda que o cenário fez com que muitos perdessem seus empregos e companhias, e levou várias pessoas a verem no negócio algo novo em que podiam investir.

A ampliação das franquias teve início pela região de São José dos Campos (SP), onde fica a única sede da Eu amo Condomínios e funciona o backoffice, com um projeto-piloto feito com a filha de Duarte e Luciana, Mariana, de 20 anos. “Somos uma empresa familiar. Claro que agora estamos transformando ela em uma Sociedade Anônima, mas nunca perdemos a essência. É uma história bonita que começa com meu pai, passa por mim e agora pela minha filha”, frisa. Depois dessa unidade, vieram outras no estado de São Paulo e em regiões como Amazonas, Tocantins, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Paraná e agora Santa Catarina. “Para janeiro de 2022, queremos chegar com o dobro do número de franqueados, que hoje é de 37’, projeta.

Para Duarte, o segredo para alcançar esse resultado é ter soluções simplificadas e intuitivas e uma boa comunicação. “Sempre falo para o franqueado se colocar no lugar do cliente quando for prestar algum serviço, ver como gostaria de ser tratado e fazer igual”, orienta. Ele acrescenta que para não perder a excelência no atendimento, cada franquia pode ter no máximo 30 prédios, para manter o relacionamento humano e o contato feito diretamente pelo empreendedor.

Unidade de Santa Catarina será gerida por um Síndico Cinco Estrelas

Inaugurada em 9 de março, a primeira agência da Eu amo Condomínio em Santa Catarina irá atender ao mercado de Florianópolis. As expectativas com o negócio são muito boas em razão dos diferenciais dos produtos para os clientes, como adianta o franqueado da unidade, Clóvis Faistel. Nascido em Três Passos, no Rio Grande do Sul, criado no Paraná e morando há 32 anos na capital catarinense, Faistel brinca que do Sul ele entende. Com formação em gestão hoteleira, há cerca de cinco anos ele atua como síndico profissional e possui, nesse momento, uma carteira com dez prédios. Em fevereiro, o empreendedor foi certificado pela Fundação Vanzolini como Síndico 5 Estrelas. “Em Florianópolis, comigo, são apenas três pessoas com esse reconhecimento e cinco em todo o Estado”, comemora.

Clóvis Faistel, franqueado da unidade Florianópolis Foto: Divulgação

Faistel mudou os rumos de sua carreira quando foi convidado, há 12 anos, por uma administradora de condomínios para gerenciar o escritório deles em Florianópolis. “Trabalhei com eles por mais ou menos seis anos e, quando me desliguei, os empreendimentos que cuidava passaram a me chamar para ser síndico profissional”, lembra ele de como tudo iniciou. Segundo Faistel, uma das principais dificuldades de quem começa nessa área é a falta de experiência. “Eu já tinha uma bagagem no setor mais a do ramo hoteleiro. Para mim, os dois segmentos são iguais, o que os difere é que nos prédios o cliente é, na maioria das vezes, sempre o mesmo. Já no hotel, ele é alterado a cada dois, três dias”, compara.

Sobre a decisão de se tornar um franqueado da Eu amo Condomínios, ele conta que quem está no mercado busca sempre algo novo para agregar aos seus serviços. “Estava atrás de um produto que não fosse apenas o síndico profissional e, pesquisando vários negócios, fiquei sabendo da empresa e o modelo de operação que eles propunham se encaixava dentro do que queria oferecer” enfatiza. Faistel destaca também que viu um grande potencial em poder usar o seu know-how em atendimento aos condomínios e ter o apoio do backoffice da franquia. Conforme ele, outra vantagem que chamou a sua atenção foi a questão do sócio-operador, de ser o próprio empreendedor a estar na linha de frente, atuando dentro dos complexos. “Estamos mais presentes, ajudando o síndico no dia a dia. Visito pelo menos uma vez por semana cada cliente”, reforça.

Faistel aponta ainda a operação 100% digital e o relacionamento como fatores que diferenciam a Eu amo Condomínio das demais administradoras, que muitas vezes aparecem nos locais apenas quando têm assembleia de moradores. “A comunicação é a chave para você conseguir adesão ao seu trabalho e mostrar o que está fazendo”, defende o Faistel, que está preparado para ampliar sua carteira de condomínios.

Acesse euamocondominio.com

Este publieditorial é patrocinado pela Eu Amo Condomínio

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