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CredCrea facilita rotina de síndicos com produtos exclusivos para condomínios

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Com 17 anos de atuação, a cooperativa de crédito sediada em Florianópolis (SC) leva inovação e economia para a administração de complexos residenciais e comerciais do Sul do País. Atendimento personalizado e serviços com taxas menores que as das instituições financeiras tradicionais são alguns dos diferenciais que a CredCrea oferece para os cerca de 400 empreendimentos cooperados.

Foto: Daniel Zimmermann

A Cooperativa de Crédito dos Profissionais dos Creas e demais Áreas Tecnológicas (CredCrea) possui, desde o início da sua operação, em 2004, associados que eram síndicos nos condomínios onde moravam ou faziam manutenção, reforma ou consultoria para essas estruturas. Dessa forma, foi natural que esses complexos também se tornassem cooperados pouco tempo depois da fundação da organização. Criada a partir da união e da vontade de 33 pessoas dos segmentos de engenharia, arquitetura e tecnologia de terem uma instituição financeira que disponibilizasse serviços com condições mais atrativas, a CredCrea conta com produtos específicos para os empreendimentos residenciais e comerciais e um relacionamento próximo com seus associados.

Com sede na capital catarinense, a cooperativa atende de maneira presencial e digital a aproximadamente 400 condomínios dos três estados do Sul do Brasil. São 14 postos instalados em Santa Catarina e no Paraná e a previsão é ter uma unidade física no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, até o final do ano. Para que os administradores possam executar suas atividades com mais agilidade e simplicidade, a CredCrea oferece aos complexos serviços como conta corrente, emissão de boletos, gestão de documentos e folha de pagamento dos funcionários. Além desses, as cobranças e os pagamentos bancários são outras movimentações bastante demandadas pelos síndicos, que têm ainda opções de seguros e empréstimos – que são definidos após análise da realidade e capacidade financeira de cada empreendimento.

Com uma política de investimento austera, a organização traz mais confiança e transparência para as operações e tranquilidade para os gestores, que não correm o risco de perder os recursos aplicados. As movimentações realizadas na cooperativa têm ainda a segurança de um fundo garantidor de crédito, que assegura R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. A CredCrea faz parte também de um sistema cooperativo, o Ailos, que agrega 14 instituições e reúne mais de 1 milhão de associados no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná e mais de R$ 13 bilhões em ativos.
As taxas mais acessíveis dos serviços, com valores menores que os praticados por bancos tradicionais, e a não cobrança da tarifa de manutenção da conta corrente são outros diferenciais da cooperativa. Outro benefício para os administradores é que o fundo de reserva aplicado na CredCrea costuma ter uma rentabilidade superior a do mercado. “A ideia é ajudar na rotina e nas dificuldades dos associados”, destaca o diretor de Operações da organização, John Hauptli.

Cooperativa tem linha de crédito específica para os empreendimentos

Cesar Augusto Fabre – Diretor Executivo da CredCrea – Foto: Daniel Zimmermann

Com o crescimento do número de condomínios associados, a CredCrea sentiu necessidade de elaborar produtos novos e exclusivos para esse público. Nesse sentido, foi lançada uma linha de crédito voltada unicamente para esses complexos que, muitas vezes, precisam de uma reforma, um conserto emergencial ou querem investir em ações para a redução do consumo de energia e água, mas não têm recursos suficientes no fundo de reserva. A operação, que não existe em outras organizações financeiras, tem uma taxa de juros fixa de 1,48% ao mês, prazo de até 48 meses e carência de 60 dias. ]

“A cooperativa fala a mesma língua dos condomínios. São poucas as instituições financeiras hoje que conseguem atender em crédito a esse público”,

acrescenta o diretor executivo da organização, Cesar Augusto Fabre.

Outra inovação destinada para esses empreendimentos em andamento é o atendimento telepresencial por videoconferência. “Será um canal em que os condomínios terão contato com uma pessoa treinada e que entende a realidade desse segmento”, adianta Fabre. Ainda em desenvolvimento, a estimativa é iniciar o projeto-piloto até o final deste ano.

Para acessar a todos esses serviços, os síndicos precisam abrir uma conta corrente para o complexo, que se torna um cooperado a partir da aquisição de uma quantidade de cotas. Todo ano, a instituição devolve uma parte dos resultados que ela alcança aos associados. Assim, mais do que a economia com as taxas, os condomínios transformam-se em donos da cooperativa e têm o retorno das sobras (resultado positivo da organização), que é uma rentabilização para os seus integrantes.

Atendimento pessoal e não como mais um número

O engenheiro civil e síndico proprietário Maurício Pruner tem um relacionamento de longa data com a CredCrea. Há cerca de 15 anos, ele ficou sabendo da cooperativa por um amigo e resolveu se tornar um cooperado, primeiro como pessoa física e depois como pessoa jurídica. Quando assumiu como síndico do complexo comercial 7 Eco Office, em Itajaí (SC), o empreendimento já era atendido pela instituição – o que otimizou sua rotina, pois já conhecia o funcionamento e as vantagens da organização. A economia para o condomínio, devido às taxas mais baixas do mercado, e o atendimento personalizado foram decisivos para Pruner levar também o Residencial Luna Rosa, edificação em Florianópolis (SC) que começou a administrar recentemente, para a CredCrea. “Eles te atendem como pessoa e não como um número”, afirma.

Maurício Pruner – Engenheiro Civil e Síndico – Foto: Divulgação

Segundo ele, a cooperativa é um “banco família”, onde ele conhece todos os caixas pelo nome na unidade que frequenta. Ele diz ainda que o acesso aos funcionários e gerentes, seja presencialmente ou por WhatsApp, é ágil e o retorno, rápido. “Diferente de um banco tradicional em que você cai em um 0800 e tem que confirmar um milhão de senhas antes de falar com alguém. É surreal! Eu não troco a CredCrea por nenhuma instituição financeira comum ou digital”, declara. Não pegar fila quando precisa ir na agência, ter uma convergência com o sistema das administradoras dos complexos e uma carteira de investimentos que se encaixa no perfil de cada estrutura são outros benefícios ressaltados por ele.

Além disso, Pruner relata que o aplicativo da cooperativa é transparente e simples de utilizar. “E o melhor, não costuma ficar fora do ar, como acontece com alguns grandes bancos”, enfatiza. Os relatórios de recebimento dos condôminos também são claros e as informações disponíveis pelo sistema, como inadimplência, são fáceis de verificar, conforme o engenheiro. O gestor comenta que se sente seguro em relação as suas operações, pois a CredCrea é gerenciada por pessoas eficientes, que no fim do ano trazem resultados de fato – que são compartilhados entre os associados.

O diretor de Operações, John Hauptli, complementa que a instituição preza muito por ter um relacionamento próximo com os cooperados. “Sabemos que as organizações buscam, cada vez mais, o atendimento digital e reconhecemos a importância disso. Mas, queremos disponibilizar esse contato virtual atrelado ao presencial. O associado não é só mais um número”, frisa. Nos postos, os síndicos são recebidos por um funcionário, que já conhece a rotina e o funcionamento dos condomínios e pode dar um suporte personalizado. “A maior vantagem da CredCrea é esse atendimento humanizado, que gera um vínculo de confiança, diferente da relação que existe em um banco tradicional”, enfatiza o diretor executivo, Cesar Augusto Fabre.

Serviços digitais auxiliam na gestão dos complexos

John Hauptli – Diretor de Operações da CredCrea – Foto: Daniel Zimmermann

Com uma rotina repleta de tarefas a serem cumpridas e, muitas vezes, mais de um condomínio para administrar, os síndicos buscam soluções que economizem tempo e tragam mais agilidade para suas atividades. Para assegurar a facilidade que esses gestores procuram para o seu dia a dia, a CredCrea possui ferramentas digitais que permitem que eles realizem diversos serviços sem precisar sair do empreendimento. Através do Internet Bank e do aplicativo da cooperativa, é possível pagar contas, fazer recebimentos e emitir boletos, por exemplo. As plataformas virtuais possibilitam ainda que o síndico acompanhe de maneira acessível as operações relacionadas aos complexos. Já nas unidades físicas, o atendimento também é rápido e sem filas e há ainda a opção de utilizar os caixas de autoatendimento.
A comunicação é outro fator importante para a instituição, que mantém diferentes canais de contato: WhatsApp, e-mail, chat no site e telefone. O objetivo é tornar mais próxima a relação entre associados e funcionários e dirigentes da instituição. Outro benefício para os condomínios é que os postos de atendimento contam com uma sala reservada para garantir a segurança das informações dos empreendimentos durante os processos efetuados. A atenção e a estruturação para disponibilizar produtos e serviços cada vez melhores estão presentes desde sempre na trajetória da CredCrea.
E o resultado dessas ações pode ser atestado pela ampliação da organização, que passou de 33 associados em sua fundação para em torno de 25 mil – tornando-se hoje a maior cooperativa de crédito que atende a um segmento profissional do País em número de cooperados. A taxa de crescimento do número de associados é de cerca de 15% ao ano. No planejamento futuro da instituição, estão a expansão no Paraná, que já possui unidades em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina e Maringá, e no Rio Grande do Sul, com a meta de chegar a 30 postos físicos em cinco anos.

Foto: Daniel Zimmermann

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