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CMPremium alia tecnologia e atendimento personalizado para oferecer soluções completas de gestão condominial

Com sedes no Paraná e em Santa Catarina, a administradora já assessorou mais de 1 mil síndicos ao longo dos seus 12 anos de atuação nesse mercado, atendendo atualmente mais de 200 condomínios, em uma trajetória marcada desde o início pela valorização do relacionamento próximo com gestores e condôminos.

Cybele Bajerski Gestora e Beatriz Mello Diretora-executiva da CMPremium Administradora de Condomínios Foto: Alex Miranda

Ser o braço operacional dos síndicos, possibilitando que eles tenham mais tempo para pensar estrategicamente os seus complexos, é um dos pilares que sustentam o trabalho da CMPremium Administradora de Condomínios, empresa que em agosto deste ano completa 12 anos atendendo a empreendimentos de cerca de 30 cidades do Paraná e de Santa Catarina. No entanto, a história da companhia começa bem antes, quando o advogado especializado em Direito Condominial, Claudio Marcelo Baiak, percebeu que poderia usar sua experiência na área e o conhecimento adquirido na observação do que funcionava e daquilo que não dava certo na gestão desses espaços para elaborar um modelo inovador de administradora.

Baiak, que já atuava no direito condominial em Curitiba (PR) desde 1997, fundou a CMPremium para colocar em prática sua visão sobre gerenciamento de condomínios com o foco na prevenção. Para isso, desde o início na capital paranaense, apostou no desenvolvimento de setores técnicos específicos para suprir todas as necessidades que envolvem esse tipo de empreendimento, seja ele residencial, comercial ou misto, e no relacionamento personalizado com síndicos e condôminos. “Ter uma central de relacionamento no atendimento para clientes, síndicos, conselheiros, condôminos, funcionários e fornecedores, que faz o link com os demais segmentos, como financeiro, de cobrança, compras e manutenção e recursos humanos, era um dos pontos que o Marcelo notou para idealizar uma empresa diferenciada e eficiente”, salienta a diretora-executiva da CMPremium, Beatriz Mello.

Foto: Alex Miranda


A tecnologia é outro elemento essencial na estruturação da companhia, revela Beatriz. Desde 2017, a empresa vem avançando nesse campo, trocando equipamentos, usando programas certificados, investindo em antivírus e em um servidor próprio – ações que visam garantir a segurança das informações dos clientes. “Com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais, Lei 13.709/2018), precisamos ter ainda mais cuidado com isso”, reforça. Ela acrescenta também que a CMPremium é certificada pelo Google e está sempre em busca de novos sistemas, ferramentas e programas que agilizem e tornem mais eficientes as atividades da empresa e dos condomínios.

Foto: Alex Miranda

Segundo a diretora-executiva, a combinação da tecnologia com o atendimento humanizado das equipes – são mais de 300 colaboradores internos e externos nas sedes de Curitiba e Londrina (PR) e em Balneário Camboriú (SC) – permite oferecer soluções sob medida para os gestores. “Não tem como fazer administração desses complexos com receita pronta, cada um deles é único em suas demandas, características e realidades”, destaca. Por lidar com comunidades, vários empreendimentos reúnem mais residentes que pequenas localidades, a companhia tem uma preocupação muito grande com seus funcionários, que devem ter conhecimento aprofundado sobre a operação dos condomínios para conseguir orientar os síndicos, muitos deles sem conhecimento sobre gestão. “Nesse sentido, estamos dando mais enfoque para o nosso endomarketing sempre embasado em uma política de compliance para que nossos colaboradores entendam o conceito de estar de acordo com os padrões e regulamentos internos e externos (legislação) e agir com transparência”, assinala.

Transparência essa que se estende a todos os canais de contato da CMPremium com os administradores e condôminos, através da disponibilização online, via site e aplicativo, de todos os documentos dos complexos. Inclusive, se comunicar de forma assertiva com os clientes é uma das muitas metas da empresa, que agora conta com um setor de marketing e com profissionais que ajudam a levar as informações até as pessoas de maneira mais clara e objetiva, incentivando-as a participarem da vida condominial. Beatriz lembra ainda que, desde 2017, a companhia possui um canal no YouTube, que é utilizado para detalhar e debater temas relevantes para o cotidiano dos empreendimentos e para esclarecer cada vez mais o que é fazer a gestão desses espaços.

Além disso, nesses 12 anos da CMPremium, um ponto fundamental em sua trajetória são as palestras que promove tanto para seus clientes como para o público em geral. “A ideia é produzir mais conteúdo sobre administração condominial e contribuir com o fortalecimento desse mercado, evitando que maus profissionais acabem manchando o segmento”, frisa Beatriz. A diretora-executiva comenta que a pandemia de coronavírus reduziu a participação nos eventos, que passaram a ser virtuais, porém, neste ano, os encontros voltaram no formato híbrido.

Foto: Alex Miranda

Empresa atua dentro do conceito de administração completa e com serviços inteligentes e customizados
Ao longo de sua história, a CMPremium já assessorou a mais de 1 mil síndicos e atualmente atende mais de 25 mil famílias de cerca de 200 condomínios espalhados pelos estados do Paraná e de Santa Catarina. Para atender a tantas pessoas, a companhia tem funcionários que são especializados em suas áreas de atuação e distintos setores para responder às múltiplas necessidades de seus clientes dentro do princípio de administração completa, que enxerga os complexos em sua totalidade e conforme suas particularidades. Cada empreendimento possui um gestor, o que possibilita centralizar as demandas e solucioná-las de maneira personalizada com mais rapidez. “Quando um novo condomínio chega, fazemos um diagnóstico de toda a estrutura e gestão e preparamos um relatório que retrata como está o local e nos permite traçar estratégias junto com o síndico”, detalha a diretora-executiva, Beatriz Mello.

Entre os serviços disponibilizados pela empresa estão os setores financeiro e contábil, de cobrança, de orçamento e compras, de gestão de recursos humanos – destinado tanto para os trâmites com colaboradores próprios dos complexos como terceirizados – e um exclusivo de Assembleias. A CMPremium oferece também um setor de manutenção, um plantão 24 horas para os síndicos e a central de relacionamento para os condôminos por telefone e chatbot via WhatsApp. “Nossas soluções são customizadas e inteligentes e abrangem ainda a questão da mão de obra, pois contamos entre os nossos funcionários com administradores que trabalham dentro dos empreendimentos, além de porteiros, vigias e zeladores”, exemplifica. Beatriz relata que a companhia possui programas de qualificação para seus integrantes, como o Capacitar e o Evoluir, que aborda vários assuntos, como a ansiedade que foi acentuada pela pandemia. “É um espaço de acolhimento, para eles pensarem na vida no escritório e no home office”, pondera.

Além disso, a empresa tem expertise na instalação de condomínios, fazendo a conexão com as construtoras e as auxiliando na definição da convenção, na previsão orçamentária e na organização do evento de inauguração, quando ocorre a primeira assembleia. “Buscamos entender qual é a ideia daquele complexo e como é o seu funcionamento, e podemos trabalhar desde o lançamento do empreendimento”, enfatiza Beatriz. O modelo diferenciado de atuação já rendeu à CMPremium o reconhecimento do segmento e dos clientes e dois prêmios Top Empresarial, entregues pela Associação dos Empresários da Região Sul e Mercosul, em 2019 e em 2021. A distinção destaca companhias de diversos setores por sua excelência em tecnologia e inovação.

Expansão para Santa Catarina e para o interior do Paraná

Foi através do serviço de instalação de condomínios que a empresa viu se abrir uma chance para entrar no mercado catarinense e ampliar o atendimento para outros municípios paranaenses. Uma construtora de Florianópolis contratou, em 2015, a CMPremium para fazer esse serviço em dois complexos imobiliários que seriam erguidos em Curitiba. Após essa atuação em conjunto surgiu o convite para administrar outros empreendimentos que a incorporadora iria lançar em Joinville e Itajaí (SC). “Não era algo que a gente planejava naquele momento, mas foi uma oportunidade de entrar em Santa Catarina”, recorda Beatriz.

Cybele Bajerski Gestora da Sede em Balneário Camboriu da CMPremium Administradora de Condomínios Foto: Alex Miranda

Depois de trabalhar com exclusividade com essa construtora, em dezembro de 2018 foi inaugurada a CMPremium em Balneário Camboriú, revela a gestora da sede, Cybele Bajerski. “Com características bem particulares, com os imóveis ficando fechados a maior parte do ano, a localidade é carente de companhias que ofereçam uma administração completa. O foco é ainda muito na parte de contabilidade”, avalia. Segundo ela, a missão na região – a empresa abrange também Jaguará do Sul e Joinville – é mostrar o que é fazer gestão condominial e todas áreas que ela envolve.

Cybele salienta que Balneário Camboriú vem crescendo continuamente, com novos complexos surgindo a todo momento, demonstrando o potencial dessa parte do estado para a ampliação da carteira de clientes. Ela explica ainda que, apesar do maior movimento de moradores ser registrado nas férias, a CMPremium atua durante todo o ano em conjunto com os administradores para que os empreendimentos estejam preparados para receber as pessoas. Outra característica ressaltada pela gestora é que o mercado condominial vem evoluindo muito no estado, assim como o número de síndicos profissionais.

Foto: Alex Miranda

“Acho que a parte de gestão de pessoas é a mais difícil dentro dos complexos, algo que a pandemia acabou complicando mais devido à intensificação dos conflitos, resultado da convivência que passou a ser o tempo todo. E esse cenário também contribuiu para que mais condomínios terceirizassem suas administrações”, sentencia. Tanto Cybele como Beatriz apontam que a pandemia acelerou o processo de digitalização de documentos e serviços da companhia, com destaque para as assembleias virtuais.

Em julho de 2021, a CMPremium inaugurou uma nova sede em Londrina, em uma movimentação semelhante a que levou a empresa para terras catarinenses: o convite de uma construtora para a instalação de dois empreendimentos. Através dessa equipe e da solução de administradora virtual, a empresa consegue atender cidades como Ponta Grossa e Guarapuava, no Paraná, e outras localidades de Santa Catarina.

Gerindo dois complexos em Itajaí e em Balneário Camboriú, o síndico profissional Rafael Benvenutti já tinha a CMPremium como uma referência antes mesmo de virar cliente da companhia. Atuando no setor desde o ano passado, ele conheceu a empresa, em 2018, quando trabalhava em uma prestadora de serviços elétricos e de manutenção. “Naquela época, eles já tinham um atendimento muito bom. Quando fiz o curso de síndico profissional, em 2021, voltei a procurar por eles e a estrutura em Balneário Camboriú é maravilhosa e o apoio e a equipe são muito eficazes”, avalia.

A flexibilidade em se adaptar à realidade dos condomínios e às necessidades dos administradores é um dos diferenciais da companhia relatado por Benvenutti. “Os funcionários estão disponíveis para me auxiliar o tempo todo. O suporte deles vem na resolução de problemas do dia a dia, na busca por melhores fornecedores e preços, nas contratações e revisões de contrato. Eles vão além das obrigações, do básico”, cita. O gestor relata ainda que o portal dos moradores da CMPremium é uma ferramenta muito útil na sua rotina, com toda as informações que precisa, como atas, balancetes, reservas dos ambientes dos condomínios e notas, acessíveis em qualquer dispositivo.
De acordo com o síndico, a empresa cria um relacionamento que não é só de cliente, os colaboradores trazem os administradores para o mais perto possível. “Eles praticamente nos carregam no colo, fazendo tudo para atender bem as pessoas. E noto que isso é com todos os gestores da região”, acrescenta.

Profissionais da CMBaiak darão palestra na Academia Síndicos Planning

Foto: Divulgação

Dentro da jornada de capacitação da Academia Síndicos Planning, os advogados Debora Nunes Camaroski e Luciano de Souza, especialistas em Direito Condominial do escritório CMBaiak & Advogados Associados e colunistas do Diretório Condominial, irão ministrar a palestra “Responsabilidade Civil e Criminal do Síndico nas Obras do Condomínio”. A atividade integra o módulo de Manutenção Predial e abordará de forma geral as implicações jurídicas do trabalho dos gestores, reforçando a importância da função que eles exercem.

A advogada explica que a palestra tem o objetivo de qualificar os profissionais do setor, no sentido deles entenderem os seus direitos e deveres. “Diferente de algumas profissões, as responsabilidades dos síndicos estão elencadas em lei e ainda há as responsabilidades adjacentes, especialmente as relacionadas às obras”, adianta Debora, que é sócia do escritório CMBaiak & Advogados Associados, especialista em Direito Previdenciário e atua há mais de 10 anos com Direito Condominial. Ela enfatiza que, com essas informações, os administradores conseguem obter um serviço bem feito dentro dos condomínios e têm o desenvolvimento da sua função assegurado, sem o risco de processos judiciais. “Vamos destacar os pontos relacionados às obras que os síndicos devem ter mais atenção, desde a escolha do profissional que irá executá-la, contrato e fiscalização até a finalização de todo o processo”, assinala Debora.

A responsabilidade civil e criminal do síndico

Foto: Divulgação

“O síndico, de acordo com o artigo 1.348 do Código Civil, que trata das suas atribuições, tem o dever de fiscalizar a conservação das edificações, incluindo as unidades particulares e as obras efetuadas nelas”, reforça Souza, que é pós-graduado em Direito Imobiliário e Notarial. De acordo com ele, a norma 16.280 da ABNT determina que o gestor deve solicitar ao condômino o projeto de modificação que será desenvolvido no imóvel, assim como as Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) e o cronograma dos trabalhos.

Esse assunto gera muitas dúvidas nos administradores e é bastante polêmico, principalmente quando algo dá errado, acrescenta Debora. “Quando isso acontece, muitas pessoas querem colocar a responsabilidade nos síndicos, que devem saber o que de fato cabe a eles e receber todo o suporte jurídico para sua defesa”, ressalta a advogada Debora. Souza complementa que muitos questionamentos sobre esse tema envolvem a documentação necessária para aprovar as obras no condomínio e nas unidades privadas, e que ações de manutenção dependem de profissional especializado para que ocorrem de forma correta.

Para o advogado, os gestores precisam buscar conhecimento para administrar esses complexos, pois isso envolve prestação de contas, contabilidade, obras, cuidado com a estrutura da edificação, entre outras tarefas. “É uma responsabilidade muito grande”, afirma.

CMPremium Administradora de Condomínios em Santa Catarina

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