Basicoisas Express leva minimercados para dentro dos condomínios
A empresa catarinense está mudando a forma como os moradores fazem suas compras. Abertos 24 horas todos os dias da semana, as lojas nos complexos trazem praticidade, conforto e segurança para as pessoas irem de pijama buscar aquele ingrediente de última hora. Com onze unidades instaladas em empreendimentos da Grande Florianópolis, a meta é fechar o ano com 30 mercados implementados no Estado e ampliar o negócio para outras regiões através de franquias.
Imagina estar no meio da preparação de um prato e se dar conta que falta um item essencial da receita ou ter aquela vontade no meio da tarde de algo diferente para o lanche ou ainda receber uma visita surpresa e não ter nada em casa para oferecer? Sair dessas situações bastante comuns no dia a dia está mais fácil para quem mora em condomínios que possuem a comodidade e a agilidade de ter um minimercado da Basicoisas Express dentro da própria estrutura. A companhia dos sócios-proprietários João Pan Jr. e Marciano Heinzen, fundada em 2020 e com sede na capital catarinense, já levou a experiência de poder fazer compras a qualquer hora do dia sem precisar sair do complexo ou ter que esperar pelo delivery para onze empreendimentos da Grande Florianópolis.
Com a primeira unidade aberta em abril desse ano, a previsão de Pan Jr. e Heinzen é chegar ao final de 2021 com mais 30 lojas instaladas em Santa Catarina. Aliando inovação, atendimento próximo e variedade de produtos, a Basicoisas Express adapta seus minimercados aos espaços disponíveis nos condomínios e ao perfil de consumo de cada um dos complexos – sejam eles residenciais ou comerciais. “Os empreendimentos não têm custos com nada, tudo é por nossa conta”, adianta Heinzen. Ele explica que a empresa é responsável pela montagem da estrutura, com gôndolas e freezers, organização e reposição dos artigos, limpeza do ambiente e colocação das câmeras de monitoramento. Em contrapartida, as edificações recebem uma comissão das vendas para cobrir os gastos com energia elétrica.
“Damos um retorno de 3% do faturamento bruto para o condomínio, garantindo que os moradores não terão ônus com a iniciativa, só vantagens”
João Pan Jr
Funcionando 24 horas, sete dias por semana, as lojas possuem identidade visual e padrão de layout únicos, que são replicados em cada uma das unidades. O que muda entre elas é a quantidade de mercadorias, prateleiras e congeladores, que são definidos a partir do tamanho da área cedida. Entre os itens que podem ser encontrados pelos residentes – a companhia trabalha com um mix de mais de 500 produtos – estão carnes, leite, suco, pães, sorvetes, refrigerantes, salgadinhos, queijos, salame, pizza, chocolates, bebidas, pão de queijo e artigos de higiene pessoal, de limpeza e de bazar. Outro diferencial ressaltado pelos sócios é a forma de pagamento.
“Estudamos muito para que essa operação fosse simples e rápida. Temos um sistema próprio, um self checkout (autoatendimento), em que o condômino passa suas compras na leitora, escolhe como prefere pagar e a nota fiscal sai impressa. Como se ele estivesse em um supermercado”
Marciano Heinzen
Para facilitar ainda mais a rotina dos usuários e evitar erros no processo, não há balança nos caixas. Todos os elementos são vendidos já pesados e com o código de barra. Outra novidade que está em fase de finalização e deve ser lançada em setembro é o aplicativo da BasicoisasExpress. “As pessoas também poderão fazer o pagamento pelo app e, no futuro, novas funcionalidades serão agregadas, como cashback, avisos e promoções em datas especiais. Temos várias ideias”, projeta Pan Jr.
O relacionamento próximo com os síndicos e moradores e a preocupação em criar um modelo de negócio que não trouxesse incômodo para os gestores foram fatores importantes considerados pelos sócios durante o planejamento da Basicoisas Express. “Eliminamos vários cenários que poderiam dar problemas, como, por exemplo, na falta de algum produto o condômino chamar o administrador do complexo no meio da noite”, relata Heinzen. Prevendo acontecimentos como esse, os minimercados têm o número de WhatsApp da empresa em destaque para que o contato seja feito diretamente. Há ainda um controle online do estoque das unidades para evitar qualquer dificuldade nesse sentido. “A reposição é pontual, prezamos muito para não perder a qualidade do atendimento”, reforça Pan Jr. O objetivo é que o funcionário vá ao local já com artigos que faltam, organize e limpe a loja e vá embora.
Tendência que veio para ficar
A pandemia do coronavírus, que trouxe uma série de modificações na maneira como as pessoas consomem e se relacionam, e a demanda crescente por serviços automatizados e pelo comércio eletrônico acabou acelerando e oportunizando que a Basicoisas Express se tornasse uma realidade. Os minimercados nos condomínios já são uma tendência em países como Estados Unidos, Canadá e França e começam a ganhar espaço no Brasil. Heinzen e Pan Jr. acreditam que essa solução veio para ficar e que deve ser potencializada, tanto pela segurança que oferece como pela comodidade e praticidade de não ter que pegar o carro para fazer as compras diárias ou da semana. A manutenção dos home offices por muitas companhias também deve estimular o desenvolvimento do setor, avaliam os sócios.
O negócio, revela Pan Jr., nasceu antes da parceria com Heinzen. Ele conta que, ainda em 2019, concebeu em conjunto com sua família a proposta de uma franquia de utilidades domésticas, com produtos importados da China. O projeto terminou engavetado por não ser viável economicamente, mas o empresário manteve o registro da marca.
“Acompanhava esse aumento da procura por autoatendimento desencadeado pela pandemia e, quando conheci o Marciano em um curso e vi que ele tinha grande experiência no segmento condominial, surgiu a ideia de levar os minimercados para os empreendimentos e retomar a Basicoisas com outro propósito”, detalha. Heinzen atua no ramo desde 2004 e é proprietário da LojaCond, aberta dez anos depois, focada em equipamentos para esses complexos. Já Pan Jr. está à frente também da Disapar Suprimentos Industriais.
Ao longo do ano passado, os dois trabalharam no piloto da Basicoisas Express para trazer algo diferenciado ao mercado e, no início de 2021, eles passaram a apresentar a empresa e a conquistar os síndicos com as vantagens da ação, como o preço competitivo dos itens – muitos deles semelhantes ou menores que os de estabelecimentos de bairro. “Temos uma margem de lucro pequena para que a mercadoria tenha um bom giro e seja bom para nós e para os condôminos”, enfatiza Heinzen. Ele comenta ainda que muitos usuários das lojas se surpreendem com os valores e estão fazendo compras maiores que as previstas.
O retorno dos moradores do condomínio Visionnaire Neoville, em Florianópolis, mostra o acerto das decisões tomadas por Pan Jr. e Heinzen. Com 152 unidades, o empreendimento instalou o seu minimercado há mais de 50 dias e vem registrando um número alto de vendas. “As pessoas estão gostando bastante do serviço, a aprovação é geral. Os comentários no grupo de vizinhos são elogios ao espaço e aos preços, uma reação bem positiva”, comemora a síndica, empresária e jornalista Suyanne Quevedo. Há três anos no cargo, ela salienta que já estava interessada em ter uma loja no lugar que administra e onde vive. “Conhecia o Marciano por causa da LojaCond, que nos fornece equipamentos, e quando ele nos trouxe a proposta vimos que era a melhor opção para nós”, observa.
O bem-estar dos residentes, principalmente com a pandemia, foi o principal motivo para Suyanne decidir contar com um minimercado dentro do complexo. “Foi uma ótima alternativa para que os residentes não precisassem sair de casa para fazer compras, além da praticidade e da conveniência que é ter tudo a um preço bacana”, frisa. Para ela, tanto como gestora como condômina, a iniciativa traz conforto e já a salvou em várias ocasiões. Organizada no ambiente idealizado para ser uma lavandaria, a loja possui, além dos valores dos artigos, o benefício de ser uma companhia local. “Por ser daqui (SC), o atendimento é rápido e temos essa proximidade no contato”, afirma.
Expansão para outras cidades e estados será por meio de franquias
O volume de vendas e o feedback positivo dos moradores do Vila das Palmeiras, na Praia dos Ingleses (na capital catarinense), sobre o minimercado também surpreendeu a síndica profissional Sibel Uggioni. Com a unidade da Basicoisas Express implementada há mais de dois meses, ela não para de receber parabéns pela medida que, segundo Sibel, oferece praticidade e comodidade para todos. “No corre-corre do dia a dia, ninguém tem mais tempo para ficar na fila do supermercado. Ali na loja é jogo rápido e não imaginava que os preços seriam tão bons”, declara. Ela argumenta ainda que a ideia funciona muito bem para o empreendimento de 150 apartamentos, que, por ficar longe de supermercados, faz com que as pessoas precisem do carro para se deslocar.
A iniciativa tem dado tão certo, que o administrador do condomínio ao lado do Vila das Palmeiras foi conhecer o projeto e já instalou uma unidade no seu complexo. Uma das preocupações da síndica antes de contar com o minimercado era não trazer risco jurídico para o empreendimento e nem envolver a equipe de funcionários na manutenção do serviço. “Avaliamos bem o contrato e só temos recebido elogios. A personalização dos produtos, que vão sendo agregados conforme os condôminos solicitam, é uma grande vantagem, assim como o atendimento e o suporte da empresa”, aponta. A loja fica em uma ampla área, onde antes funcionava um salão de festas e que foi dividido em dois ambientes, um para a brinquedoteca e outro para a unidade da Basicompras Express.
Por ser um prédio na praia, a maior parte do público o utiliza durante os finais de semana e no verão. “Uma das melhores coisas é que os moradores não precisam mais se programar para vir para cá, pois podem chegar e pegar os itens que necessitam lá mesmo”, ressalta Sibel, que também reside no local e faz a gestão de outros complexos em Santa Catarina. Com o serviço, ela queria ajudar os condôminos e facilitar a vida de todos. Ela assinala ainda que o minimercado tem sido usado não apenas para os artigos de última hora, mas para as compras da semana. “É uma tendência que só vai crescer”, pondera.
Essa é a mesma visão que os sócios da companhia têm sobre o segmento e que os incentivou a investir no modelo de franquias da Basicoisas Express para levar a experiência para outras regiões. Pan Jr. adianta que em setembro deve começar o processo de avaliação de futuros franqueados. “Estávamos esperando o tempo de maturação do negócio para poder replicar em outras cidades e estados e dar o auxílio necessário”, compartilha. A perspectiva é abrir também neste ano as primeiras franquias da marca, disponibilizando todas as informações sobre como montar a estrutura das unidades, procedimentos necessários para alcançar os resultados desejados, sugestão de preço de compra de produtos e itens a serem ofertados, assim como o acesso a uma central de atendimento.
A expansão da empresa ocorre ainda em outra frente. A companhia fechou contrato com uma construtora de Florianópolis para lançar empreendimentos com os minimercados customizados e já funcionando. “Os corretores estão usando esse benefício como argumento de vendas, como um diferencial”, complementa Heinze. A valorização do patrimônio com a presença desse serviço de compras em casa é outra vantagem da Basicoisas Express reforçada pelos sócios.