Alexandro dos Santos Silveira
- Formação: Ensino Médio
- Cidade em que atua como síndico: Blumenau
- Síndico em: Mais de 2 condomínios
- Tempo de atuação como síndico: 6 anos
Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Ao assumir o primeiro condomínio, ainda inexperiente, iniciamos a reforma do telhado do salão de festas, após o salão todo destelhado, um dos blocos apresentou um vazamento absurdo em 2 caixas d’água, confesso que foi uma situação bem preocupante, mas só tinha duas escolhas, desespero demonstrando fraqueza, ou foco e busca pela solução, escolhi o foco, nem por isso o problema foi amenizado, mas com certeza ficou mais fácil de resolver.
Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Certa noite, por volta das 00:00hs, acordei com uma pessoa gritando o nome de outra no pátio do condomínio, ao sair do meu bloco para averiguar o que estava acontecendo, me deparei com um homem que gritava o nome de uma mulher, olhando para a sacada do 3° andar, neste momento, quase todos moradores já estavam nas sacadas, ao questionar o homem com quem ele queria falar, o mesmo disse que tinha vindo de outra cidade (Rio do Sul) passar uns dias com a irmã Tânia, então falei a ele que não tínhamos nenhuma Tânia no condomínio, ao então olhar a sua volta, o homem percebeu que estava no condomínio errado, ao portão abrir para um carro ele aproveitou e entrou junto, mas sua irmã morava no Condomínio ao lado do nosso!
O maior desafio nas Assembleias?
Para mim, graças a Deus, as assembleias sempre foram tranquilas, mas um dos desafios é sempre a reforma do playground e os contrários, por não terem filhos, e a reforma das garagens, e os contrários por não terem carro, etc.
Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Minha família, como síndico morador, que foi meu início, a remuneração era pouca e dependemos de nosso trabalho formal, por isso a família é fundamental na compreensão em relação as demandas, portão que para na madrugada e precisa ser colocado no manual, barulho após 22hs que somos acionados a resolver, nosso tempo ao trabalho fora do condomínio, etc.
Que legado deseja deixar?
As mudanças sempre foram focando o bem de todos, o legado é deixar um trabalho transparente e sempre com profissionalismo.
Conselho De Síndico para Síndico:
Não deixe seu trabalho depender sempre da aprovação dos outros, quando trabalhamos com seriedade devemos ousar e tomar algumas decisões por nós mesmos.
Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Buscar conhecimentos constantemente e não temer os desafios.
Como é o síndico do futuro?
Tecnológico, se aperfeiçoar nas ferramentas disponíveis no mundo digital, mas nunca esquecer que o ser humano vive de contato, de presença física.
Recado para os condôminos:
Seguir acreditando no profissional que lhes representa, a grande maioria assume realmente para trabalhar em prol do coletivo.
Quem é você?
Eu sou uma pessoa que gosta mais de trabalhar independente do que seguindo mil opiniões, vem dando certo, busco a opinião de profissionais, as vezes a opinião de um morador que não vive a situação pode empacar uma decisão a ser tomada por trazer dúvidas aos demais condôminos.
Compartilhe um case bacana que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Pouco antes de assumir o condomínio, com a implantação do novo sistema de esgoto da cidade, nossas 2 fossas de 15 mil litros foram desativadas, com muita dificuldade de convencimento de alguns moradores consegui fazer delas 2 cisternas, com isto baixamos muito o custo de água do condomínio, hoje com uma pequena bomba lavamos todas as áreas comuns com economia e sustentabilidade.