Alexandre Adaime
- Formação: Administração de Empresas e Design Gráfico
- Cidade em que atua como síndico: Blumenau
- Síndico em: Mais de 4 condomínios
- Tempo de atuação como síndico: 9 anos
Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Tivemos a locação de um apartamento no condomínio que trouxe muita circulação de homens durante o dia. Orientamos a zeladora para abordar esses visitantes a fim de saber seus destinos. Descobrimos que se tratava de prostituição, quando todos informavam nomes diferentes para ir naquela unidade. O movimento era tão intenso que um cliente já encontrava o outro na saída do elevador.
Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
A queda de um gato do nono andar que, por duas vezes, caiu e quebrou o telhado e saiu ileso. Depois instalaram rede de proteção. Outra situação, foi a insistência de uma moradora em reclamar que a vizinha da unidade acima havia instalado a lavadora de roupas dentro do banheiro e centrifugava roupas todas as noites e ao amanhecer para importuná-la. Tal barulho a incomodava e ela sempre persistiu nessa teoria. Não satisfeita, três anos depois, resolveu trocar de apartamento dentro do mesmo prédio.
O maior desafio nas Assembleias?
O desconhecimento dos condôminos à cerca do funcionamento da administração de condomínio, suas competências e responsabilidades.
Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Nos momentos mais angustiantes ou difíceis quem sempre esteve ao meu lado foi a equipe da JS Administradora. Todo suporte que necessito busco sempre com esses profissionais.
Que legado deseja deixar?
Uma gestão efetiva com resultados positivos que atendam as expectativas dos condôminos.
Conselho de Síndico para Síndico:
O serviço de zeladoria é o reflexo de sua gestão. Invista neste profissional, treine, monitore, exija e reconheça. Esporadicamente, dedique seu tempo para acompanhar um serviço de limpeza, ‘pegue junto’, limpe, teste produtos, descubram resultados juntos.
Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Sempre leve em consideração que você está atuando ‘numa casa’ onde moram muitas pessoas de opiniões divergentes. Algumas na zona de conforto que são contra qualquer custo ou mudança e, outras, que defendem as melhorias e não querem que seus imóveis depreciem.
Como é o síndico do futuro?
Conectado a aplicativos de gestão e de relacionamento com os moradores. Cada vez mais acessível e envolvido na resolução de novos tipos de conflito – originados dentro dos grupos de mensagens instantâneas.
Recado para os condôminos:
Vocês também podem ser o gestor de seus condomínios. Portanto, pratiquem a empatia e lembrem-se que nem tudo que é executado pelo síndico precisa de aprovação do Conselho ou da Assembleia e, nem sempre, sua opinião é a de consenso.
Quem é você?
Sou muito organizado, dinâmico, prático e tenho um olhar crítico sobre os processos e demandas.
Compartilhe um case do(s) condomínio(s) que administra, que tenha(m) gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
A substituição dos portões das garagens, de funcionamento basculante por guilhotina, trouxe-nos baixo custo de manutenção, mais segurança contra arrombamento, rapidez e praticidade no acesso.