fbpx

Janaína Nagel Salvador

Compartilhe
  • Formação: Graduação em Direito (Unisul) e Pós em Teoria Geral do Processo (UNESC), cursos na área de Gestão de Riscos e Prevenção de Desastres pela Defesa Civil de SC, curso de Síndico Profissional pela Karpat.
  • Cidades em que atua como síndico: Florianópolis, São José e Biguaçu
  • Síndico em: Síndico preposto de 15 condomínios
  • Tempo de atuação como síndico: 2 anos
Foto: Divulgação

Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Como síndica já precisei resolver diversos problemas, desde xixi de cachorro no elevador como grandes infiltrações. Todos os problemas começam pequenos, precisamos agir com destreza e dar a resposta para a solução com máxima atenção, pois repito, nenhum problema começa grande.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Sempre, na minha singela opinião, as discussões sobre as crianças brincando são as mais hilárias, como não deixar a criança se divertir? Muitas pessoas se irritam com o barulho delas brincando e nos pedem para que as silenciem, como fazer isso?

O maior desafio nas Assembleias?
Manter o foco nos reais problemas do condomínio e mediar os desejos pessoais dos condôminos.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Daniela Cunha, fundadora da empresa Condominium Síndicos Profissionais e Cursos.

Que legado deseja deixar?
De gestões transparentes, honestas, baseadas nos preceitos da dignidade, respeito mútuo, imparcialidade e ética.

Conselho De Síndico para Síndico:
Estude, estude e estude.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Vá com calma, ouça os funcionários, seja ético, valorize sua profissão, não se venda.

Como é o síndico do futuro?
O síndico do futuro será cada vez mais capacitado nas mais diversas áreas, assim teremos mais eficiência nas gestões, formações interdisciplinares.

Recado para os condôminos:
Os condôminos precisam entender que o síndico (eficiente) está sempre do lado do condomínio, da coletividade, precisamos de manutenções, de produtos, de funcionários, possuímos um “micro país” para gerir, precisamos ter recursos, o Dr. Ricardo Karpat tem uma frase que uso muito, “condomínio não é barganha”.

Quem é você?
Sou advogada há 20 anos, já atuei em diversas áreas, procuradora municipal, defesa civil, diretora de Cultura, atuei em jornais e rádios, morei um tempo fora do país, tenho duas filhas, depois que a última nasceu eu resolvi que precisava parar um pouco para me dedicar exclusivamente ao maior desafio de todos, criar Seres Humanos, faz dois anos que voltei para o mercado de trabalho, falta sempre algo a se capacitar, muito estudo mas, a maturidade, a maternidade e as outras experiências profissionais são fundamentais para esse trabalho diário.

Compartilhe

Leia também