Ademar do Nascimento Júnior
- Formação: MBA Gestão Estratégica de Negócios, Graduado em Qualidade e Produtividade Industrial, Técnico em telecomunicações.
- Cidade em que atua como síndico: Joinville
- Síndico em: Mais de 7 condomínios
- Tempo de atuação como síndico: 7 anos
Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Assumi um condomínio que estava em estado precário, todos os fornecedores com pagamentos atrasados, vazamento de gás, luz sendo cortada, obrigatoriedades legais não sendo tratadas, foram 6 meses de trabalho intenso que serviram de muito aprendizado.
Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Uma reclamação de roubo de bicicleta, ao buscar nas câmeras, identifiquei que uma criança de uns 7 anos do apartamento vizinho usou a bicicleta sem autorização para ir na padaria e a esqueceu lá, voltando a pé, só lembrou do acontecido quando mostrei as imagens para mãe, que deu aquela bronca e ainda perdeu o presente de natal uma bicicleta nova que ganharia (o dinheiro foi usado para repor a bicicleta da vizinha).
O maior desafio nas Assembleias?
Que os condôminos entendam que suas ideias e vontades quando não aprovadas por maiores, faz parte do processo democrático da votação.
Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Minha família.
Que legado deseja deixar?
Oriento-me por uma frase: “As palavras movem, mas o exemplo arrasta”- na prática, quando você participa e vive o condomínio você se municia de informações e isso será de grande valor nos momentos de questionamento que virão.
Conselho De Síndico para Síndico:
Tenha uma boa rede de fornecedores, e busque por qualidade nas manutenções, e lembre-se na hora do problema ninguém vai lembrar da economia que você possa ter conseguindo com serviços de segunda mão. E sim da agilidade e qualidade.
Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Ser síndico é um desafio constante de lidar com pessoas, então busque capacitação nessa área, pois lidar com pensamentos e vontades diferentes serão os maiores desafios.
Como é o síndico do futuro?
No futuro o síndico vai estar conectado a novas plataformas tecnológicas, mas será tão importante quanto lidar com as pessoas frente a frente, então invista em capacitação na área de humanas e fique atento às mudanças e atualizações tecnológicas.
Recado para os condôminos:
Ser síndico é acertar e também errar como na vida ou em qualquer profissão, então para cada crítica também faça uma sugestão, todos ganham.
Quem é você?
Sou uma pessoa que aprendeu que o caminho dos estudos não é o mais fácil, mas é o mais garantido, e junto com trabalho e dedicação temos uma ótima fórmula para realizar as transformações desejadas.
Compartilhe algum case bacana do(s) condomínio(s) que administra, que tenha gerado economia, ou contribuído para a integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade, etc.
Ao rever um contrato de monitoramento eletrônico e fazendo algumas aquisições diretas, o condomínio conseguiu fazer uma economia de R$ 160.000,00, essa economia possibilitou aumentar a segurança em outros processos.