Vera Lúcia Paz

Compartilhe
  • Formação: MBA Gestão Empresarial
  • Cidades em que atua como síndica: Florianópolis
  • Síndica em: 1 condomínio residencial, com aproximadamente 180 unidades
  • Tempo de atuação como síndica: 5 anos
Foto: Divulgação

Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
Com a pandemia o Síndico passou a ser a peça fundamental para garantir o bem estar e o cumprimento das medidas restritivas ditadas pelos Órgãos competentes. Ninguém estava preparado para uma crise sanitária desta magnitude e relevância.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Foi quando um condômino me chamou num final de semana para informar que o prédio poderia estar desabando.

O maior desafio nas Assembleias?
Criar mecanismos para que condôminos participem de todas as decisões do condomínio, contribuindo com o seu voto, e com o comprometimento de fazer as coisas darem certo.


Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
Um Síndico bem sucedido precisa ter uma parceria muito estreita com a Administradora, o apoio do Conselho que representa a vontade dos condôminos e uma equipe de funcionários equilibrada e comprometida. Nestes quesitos, eu particularmente tenho sido privilegiada.

Que legado deseja deixar?
Uma estrutura profissional para que as próximas gestões consigam dar continuidade, sem perder o histórico e a tradição do Condomínio.

Conselho De Síndico para Síndico:
Além dos conhecimentos técnicos, é preciso desenvolver traços interpessoais, como compaixão e amabilidade, e traços mais dominantes, como ambição e assertividade. Buscar competências capazes de inspirar os outros. As pessoas são mais propensas a interagir com aquelas que admiram, portanto, o carisma e a capacidade de convencimento podem ajudar o Síndico a viver todo o seu potencial e administrar um Condomínio com maestria.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
É preciso estar preparado para ser julgado e criticado e saber lidar até com os elogios.

Como é o síndico do futuro?
Um profissional equiparado a um Diretor de uma empresa.

Recado para os condôminos:
Os condôminos precisam entender que gerenciar o dia a dia de um condomínio não consiste em uma tarefa fácil. Organizar estas demandas, nem sempre poderá acontecer no momento que os condôminos sugerem e esperam.

Quem é você?
Sou uma profissional apaixonada pelo que faz. Busco levar para a gestão o melhor que o mercado oferece. Isto inclui o meu melhor, tanto em termos profissionais quanto pessoais.

Compartilhe um case que tenha gerado economia, integração dos condôminos, ou alguma ação de sustentabilidade.
Uma situação que me trouxe muita emoção e sentimento de integração entre os condôminos foi quando foi realizada uma surpresa de Natal para as crianças, com apresentação de banda de músicas natalinas. A minha realização pessoal foi perceber que a felicidade não havia atingido apenas as crianças, mas também os adultos, as pessoas de idade, os funcionários, todos!
E o mais lindo foi quando uma criança foi questionada sobre o que ela gostaria de ser quando crescesse e ela respondeu: “quero ser Papai Noel”… Papai Noel ficou engasgado de emoção.

Compartilhe

Leia também