fbpx

Síndicos Planning lança prêmio para reconhecer boas práticas na gestão condominial

Compartilhe

A partir de abril, Síndicos e Administradoras de Condomínios poderão inscrever até três cases nas categorias Eficiência na Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social

Com a missão de promover ações para a qualificação e a profissionalização dos Síndicos e Administradoras de Condomínios, o Síndicos Planning lança um prêmio que irá revelar a força dos profissionais e das marcas catarinenses que se destacam em suas atividades, gerando valor para todos os players do ecossistema condominial. O Prêmio Síndicos Planning terá as inscrições abertas a partir do dia 1º de abril até 30 de maio para Síndicos e Administradoras de Condomínios nas categorias Eficiência na Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social/Participação Comunitária.

De acordo com Luis Pardal e Karina Kino Pardal, diretores da Inspiracom Marketing e Comunicação, empresa idealizadora do Síndicos Planning, o objetivo do Prêmio é elevar os padrões e transformar os serviços de gestão condominial.

“A ideia é incentivar empresas e profissionais que atuam de forma diferenciada para promover a excelência na gestão, a inovação, o desenvolvimento sustentável e ações sociais. Além disso, queremos compartilhar iniciativas que possam inspirar outros profissionais e organizações a inovar com ações efetivas na melhoria de resultados e a valorizar o setor condominial, tornando Santa Catarina uma referência no mercado nacional.”

Luis Pardal e Karina Kino Pardal

Secretário de Desenvolvimento Econômico de Blumenau, Moris Kohl acredita que além de incentivar e valorizar boas práticas na administração condominial, o Prêmio Síndicos Planning é uma forma de estreitar os relacionamentos entre os profissionais da área, fomentar novas oportunidades e dar destaque à expressividade do setor condominial. “Acredito que esta iniciativa de criar um prêmio exclusivo para esta categoria vai ajudar a fomentar o setor condominial na nossa região e com certeza trará grandes resultados a todos os envolvidos”, ressalta o secretário.

Referência para o setor

O presidente do Secovi Florianópolis/Tubarão, Fernando Amorim Willrich, reforça a importância do Prêmio para os profissionais da administração condominial, que, na sua opinião, nem sempre têm o reconhecimento merecido pelo seu trabalho.

“A nossa atividade condominial muitas vezes é relegada a segundo plano, costumo dizer que é o “patinho feio” do mercado imobiliário porque apesar de tão importante não é muito reconhecida. Portanto, a ideia de premiar profissionais que se destacam e as iniciativas de inovação é fundamental para que as pessoas que dedicam a vida a esse mercado sejam valorizadas.”

Fernando Amorim Willrich

Para Willrich, a premiação vem em boa hora no sentido de reconhecer e agradecer a estes profissionais que precisam da empatia da sociedade, dos clientes e dos próprios pares. “Qualquer mercado tem aqueles profissionais que são referência, então porque não reconhecer isso no nosso mercado? É de extrema importância identificar esses profissionais como um exemplo a ser seguido na sua área, para que os outros tenham em quem se espelhar. E espero que o prêmio seja uma iniciativa perene, se possível, que a partir desta primeira edição seja realizada anualmente”, pondera.

Responsabilidade socioambiental

Na opinião do economista e coordenador do curso de Economia da Furb, Presidente do Conselho de Administração da BluSol, que também já atuou como síndico por duas vezes em um condomínio de Balneário Camboriú, Ralf Marcos Ehmke destaca que uma das grandes vantagens de um prêmio como esse é tornar públicas as boas práticas dentro de condomínios.

“É uma oportunidade única de reconhecer a criatividade da gestão em soluções como reuso da água, eficiência do uso de energia como luz e gás, sistemas de monitoramento eficiente, horta comunitária, entre outras ações sustentáveis.”

Ralf Marcos Ehmke

Com experiência na participação do Certificado e Troféu de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, premiação recebida pela BluSol, Ehmke salienta que as categorias do Prêmio Síndicos Planning também abrangem os aspectos da responsabilidade socioambiental: Eficiência na Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social. “É uma excelente iniciativa para repensarmos nossas práticas na gestão de condomínios. Assim como as empresas veem isso como um direcionamento estratégico de sua imagem, as externalidades da boa gestão de um condomínio provocam também a valorização da propriedade e porque não do seu entorno”, pontua.

Multiplicar boas práticas

Autointitulado embaixador do prêmio, Luiz Kiyoshi Nakayama é um entusiasta da medida que, para ele, valorizará as pessoas e empresas que estão buscando novos conhecimentos e soluções e ajudará na qualificação da área. Além disso, Nakayama – que atua há 15 anos como síndico profissional e tem uma empresa de gestão condominial em conjunto com o filho, Bruno Nakayama, através da qual atende a nove clientes em Florianópolis (SC) – frisa que a premiação permitirá o contato com o que está sendo feito de bom em outros empreendimentos e com as práticas que podem funcionar e trazer benefícios para os condomínios que administra. “Dessa forma, todos ganham e o mercado se fortalece como um todo”, defende.

A chance de ser reconhecido na área e poder compartilhar iniciativas e os resultados que elas trazem para os condomínios são outras vantagens que Nakayama vê na criação do Prêmio Síndicos Planning, o qual pretende divulgar na capital catarinense onde mora e trabalha. Ele adianta que ainda não decidiu quais os cases que irá inscrever, mas já tem duas possibilidades em vista. Uma delas envolve uma ação para a economia de água em um dos empreendimentos que administra. “Adotamos um controle e verificação diária das instalações das unidades para evitar vazamentos e desperdícios, o que levou a uma redução de cerca de 50% no valor da conta de água desse cliente”, descreve. Para dar certo, a medida contou também com o envolvimento e conscientização dos moradores para o consumo racional desse recurso. A outra atividade que Nakayama planeja cadastrar refere-se à instalação de placas fotovoltaicas em um condomínio comercial, que já vem apresentando um ganho substancial em economia de energia elétrica, isso sem falar nos seus benefícios ambientais e de sustentabilidade.

Marco para a transformação do mercado

“O Prêmio é uma iniciativa perfeita para esse momento de profissionalização que o segmento está vivendo”, argumenta Nelson Antonio de Lima, síndico há 12 anos e administrador de dez condomínios nas cidades de Palhoça, São José e Biguaçu (SC). Segundo Lima, quem fica dentro de uma caixinha não cresce e para poder evoluir é preciso adotar boas práticas de gestão e conhecer o que está sendo realizado de mais inovador no setor. “A premiação pode ser um marco para o mercado, auxiliando na sua transformação e qualificação”, pondera. Para ele, a distinção dá também visibilidade aos síndicos e administradoras que estão trazendo mudanças para a área e a oportunidade de mostrar os cases e os seus impactos na vida dos condôminos.

O case que o síndico pretende colocar na premiação envolve a substituição do sistema de medição de água e gás do condomínio Pátio da Pedra, que fica no Cidade Pedra Branca, em Palhoça (SC), e que tem 225 unidades residenciais e comerciais distribuídas em um terreno de mais de 70 mil m². “A partir da observação de distorções nas contas de água, passei a comparar os padrões de consumo dos imóveis e a procurar por vazamentos que justificassem aquele problema nos valores cobrados”, recorda. Foi efetuado um investimento de aproximadamente R$ 1,5 milhão, para contratar uma empresa e instalar um novo método de medição da água quente e fria e do gás das áreas privativas e comuns do Pátio da Pedra. “Com a modificação, tivemos um equilíbrio nas contas e o fim das muitas reclamações sobre o assunto”, comemora.

Prêmio incentiva categoria a buscar novas soluções

Divulgar o trabalho realizado por síndicos e administradoras de condomínios, destacando os diferenciais dos profissionais, é um dos motivos pelos quais Leiriano Oliveira da Silva Firmo irá participar da distinção desenvolvida pelo Síndicos Planning. “Iniciativas como essa auxiliam ainda as pessoas a entenderem melhor o que é ser síndico profissional, que é um gestor que precisa estar constantemente se aperfeiçoando e especializando para atender aos seus clientes”, enfatiza. Conforme Firmo, que é síndico profissional desde 2018 e tem uma carteira com quatro clientes, todos em Joinville (SC), o prêmio incentiva também a classe a buscar novas soluções e a estar em sintonia com o que há de mais atual no mercado.

A medida adotada para controlar o uso das vagas de garagem é a que o profissional irá inscrever na premiação. Ele conta que foi implementado no estacionamento de um condomínio com 27 torres, 540 unidades e cerca de 2,2 mil moradores, um sistema de tags para acessar o espaço, que vinha apresentando problemas de uso irregular por visitantes e outras pessoas. “Com isso, cadastramos a placa, a vaga e o apartamento e podemos ter uma verificação mais assertiva da utilização e fazer as advertências ou cobrança de multas, quando necessário”, explica. A ideia foi expandida para a piscina, que agora possui acesso por meio de biometria e reconhecimento facial.

Leiriano assinala ainda que a gestão condominial é um setor em expansão e que deve, em cinco anos, viver uma falta de profissionais. “O Prêmio será um chamariz para atrair mais pessoas para a área, a premiação favorece a classe como um todo e pode ser mais um empurrão para que a profissão de síndico seja uma carreira regularizada. Quanto mais pessoas no mercado e mais qualificadas elas forem, é mais provável que isso se torne uma
realidade”, conclui.

Como participar?

Síndicos e Administradoras de Condomínio poderão inscrever gratuitamente até três cases enquadrados dentro das categorias Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social (Participação Comunitária). As inscrições deverão ser realizadas seguindo as regras estipuladas no regulamento que será publicado no site diretoriocondominial.com.br. O prazo para as inscrições será de 1º de abril a 30 de maio.

No mês de junho, um comitê de jurados composto por integrantes de entidades representativas do segmento condominial em Santa Catarina, professores e membros do corpo diretivo de universidades, além de personalidades reconhecidas no segmento, irá selecionar os três melhores cases em cada categoria.

Os 12 cases classificados serão apresentados em vídeo no site, a partir de 1º de agosto, quando será aberta a votação para a escolha do melhor case de cada categoria. Poderão votar síndicos, administradoras, empresas fornecedoras de produtos ou serviços do segmento e o público interessado em gestão condominial.

Premiação

Dos 12 cases finalistas, 4 cases – um por categoria – serão os vencedores revelados durante o evento de premiação. Todos os finalistas serão homenageados e receberão placa e certificado. Os quatro cases vencedores receberão troféu, certificado e terão ampla divulgação na imprensa e nas plataformas do Síndicos Planning. Os síndicos e administradoras premiados terão sua foto na capa da revista Diretório Condominial e um resumo dos cases e foto dos autores no caderno especial do Prêmio na revista Diretório Condominial.

Evento de premiação

A cerimônia de premiação será realizada no dia 06 de novembro de 2021 em Blumenau – SC, durante o evento de celebração do Dia do Síndico.

O evento reunirá os síndicos e administradoras, gestores condominiais e integrantes do trade condominial de Santa Catarina.

Os convidados terão uma noite festiva com muitas atrações, jantar e mini Oktoberfest.

*Seguiremos os decretos governamentais relacionados à pandemia para decidir se o evento será presencial ou on line.

Patrocinadores

Importantes Entidades do segmento já confirmaram o apoio ao Prêmio Síndicos Planning

Inscreva-se!

Faça aqui sua inscrição
Compartilhe

Leia também