fbpx

Karine Milles Elizio

Compartilhe
  • Formação: Administração e Contabilidade
  • Cidades em que atua como síndico: Florianópolis
  • Síndico em: 1 condomínio
  • Tempo de atuação como síndico: 3 anos

Qual o maior problema que já teve que resolver como síndico?
O condomínio que atuo me possibilitou grandes desafios durante esses três anos, mas a experiência trabalhando em administradoras me proporcionou um vasto entendimento sobre como lidar com problemas que ocorrem em condomínios e como se preparar para eles, se prevenir. Já tive situações de roubo de objetos, de disparo de alarme de incêndio com o motor da piscina pegando fogo por motivo de curto, com usuários de drogas na frente do condomínio, tempestades que causaram grandes estragos, etc. Mas, posso dizer com muita propriedade, que manter a calma, a concentração e o direcionamento nesses momentos é crucial para se solucionar qualquer problema.

Qual a situação mais engraçada ou inusitada que já presenciou nos condomínios?
Tive várias, mas posso dizer que a mais engraçada e que se estendeu por um longo tempo na minha gestão, foi quando um condômino começou a se irritar com o barulho do chafariz da piscina, no decorrer das reclamações houve inclusive registros de B.O. e apresentação do código civil com o estudo do morador quanto aos decibéis que o chafariz emite. Resultado, a questão parou na assembleia com os presentes rindo e pedindo para passar ao próximo item da pauta.

O maior desafio nas assembleias?
Sempre tive assembleias tranquilas, bem informadas e embasadas no regimento. Percebo que as dúvidas dos condôminos são, muitas vezes, pontos extremamente válidos, contudo, as pessoas costumam usar essas dúvidas para formar conceitos e teorias, aí surgem os “técnicos de todos os assuntos”.

Quem sempre esteve ao seu lado quando precisou?
A administradora de Condomínios e a advogada que nos atende são importantes na minha caminhada como síndica. O meu atual zelador, que é meu braço direito, atende as demandas necessárias com o máximo profissionalismo.

Que legado deseja deixar?
Que podemos fazer o melhor naquilo que nos propomos fazer. A mais significativa mudança está dentro de nós, por nós, e em nós. E isso é capaz de transformar o mundo.

Conselho de síndico para síndico:
Ter profissionais de ótima qualidade que possam atender as necessidades do condomínio em todas as instâncias.

Uma dica para quem vai ser síndico pela primeira vez:
Se organizar quanto aos prazos, pagamentos, pendências e assuntos que estão presentes no condomínio.

Como é o síndico do futuro?
Um profissional que está alinhado com a tecnologia e sustentabilidade no condomínio.

Recado para os condôminos:
Acredito que todos fazem parte do contexto de síndico, os moradores são os olhos dos síndicos quando o mesmo não está presente. Então, manter a calma e a paciência é um fator que colabora e muito com a boa convivência.

Quem é você?
Sou profissional, mãe, esposa, comprometida e pontual nas coisas que me proponho. Trabalhei 15 anos com condomínios em administradoras de Florianópolis, cresci com minha mãe envolvida e participando como síndica no prédio onde morava. A ideia de me tornar síndica profissional nasceu da necessidade de alguém ocupar esse posto no meu prédio, mas, também percebi que poderia contribuir para fazer algo significativo onde moro. Podemos transformar o mundo partindo de nós mesmos.

Compartilhe

Leia também