fbpx

Inscrições para o Prêmio Síndicos Planning estão abertas e seguem até 30 de maio

Compartilhe

Valorizar e incentivar a profissionalização do segmento de gestão condominial em Santa Catarina é o objetivo da iniciativa, que irá destacar as boas práticas realizadas por empresas e síndicos em quatro categorias distintas.

Foto: Banco de Imagens

Apesar do grande impacto que tem na vida de milhares de pessoas que vivem ou trabalham em condomínios, a gestão nessa área e os seus profissionais ainda não recebem o reconhecimento devido pelas ações e melhorias que trazem para o dia a dia dessas estruturas, que muitas vezes se assemelham a pequenas cidades. Para ajudar a transformar essa realidade e fomentar a qualificação desse mercado e dos serviços oferecidos em Santa Cataria, estão abertas, desde o dia 1º de abril até 30 de maio, as inscrições para o Prêmio Síndicos Planning. Voltada para administradoras de condomínios e síndicos, a distinção irá valorizar e divulgar as boas práticas efetuadas em quatro categorias: Gestão, Sustentabilidade, Inovação e Ação Social (atividades que tragam benefícios para condôminos e comunidade).

Cada participante pode inscrever, de forma gratuita e fácil, até três cases no site diretoriocondominial.com.br, onde estão disponibilizados o regulamento e a ficha de cadastro. Inclusive, as administradoras e os síndicos que têm iniciativas em conjunto podem concorrer em parceria. Promovida pela Inspiracom Marketing e Comunicação, idealizadora e realizadora do Síndicos Planning, a premiação foi lançada em um momento em que ideias criativas e medidas inovadoras precisam ser destacadas, como avalia o presidente do Conselho Regional de Administração de Santa Catarina (CRA/SC), Djalma Henrique Hack.

Presidente CRA – Djalma Henrique Hack / Foto: Vera Rocha

“O prêmio vem de encontro ao movimento de capacitação e reconhecimento do segmento condominial, que é um dos setores abrangidos pelo Sistema CFA/CRA (Conselho Federal de Administração/Conselho Regional de Administração) e que precisa ser tratado de forma diferenciada devido à área em que atua e ao número de pessoas que alcança.”

Djalma Henrique Hack

Segundo ele, o prêmio vem de encontro ao movimento de capacitação e reconhecimento do segmento condominial, que é um dos setores abrangidos pelo Sistema CFA/CRA (Conselho Federal de Administração/Conselho Regional de Administração) e que precisa ser tratado de forma diferenciada devido à área em que atua e ao número de pessoas que alcança.

Hack acredita que a distinção incentivará cada vez mais síndicos e administradoras de condomínios a discutirem e a participarem de ações como essa para fazer benchmarking, conhecer o que há de novo no mercado, o que está sendo implementado pela concorrência e o que pode ser aplicado e aprimorado em seus empreendimentos. “A gestão de condomínios é um campo que tem crescido muito e que precisa de mais qualificação, de modelos de administração estruturados, de bons cursos e literatura”, salienta o presidente do CRA/SC, um dos apoiadores do prêmio. Conforme ele, a premiação, além de ajudar na visibilidade das boas práticas e contribuir para a construção de um segmento melhor, atingirá muitas pessoas que não são registradas no Conselho e que poderão juntar-se à entidade, que tem como objetivo ser parceira dessas empresas e profissionais, orientando, fiscalizando e procurando garantir o espaço delas na sociedade e a sua atuação de forma legal, defendendo a comunidade dos falsos administradores. O CRA/SC conta também com um Núcleo de Administradores de Condomínio dentro da Câmara de Administração Privada.

Iniciativa reforça excelência dos profissionais

“O Prêmio Síndicos Planning vai ao encontro de uma das metas e missões do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC) que é a valorização profissional”, aponta o presidente da entidade, o engenheiro Civil e de Segurança do Trabalho, Carlos Alberto Kita Xavier. De acordo com ele, o CREA-SC, através de suas ações, projetos e programas, busca mostrar constantemente o papel, relevância e participação dos engenheiros no desenvolvimento do País. “Da mesma forma, a premiação reforça esse intuito ao revelar a eficácia e a força dos profissionais e empresas da engenharia catarinense na área da gestão condominial”, salienta.

Xavier complementa que vê a distinção como uma forma de incentivar a excelência na administração dos condomínios por meio da qualificação dos serviços prestados, da inovação, do desenvolvimento sustentável e das medidas sociais promovidas. Como a gestão nesse segmento envolve a contratação de inúmeras atividades efetuadas por profissionais do Sistema Confea/CREA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia/Conselho Regional de Engenharia e Agronomia) é preciso, conforme o presidente da entidade no Estado, conscientizar os usuários e a sociedade sobre a importância da contratação de pessoas capacitadas. “A fiscalização do exercício profissional realizada pelo CREA-SC tem o objetivo de assegurar que esses trabalhos sejam prestados por quem tem formação e registro no Conselho”, reforça.

Presidente CREA – Carlos Alberto Kita Xavier / Foto: Adriano Comin

A entidade acredita ser importante apoiar iniciativas como a premiação da Inspiracom Comunicação, que agregam valor à instituição, fazendo do CREA-SC uma referência nacional na forma de atuar e se posicionar em questões que promovam a melhoria da qualidade de vida. “Trata-se de uma cadeia de serviços, na qual os bons exemplos inspiram outras pessoas e empresas a atuarem com o intuito de valorizar a categoria e ser um exemplo na região e no Brasil”, enfatiza. Xavier acrescenta que o Manual do Síndico, lançado pelo Conselho em parceria com o Sindicato da Habitação de Florianópolis/Tubarão (SECOVI) e com o Apoio do Síndicos Planning, é outro exemplo disso.

“Trata-se de uma cadeia de serviços, na qual os bons exemplos inspiram outras pessoas e empresas a atuarem com o intuito de valorizar a categoria e ser um exemplo na região e no Brasil”

Carlos Alberto Kita Xavier

Criatividade e relevância serão critérios avaliados nos cases participantes

As iniciativas inscritas no Prêmio Síndicos Planning serão analisadas, durante o mês de junho, por um comitê de jurados formado por entidades representativas do setor de gestão condominial de Santa Catarina, profissionais e membros do corpo diretivo de universidades e personalidades reconhecidas do segmento. Eles terão a missão de avaliar os cases de acordo com critérios de clareza e objetividade, inovação e criatividade, demonstração de resultados, sustentabilidade e relevância (efetividade). Cada uma das quatro categorias terá as três melhores ações destacadas, totalizando 12 participantes que passarão para a próxima etapa.

A partir do dia 1º de agosto até 15 de setembro, os selecionados terão seus trabalhos divulgados no formato de vídeo no site do Síndicos Planning e será iniciada a votação dos vencedores de cada um dos grupos. Podem participar da escolha virtual síndicos, administradoras de condomínios, companhias fornecedoras de produtos e serviços desse nicho e o público em geral.

Autointitulado embaixador do prêmio, Luiz Kiyoshi Nakayama é um entusiasta da medida que, para ele, valorizará as pessoas e empresas que estão buscando novos conhecimentos e soluções e ajudará na qualificação da área. Além disso, Nakayama – que atua há 15 anos como síndico profissional e tem uma empresa de gestão condominial em conjunto com o filho, Bruno Nakayama, através da qual atende a nove clientes em Florianópolis (SC) – frisa que a premiação permitirá o contato com o que está sendo feito de bom em outros empreendimentos e com as práticas que podem funcionar e trazer benefícios para os condomínios que administra. “Dessa forma, todos ganham e o mercado se fortalece como um todo”, defende.

Síndico Profissional – Luiz Kiyoshi Nakayama / Foto Fernando Willadino

“A premiação permitirá o contato com o que está sendo feito de bom em outros empreendimentos e com as práticas que podem funcionar e trazer benefícios para os condomínios que administra. Dessa forma, todos ganham e o mercado se fortalece como um todo”

Luiz Kiyoshi Nakayama

Formado em Engenharia Química e com mais de 30 anos de experiência no segmento de análise de projetos de um banco, Nakayama sempre quis ter o próprio negócio e viu na gestão condominial uma oportunidade para empreender sem correr grandes riscos. Como muitos no setor, ele começou sendo eleito síndico do prédio onde morava e desde então não parou mais. “Foi lá que aprendi a lidar com dinheiro, funcionários, com os condôminos e essa vivência auxiliou bastante na minha vida”, conta. Quando iniciou percebeu que havia muito amadorismo no nicho e muitas pessoas que acabavam no cargo por falta de opção. “Por isso, ao longo dos anos fiz muitos cursos e participei de palestras para me aperfeiçoar e propor coisas novas aos clientes. Há cerca de três anos, recebi o certificado de Síndico 5 Estrelas (respaldado pela Fundação Vanzolini, uma das principais certificadoras do Brasil), que é mais um diferencial no mercado e mostra a importância de sempre procurar melhorar e se capacitar”, detalha.

A chance de ser reconhecido na área e poder compartilhar iniciativas e os resultados que elas trazem para os condomínios são outras vantagens que Nakayama vê na criação do Prêmio Síndicos Planning, o qual pretende divulgar na capital catarinense onde mora e trabalha. Ele adianta que ainda não decidiu quais os cases que irá inscrever, mas já tem duas possibilidades em vista. Uma delas envolve uma ação para a economia de água em um dos empreendimentos que administra. “Adotamos um controle e verificação diária das instalações das unidades para evitar vazamentos e desperdícios, o que levou a uma redução de cerca de 50% no valor da conta de água desse cliente”, descreve. Para dar certo, a medida contou também com o envolvimento e conscientização dos moradores para o consumo racional desse recurso. A outra atividade que Nakayama planeja cadastrar refere-se à instalação de placas fotovoltaicas em um condomínio comercial, que já vem apresentando um ganho substancial em economia de energia elétrica, isso sem falar nos seus benefícios ambientais e de sustentabilidade.

Marco para a transformação do mercado

“O Prêmio Síndicos Planning é uma iniciativa perfeita para esse momento de profissionalização que o segmento está vivendo”, argumenta Nelson Antonio de Lima, síndico há 12 anos e administrador de dez condomínios nas cidades de Palhoça, São José e Biguaçu (SC). Segundo Lima, que é formado em Eletromecânica e tecnólogo em Gestão Financeira e Administração de Empresas, quem fica dentro de uma caixinha não cresce e para poder evoluir é preciso adotar boas práticas de gestão e conhecer o que está sendo realizado de mais inovador no setor. “A premiação pode ser um marco para o mercado, auxiliando na sua transformação e qualificação”, pondera.

Para ele, a distinção dá também visibilidade aos síndicos e administradoras condominiais que estão trazendo mudanças para a área e a oportunidade de mostrar os cases, com o antes e depois e os seus impactos na vida dos condôminos. “Além disso, quando a gente se reúne (em um evento como esse) e conversa, troca experiências, vê ideias diferentes, esse network é importante para poder evoluir profissionalmente”, aponta. Lima complementa que antes as pessoas viam a concorrência como algo ruim para o seu negócio, porém, quando ela é saudável, traz vantagens para todo mercado.

Síndico Profissional – Nelson Antonio de Lima – Foto Divulgação

“O Prêmio Síndicos Planning é uma iniciativa perfeita para esse momento de profissionalização que o segmento está vivendo. A premiação pode ser um marco para o mercado, auxiliando na sua transformação e qualificação”

Nelson Antonio de Lima

O case que o síndico pretende colocar na premiação envolve a substituição do sistema de medição de água e gás do condomínio Pátio da Pedra, que fica no Cidade Pedra Branca, em Palhoça (SC), e que tem 225 unidades residenciais e comerciais distribuídas em um terreno de mais de 70 mil m². “A partir da observação de distorções nas contas de água, passei a comparar os padrões de consumo dos imóveis e a procurar por vazamentos que justificassem aquele problema nos valores cobrados”, recorda. Perceber que um apartamento que ficou fechado por cerca de um mês, com o registro de água desligado, teve um alto consumo do recurso foi a prova que necessitava para justificar o grande investimento efetuado, aproximadamente R$ 1,5 milhão, para contratar uma empresa e instalar um novo método de medição da água quente e fria e do gás das áreas privativas e comuns do Pátio da Pedra.
“O sistema atual permite que os condôminos acompanhem em tempo real o consumo desses recursos. Com a modificação, tivemos um equilíbrio nas contas e o fim das muitas reclamações sobre o assunto”, comemora. Outra ação em andamento no empreendimento, mas que não deve ser concluída a tempo para ser inscrita no prêmio, é a criação de estações de abastecimento para carros elétricos. “Não tínhamos nenhum veículo desses e agora são oito e precisamos de estrutura para atender a esses moradores”, indica.

Prêmio incentiva categoria a buscar novas soluções

Divulgar o trabalho realizado por síndicos e administradoras de condomínios, destacando os diferenciais dos profissionais, é um dos motivos pelos quais Leiriano Oliveira da Silva Firmo irá participar da distinção desenvolvida pelo Síndicos Planning. “Iniciativas como essa auxiliam ainda as pessoas a entenderem melhor o que é ser síndico profissional, que é um gestor que precisa estar constantemente se aperfeiçoando e especializando para atender aos seus clientes”, enfatiza. Conforme Firmo, que é síndico profissional desde 2018 e tem uma carteira com quatro clientes, todos em Joinville (SC), o prêmio incentiva também a classe a buscar novas soluções e a estar em sintonia com o que há de mais atual no mercado.

Síndico Profissional – Leiriano Oliveira da Silva Firmo – Foto Divulgação

“A premiação favorece a classe como um todo e pode ser mais um empurrão para que a profissão de síndico seja uma carreira regularizada. Quanto mais pessoas no mercado e mais qualificadas elas forem, é mais provável que isso se torne uma realidade”

Leiriano Oliveira da Silva Firmo

A medida adotada para controlar o uso das vagas de garagem é a que o profissional irá inscrever na premiação. Ele conta que foi implementado no estacionamento de um condomínio com 27 torres, 540 unidades e cerca de 2,2 mil moradores, um sistema de tags para acessar o espaço, que vinha apresentando problemas de uso irregular por visitantes e outras pessoas. “Com isso, cadastramos a placa, a vaga e o apartamento e podemos ter uma verificação mais assertiva da utilização e fazer as advertências ou cobrança de multas, quando necessário”, explica. A ideia foi expandida para a piscina, que agora possui acesso por meio de biometria e reconhecimento facial.

Leiriano assinala ainda que a gestão condominial é um setor em expansão e que deve, em quatro, cinco anos, viver uma falta de profissionais. “E o prêmio, com a oportunidade que ele traz de divulgação das práticas realizadas e de atualização com o que vem sendo feito por outras empresas e síndicos, será um chamariz para atrair mais pessoas para a área”, ressalta. Ele comenta também que a premiação favorece a classe como um todo e pode ser mais um empurrão para que a profissão de síndico seja uma carreira regularizada. “Quanto mais pessoas no mercado e mais qualificadas elas forem, é mais provável que isso se torne uma realidade”, conclui.

Premiação acontecerá no dia 06/11, antecipando o Dia do Síndico

Após a votação na internet, os quatro cases vencedores, um por categoria, serão conhecidos durante o evento de premiação, que ocorrerá em 6 de novembro, celebrando o Dia do Síndico, em Blumenau (SC). Todos os 12 finalistas serão homenageados e receberão placa e certificado de participação.

Já os ganhadores serão destacados com troféu, certificado e terão uma ampla cobertura e divulgação nas plataformas do Síndicos Planning, assim como suas fotos e resumo dos cases serão publicados no caderno especial do prêmio na revista Diretório Condominial. A festa de celebração contará também com muitas atrações, jantar e mini Oktoberfest.

O Prêmio Síndicos Planning é uma realização da Inspiracom Marketing e Comunicação e conta com o importante Apoio de:
ACE – Associação Catarinense de Engenheiros
ASDESC Joinville – Associação de Síndicos do Estado de Santa Catarina
CRA-SC – Conselho Regional de Administração de Santa Catarina
CREA-SC – Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina
CRECI SC – Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Santa Catarina
FURB – Fundação Universidade Regional de Blumenau
ICAEPS – Instituto Catarinense de Educação Profissional
SEAC SC – Sindicato Empresas de Asseio Conservação e Serviços terceirizados
SECOVI Blumenau e Região
SECOVI Norte
SECOVI Região Florianópolis e Tubarão
Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Empreendedorismo
SINDESP SC – Sindicato das Empresas de Segurança Privada do Estado de Santa Catarina

Patrocinadores

Apoiadores

Leia o regulamento e faça sua inscrição!

Leia aqui o Regulamento

Compartilhe

Leia também