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Síndico Digital

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É notável o crescimento da profissionalização da atividade de síndico no Brasil. Contudo, no caminho inverso do aumento de síndicos profissionais, estão os condomínios menores que sofrem justamente por não conseguirem contratar um profissional para exercer esta função. Um dos maiores obstáculos é a questão financeira, já que os honorários deste tipo de síndico podem representar até 50% da taxa de condomínio. De olho neste mercado e em suas dificuldades, a Prime Síndico foi pioneira no país ao criar o Síndico Digital.

Ao analisar o mercado condominial do norte catarinense, região onde atua, com foco principalmente em Joinville, a empresa percebeu que há uma crescente demanda pelos serviços de síndico profissional. A Prime esclarece que quando o síndico não é morador pode-se dividir os síndicos em ao menos duas categorias que denominou como síndico gestor e síndico empreendedor.

O síndico gestor é aquele profissional que trabalha sozinho ou com outra pessoa, atendendo a clientes próximos e com uma capacidade limitada entre cinco e oito condomínios. Já o síndico empreendedor disponibiliza uma estrutura de operação empresarial aos seus clientes, oferecendo atividades nas áreas administrativa, financeira, de relacionamento, entre outras. Foi justamente nesse segundo modelo que a Prime decidiu operar.

“Tanto o síndico gestor como o empreendedor possuem grandes dificuldades para rodar os seus serviços para um nicho de mercado chamado de pequenos condomínios – que têm em média de 9 a 15 unidades –, pois o custo de um síndico profissional provoca um aumento considerável na taxa de condomínio. Para evitar esse inflacionamento da taxa condominial, os edifícios menores foram na contramão dos maiores, mantendo o síndico morador como o representante do condomínio”, explica Ademar do Nascimento.

Em uma pesquisa realizada com 80 condomínios, a Prime chegou a três resultados significativos:

  • 40 condomínios possuem síndicos moradores que só são síndicos porque não têm outra opção;
  • 14 condomínios optaram em elevar a taxa de condomínios e contratar um síndico profissional tradicional;
  • 26 condomínios possuem síndicos moradores que estão satisfeitos e pretendem concorrer à reeleição.

Quebrando paradigmas, empresa criou a prestação de serviço de Síndico Digital

Os desafios impostos pela pandemia, que impulsionaram a transformação digital em diversos segmentos, foram um impulso para a Prime pensar em uma solução que quebrasse os paradigmas. Atenta a este gap do mercado condominial e determinada a oferecer uma gestão profissional que ficasse dentro do orçamento do condomínio, a Prime Síndico Profissional criou a primeira empresa especializada na prestação de serviço de Síndico Digital, em que a presença física do síndico não existe.

O processo de digitalizar o atendimento em condomínios se iniciou com o gerenciamento da expectativa dos moradores. “Para começar, explicamos aos condôminos como funcionaria o atendimento. Mostramos que toda a nossa experiência com procedimentos e padrão de qualidade seria aplicada na padronização do atendimento, sem deixar de lado a humanização necessária para tratar de problemas que lidam com o lar das pessoas”, esclarece.

Para colocar esta ideia em prática, a empresa focou em três pilares:

  1. Experiência: Simulação de dezenas de situações possíveis de acontecer nos condomínios, com indicação de solução para cada uma delas.
  2. Gestão Colaborativa: Conscientização dos moradores de que a comunicação entre eles e a empresa é fundamental, pois trata-se de uma engrenagem única.
  3. Tecnologia: Conexão entre fornecedores, moradores e a sindicância, criando um fluxo único de comunicação e possibilitando saber em tempo real o que está acontecendo em cada acionamento.

De acordo com Nascimento, o Síndico Digital já opera em vários condomínios de Joinville, com ótima aceitação. “Estamos preparando a plataforma digital para versão 4.0, o que vai possibilitar o atendimento em todo Brasil, gerando automação de atendimento entre moradores, síndico e prestadores de serviço e incluindo o levantamento de custos envolvidos. A sindicância precisa acompanhar e evoluir com tecnologia assim como outros serviços”, destaca.

Mensagem aos síndicos e administradores:

“Precisamos quebrar paradigmas, pensar diferente e promover mudanças, somente assim mudamos e melhoramos o que tradicionalmente é classificado como “sempre foi feito assim e nunca deu problema”.

 

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