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Gestão de sistemas de caldeira coletiva para produção de água quente

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Poucas situações do dia a dia são tão prazerosas quanto um bom banho, sem preocupações. Mas não era esse o sentimento dos moradores do Condomínio Pátio da Pedra, localizado na Cidade Universitária Pedra Branca, em Palhoça, que vinham sentindo na taxa mensal o aumento gradativo do metro cúbico da água aquecida por sistema de caldeira com pré-aquecimento via sistema solar.

Com 13 anos de experiência como síndico – três deles no Pátio da Pedra –, Nelson Antonio de Lima ouviu os condôminos e, em parceria com todos os envolvidos, foi em busca de informações e soluções para a resolução deste problema.

“Iniciamos com a contratação de um especialista em sistema de aquecimento. Através de uma consultoria prévia foram apontadas todas as falhas, na manutenção, na operação e no manejo dos equipamentos de alta complexidade. Posteriormente, foram revistos todos os projetos para ver se o que foi projetado estava instalado de fato”, detalha Nelson, que atualmente atua como síndico profissional em 23 condomínios nas cidades de Florianópolis, São José, Biguaçu e Palhoça.

Após a consultoria, o próximo passo incluiu a implementação de um plano de ação, começando pelas manutenções, aquisição de peças e o treinamento de uma equipe local. O condomínio conta 193 apartamentos, cerca de 750 moradores e um fluxo anual de até 900 pessoas, além de 8 lojas comerciais.

Como resultados práticos, Nelson aponta, inicialmente, o ganho de confiança no sistema por parte dos moradores e usuários: “Os moradores já desacreditavam na manutenção de um sistema de aquecimento central com os valores que vinham sendo cobrados na taxa de serviço. Depois, outro resultado foi em relação à operação que ficou mais clara, segura e objetiva. Para finalizar, a satisfação do conforto de um ‘banho de hotel’ em todas as unidades privativas”, comemora.

Para que o desenrolar da situação tenha ocorrido de forma prática e objetiva para todos, o síndico destaca a força de um grupo de moradores e conselheiros fiscais que acreditaram na ideia e batalharam junto à administração para que a remodelagem do sistema de aquecimento de água fosse implementada.

Buscar profissionais de ponta no mercado foi um dos aprendizados neste processo

Obviamente, não foi uma tarefa sem complicações cotidianas, gerando inúmeros aprendizados durante todo o processo. Nelson é taxativo e aponta algumas soluções que precisou encontrar:

“Buscar sempre profissionais de ponta no mercado. Se a solução não é local, buscar em outras praças ou visitar feiras e eventos, pois muitas vezes a resposta pode estar nestes locais. Além disso, é importante compartilhar e envolver todo o corpo diretivo no problema para que juntos busquem a saída mais adequada”, finaliza.

Mensagem aos síndicos e moradores:

“Condomínios são pequenas células da sociedade. Nós, síndicos e administradores, não podemos aceitar algo como definitivo, temos que promover mudanças e melhorar a forma de morar. Fazer mais com menos e acreditar que mudar é necessário, principalmente quando algo não está saindo como projetado”. Nelson Antonio de Lima

 

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