fbpx

Criação da Academia e do Bicicletário

Compartilhe

Algumas mudanças de comportamento impactam diretamente no convívio social, principalmente em um condomínio, onde todos os envolvidos precisam se adaptar a estas variantes com ideias criativas e inovadoras. Antes mesmo de assumir como síndica do Condomínio Residencial Edifício Portland, localizado em Blumenau, Fernanda Tomio Voltolini, eleita ao cargo pelo quinto ano, já acompanhava determinados desejos em comum dos moradores: o aumento das vagas no bicicletário e a criação de uma academia.

Com 40 apartamentos, o condomínio contava somente com 13 vagas de bicicletas, ou seja, o espaço não comportava nem mesmo uma para cada. “O problema da falta de vagas já era de muito tempo. Haviam moradores aguardando por uma vaga de bicicleta há 17 anos. A solução encontrada foi ampliar o bicicletário para que cada apartamento tivesse o seu espaço”, relembra Fernanda.

Uma das dificuldades encontradas foi que o local, mesmo com uma reforma, só comportaria 30 vagas, além de empecilhos relacionados ao manuseio correto das bikes. Outra opção seria colocar suportes nas vagas de garagem, correndo o risco de afetar os veículos, já que as vagas não foram planejadas. Para chegar ao número exato, foi necessário desocupar um depósito da garagem de veículos e instalar um suporte para mais 10 vagas.

Já a outra mudança, também bastante desejada pelos condôminos, era a criação de uma academia, até então inexistente no edifício. Fernanda aproveitou que havia um outro cenário que precisava de uma solução – o destino correto de um apartamento pertencente ao condomínio e que no passado abrigava a moradia do zelador –, e uniu o útil ao agradável.

“O apartamento, com toda aquela área inutilizada, só gerava gastos para ser mantido limpo e conservado. A proposta foi levada para aprovação na assembleia e os presentes aprovaram por unanimidade”, comemora a síndica.

Mudanças valorizaram o condomínio e melhoraram a qualidade de vida dos moradores

Com o projeto aprovado, as obras da nova academia iniciaram em 2020, gerando um desafio além da reforma. A pandemia e seus impactos causaram transtornos como atrasos em entregas, desgastes com os contratados, entre outros desafios. A demora de alguns meses na conclusão dos trabalhos foi inevitável. Com inúmeros aprendizados, a obra foi concluída em 2021 – o bicicletário em julho e a academia, em setembro.

“ O local da academia era um apartamento grande, onde aproveitamos uma sala para fazer a brinquedoteca. Dessa maneira, o morador que for treinar e tiver criança pode deixá-la brincando no espaço. O projeto conta no total com academia, brinquedoteca, banheiro e zeladoria. Tanto na academia quanto nos bicicletários foram colocados acessos de tag e câmeras de segurança”, completa Fernanda.

Para além da valorização do condomínio, a qualidade de vida dos moradores melhorou consideravelmente, principalmente durante os anos de pandemia. Muitos condôminos puderam adquirir suas bicicletas e, assim, usá-las para o lazer, o esporte e até mesmo para se deslocar ao trabalho. Como reforça a síndica, “são benefícios para o meio ambiente e também na melhoria da saúde física e mental”.

E Fernanda ainda complementa essa sua trajetória: “Sou síndica há cinco anos e, antes de ser eleita, já tinha o desejo de ver meu condomínio ser inovado, pois haviam dois cenários que precisavam de uma solução. Haviam moradores mostrando as necessidades. Apenas paramos para ouvi-los”.

 

Mensagem aos síndicos e administradores:

“Precisamos parar e escutar mais as necessidades dos condôminos e buscarmos soluções para uma maior qualidade de vida e valorização do condomínio. Toda transformação pela inovação, com certeza, acertará um alvo e trará resultados satisfatórios. Todo esforço vale a pena”. Fernanda Tomio Voltolini

 

Ver mais finalistas

Vote nos finalistas

Compartilhe