fbpx

Automação condominial: o luxo que virou necessidade

Compartilhe

Gestão inteligente de condomínios

A busca por segurança, praticidade, qualidade de vida e tranquilidade tem levado muitas pessoas a optarem por viverem em condomínios. Em Itapema, cidade onde os síndicos Cleiton Adriano Pereira da Cruz e Mauro de Vargas atuam com a empresa New Life Imobiliária e Administradora de Condomínios, há uma gama variada de ofertas, e com mais de 400 condomínios em construção, a procura por empreendimentos que valorizam a sustentabilidade e incorporam tecnologias inteligentes estão em alta.

Isso porque, segundo os síndicos, “explorar soluções tecnológicas como sistemas de segurança avançados, controle de acesso por aplicativos e automação dos condomínios, tornam a vida dos moradores mais fácil e segura”.

Para administradoras, síndicos e condôminos, o uso de tecnologia, automação e inteligência artificial assumiu um papel ainda mais relevante, proporcionando benefícios que impactam diretamente na qualidade de vida e segurança dos moradores. “Buscamos os modelos mais modernos de tecnologia integrada e o uso de sistemas inteligentes para gerenciar a segurança, iluminação, climatização e outras funcionalidades do condomínio. Conseguimos apagar à distância luzes deixadas acesas nas áreas comuns, por exemplo, ou contar com um sensor que detecta a ausência na academia e desliga o ar-condicionado esquecido ligado. Tudo isso e muito mais através de um aplicativo e sensores, ajustando o condomínio à rotina dos moradores com apenas alguns cliques”, destaca Cleiton.

De acordo com Cleiton, o que antes era luxo, hoje se transformou em necessidade. A Associação Brasileira de Automação Residencial (Aureside) aponta que o mercado brasileiro de automação residencial cresce, em média, 11,36%. Ela não apenas eleva o padrão de vida dos residentes, mas também proporciona uma série de benefícios tangíveis.

“Tendo em vista que o condomínio é uma extensão da casa de cada morador, por que não o adaptar às facilidades que podemos ter dentro dos apartamentos? A adaptação de condomínios, mesmo que mais simples e menores, não trouxe apenas comodidade e facilidade para os moradores, mas sim, uma gestão inteligente e otimizada por parte da nossa administradora. E quando falamos de Inteligente, não falamos só de tecnologia, mas também de eficiência, de economia de tempo e, principalmente, de recursos. A implementação de soluções tecnológicas agregou valor aos condomínios, tornando-os mais modernos, atrativos e interessantes para o mercado. Isso significa uma valorização dos imóveis, beneficiando os proprietários”, afirma Cleiton.

Segundo Mauro, não é só fazer uso de ferramentas avançadas para que o condomínio seja considerado inteligente, ele precisa fazer com que essas ferramentas estejam integradas umas às outras, de forma a oferecer eficiência na sua gestão, contribuindo de maneira positiva para o dia a dia dos moradores. A essência de um condomínio inteligente é o uso da internet para que processos de gestão sejam descomplicados, melhor operados, além de fazer uso de facilidades como a automação e o controle à distância, reduzindo uma série de custos condominiais. “Conviver num ambiente integrado, otimizado e cheio de benefícios é conviver de forma inteligente”.

Condomínios inteligentes

Cleiton e Mauro revelam que já enfrentaram desafios significativos ao implementar automação residencial nos condomínios, incluindo o alto custo, a complexidade na personalização, dificuldades de implementação e uso, manutenção e atualizações. Foi então que apostaram na Tuya Smart Automation, uma plataforma que ajuda a controlar seus dispositivos inteligentes facilmente em um só lugar. Aborda diretamente esses desafios, oferecendo uma plataforma robusta que simplifica e torna acessível a integração de tecnologias inteligentes em residências e condomínios. Está disponível para os sistemas operacionais iOS e Android, e o download do aplicativo Tuya é gratuito.

“A plataforma Tuya otimiza tanto os custos quanto o tempo necessário para configurar e implementar a automação condominial. A gestão centralizada de dispositivos inteligentes e licenças permite uma implementação eficiente, reduzindo drasticamente o tempo de configuração. Isso significa que, além de economizar em recursos materiais, a New Life economiza um bem ainda mais valioso: o tempo. Tanto o nosso na gestão, quanto dos nossos condôminos que terão mais agilidade nas suas solicitações”, destaca Cleiton.

“Com a solução da Tuya, ganhamos eficiência operacional e satisfação do cliente, pois unimos rotina e praticidade com inteligência num só aplicativo. Com um único ponto de controle, o cliente tem acesso a atividades do condomínio e aos seus dispositivos domésticos inteligentes de diferentes marcas dentro da sua unidade, podendo controlar qualquer coisa, desde uma smart TV ou um alto-falante, até lâmpadas, geladeiras, persianas, interruptores e muito mais”, acrescenta o síndico.

Os condomínios que a New Life administra são inteligentes porque promovem conforto e bem-estar para os moradores em sua convivência, otimiza o trabalho de zeladores, síndicos e prestadores de serviços que precisam adentrar no ambiente condominial. “A tecnologia está em constante evolução e novas aplicações estão surgindo a todo momento, por isso avaliamos a realidade de cada condomínio de forma personalizada, avaliamos suas necessidades específicas e escolhemos juntos com os moradores as soluções que melhor atendam suas demandas”, comenta Cleiton. Reduzir o consumo de energia elétrica em condomínios é possível e benéfico para todos. Quando moradores, síndicos e administradora trabalham juntos, a economia através da tecnologia é uma realidade alcançável e sustentável”, finaliza.

Mensagem aos síndicos e administradores:

“Uma comunicação eficaz e engajamento são essenciais para o sucesso da implementação das soluções tecnológicas nos condomínios. Compartilhamos sempre informações sobre boas práticas e sobre a importância da utilização correta para redução de custos e do consumo de energia elétrica. Ao disseminar esse conhecimento, incentivamos que outros síndicos adotem essas tecnologias em seus condomínios, promovendo uma gestão mais eficiente e sustentável. Assim, criamos uma rede de boas práticas que impacta positivamente a administração condominial e o bem-estar coletivo”.

 

Ver mais finalistas

Vote nos finalistas

Compartilhe