fbpx

Volnei Farias Medeiros

Nome do case: Fazer o bem faz bem

Bicicletas do bem

Foi circulando pelo condomínio onde mora em Florianópolis (SC) que o síndico profissional Volnei Farias Medeiros teve a ideia que tem levado mais diversão para a vida de crianças da capital catarinense e de outras cidades do estado. Ao caminhar pela área de 36 mil m² e pelos 12 blocos que compõem o edifício Central Park, ele percebeu que havia diversas bicicletas abandonadas e sofrendo com o tempo e a maresia. Após identificar que muitas delas tinham sido deixadas para trás por antigos moradores ou pertenciam aos filhos de condôminos que foram crescendo e não as usavam mais por serem pequenas, Medeiros decidiu restaurar essas bikes e as colocar na frente do empreendimento com uma placa informando que elas poderiam ser levadas.

A partir desse momento e lembrando da alegria e emoção que sentiu ao ganhar a sua primeira bicicleta, ele resolver continuar com a medida, mas de um jeito diferente: ao invés de deixar os equipamentos na rua, eles seriam doados para entidades sociais. Em 2018, ele recebeu de vizinhos do Central Park, que possui 108 imóveis e em torno de 240 residentes, duas “magrelas” para serem reformadas por Medeiros – que pinta, faz a regulagem e troca os itens necessários. No entanto, quando o serviço precisa de uma manutenção mais especializada, ele conta com uma loja no bairro para executar os ajustes. Revitalizadas, as bikes foram entregues pelo gestor na festa do Dias das Crianças do Centro Comunitário dos Moradores do Saco Grande (Comosg), também em Florianópolis. “Ver o sorriso estampado no rosto de quem ficou com as bicicletas foi o maior retorno que poderia ter. Esse é o melhor presente que se pode ganhar na infância e ter a sensação de liberdade e o prazer que pedalar traz”, argumenta.

Essa atividade foi o pontapé inicial para Medeiros colocar em prática o projeto “Fazer o bem faz bem”, que tem como meta promover ações sociais voltadas para meninos e meninas de localidades carentes, garantindo o direito deles brincarem e serem felizes. “Além disso, a iniciativa contribui com o meio ambiente ao dar uma nova história para esses equipamentos, que iam acabar no lixo, e incentiva o seu uso como meio de transporte”, detalha. Em 2019, foram quatro crianças da comunidade Frei Damião, em Palhoça (SC), as beneficiadas pelo trabalho de Medeiros, que foi taxista por 33 anos e atuou como subsíndico do Central Park por sete anos antes de decidir seguir a carreira de síndico profissional e abrir uma empresa nesse segmento com o filho.

Por causa da pandemia e por atuar sozinho na reforma das bikes, Medeiros ainda não fez doações nesse ano, mas já está recuperando quatro bicicletas e possui outras sete esperando para serem aprimoradas. Ele defende que um gesto simples, em qualquer área de um condomínio, pode impactar na gestão e na vida dos moradores. O síndico tem a expectativa de inspirar outras pessoas a tirarem do papel seus planos e envolverem os residentes neles. Para a segunda edição do prêmio, Medeiros deseja ter algo bem diferente para compartilhar, porém não tem nenhuma ação em desenvolvimento ainda.

Ideia inspira a criação de propostas em outras regiões

Pioneiro nesse tipo de medida em condomínios, Medeiros viu sua ação chegar a mais pessoas quando, em dezembro de 2019, participou de workshop do Síndicos Planning para apresentar o “Fazer o bem faz bem”. “Recebi ligações de gestores que participaram do evento e queriam doar bicicletas. Reuni 33 unidades que foram distribuídas em Florianópolis no ano passado”, comenta.

Sensibilizados com a iniciativa, diretores do Síndicos Planning, fizeram uma promessa a Medeiros de que se engajariam nesta ação social com a missão de estruturar um projeto e ampliar a quantidade de bicicletas reformadas. A ideia foi apresentada para o Rotary Club Blumenau Victor Konder e ao 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau, que decidiram unir forças e criaram o projeto Ciclovia da Alegria.

 

Mensagem aos síndicos e administradoras:

“Que os profissionais fiquem atentos e criem mudanças produtivas para os seus condomínios. Um ato simples pode fazer a diferença no dia a dia. E lembrar sempre que fazer o bem faz bem.” Volnei Farias Medeiros

 

 

Voltar aos finalistas