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A pandemia no condomínio

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O cenário pandêmico instaurado no mundo e no Brasil, entre março de 2020 e início de 2022, trouxe muitas incertezas e inseguranças para todos os ramos de negócio que tinham como base o atendimento local e presencial. A nova ordem no universo dos negócios passou, do dia para a noite, a ser: você e sua empresa precisam se adaptar. Porém, no setor condominial esse desafio foi ainda maior. Além de adaptar o negócio e repensar a forma de atendimento e trabalho, as administradoras tiveram que se moldar aos anseios dos clientes, síndicos e condôminos.

De acordo com o CEO da CMPremium Administradora de Condomínios, Claudio Marcelo Baiak, os profissionais da área de condomínio, talvez por se tratar de uma organização tradicional, tendem a ser mais resistentes às mudanças. “Administradoras como a CMPremium, que já vinham passando por um processo de transformação digital, nem sempre eram vistas com destaque pela comunidade condominial. Contudo, a pandemia do Covid-19 mostrou que ser digital tornou-se, no mínimo, essencial para a sobrevivência tanto do negócio como também do próprio condomínio”, analisa.

Diversas questões, impulsionadas pela pandemia, afetaram a gestão condominial. Dentre as maiores dificuldades estavam a realização de assembleias presenciais; a análise física dos livros de Prestação de Contas por parte de conselheiros fiscais e síndicos; a realização de compras e o pagamento digital, atendendo às especificidades da Prestação de Contas; a entrega de boletos físicos; o aumento significativo de demandas internas do condomínio, considerando que muitas pessoas estavam atuando em home office; e a organização de atividades nas áreas comuns.

Para resolver essas e outras tantas demandas que a pandemia trouxe para dentro dos condomínios, a CMPremium – administradora que atende a 200 condomínios no Paraná e em Santa Catarina – se beneficiou de uma medida que vinha adotando há algum tempo. Visando a melhoria dos serviços prestados e com um pé no futuro, a empresa já passava pelo processo de transformação digital. O primeiro passo havia sido a aquisição de computadores e notebooks de ponta, equipados com softwares e ferramentas originais e com origem garantida.

Ainda no início de 2018, também tinha sido instituído internamente um Comitê de Projetos e Inovações, com o objetivo de estudar e apresentar à diretoria algumas melhorias, sistemas e recursos tecnológicos para otimizar o trabalho, que muitas vezes era moroso, burocrático e demandava o uso de papéis. A ideia era transpor o máximo possível de processos para o digital, conceito este que estava sendo estudado com o título de “Condomínio 4.0”. Além da empresa, a CMPremium queria implantar soluções tecnológicas também nos condomínios, tornando a rotina da gestão mais sistêmica, orgânica e inteligente.

Transformação digital facilitou o enfrentamento dos desafios da pandemia

Na opinião de Marcelo, foi esse olhar para a transformação com foco no futuro, de uma administradora tradicional com sensibilidade de entender o digital, que possibilitou à CMPremium um maior preparo para enfrentar os desafios impostos pela pandemia. Para exemplificar, cita algumas ações implementadas nesse período. “Algumas delas foram a aquisição de computadores de ponta, servidores potentes e novas ferramentas; a capacitação dos colaboradores, além de uma comunicação clara e objetiva com síndicos e condôminos, para o bom aproveitamento dessas ferramentas; a estruturação do trabalho em home-office e/ou híbrido; a implantação de telefonia via internet; a intensificação de conteúdos sobre a vida condominial nas redes sociais; e a realização de assembleias e reuniões on-line.

Como resultados gerados com as ações, Marcelo destaca alguns pontos. “Percebemos que os condomínios, ao utilizar os recursos tecnológicos disponibilizados, conseguiram manter as rotinas básicas na pandemia. O incremento na tecnologia foi a base para alavancar o crescimento dos negócios, aliado a investimentos, criatividade e trabalho em equipe. Mesmo com todas as adversidades do momento, 2021 foi o ano mais rentável para a CMPremium em Santa Catarina, com o crescimento de 100% nos contratos e um aumento de 30% do ticket médio ”, salienta.

Outro resultado positivo foi a transformação do Comitê de Projetos & Inovações em um departamento. “O início do caminho foi trilhado em bases sólidas e sua manutenção e crescimento se dará com estratégias bem alinhadas, treinamentos constantes, assessoria competente, sede e desejo de inovar, e ainda, o reforço dos valores que nos são tão caros: comprometimento e transparência. Sabemos que esta jornada de transformação nunca terá fim, pois diariamente precisamos evoluir como empresa e otimizar nossos serviços, oferecendo aos clientes os melhores e mais modernos recursos para a boa administração do condomínio. E ao condômino, aquilo que ele mais preza: que o seu condomínio seja sempre um lar”, conclui  Marcelo.

Mensagem aos síndicos e administradores:

“Este case foi mais do que um divisor de águas na forma com que a CMPremium administra condomínios. Na prática, demonstra um despertar, a ousadia e a vontade de querer fazer as coisas acontecerem da melhor maneira, evoluindo sempre. O olhar empreendedor e o movimento de adaptações que as empresas tiveram que fazer, durante o período pandêmico, não foi menos desafiador para os empresários e para toda a comunidade condominial. Mas, ter que entregar os mesmos resultados e de forma diferente, fez com que a mistura de ansiedade, incertezas e coragem permeasse a estratégia estabelecida pela empresa em 2021”. Claudio Marcelo Baiak

 

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