Água: a gestão consciente dentro de condomínios
Equilíbrio entre consumo e cobrança de água nos condomínios
Ciente de que a gestão consciente da água em condomínios é uma prática essencial para garantir a sustentabilidade e a redução de custos, quando o síndico Helton Silveira de Souza, juntamente com a Liderança Administradora de Condomínios, assumiu o condomínio Orlando Sylvio Damiani, localizado em Florianópolis, em 2021, fez um levantamento de dados e informações sobre a situação financeira do condomínio. Após essa análise dos gastos e custos fixos, percebeu que o consumo de água demandava de uma atenção e uma solução imediata, afinal, esse era o maior custo fixo que o condomínio tinha.
Esse alto custo influenciava diretamente nas despesas do condomínio, ocasionando um grande desequilíbrio entre as contas e as outras atividades que tinha projetado como parte administrativa e operacional, como melhorias que poderiam ser feitas, aprimoramento nos sistemas de segurança, manutenções preventivas etc. “Para mim, uma boa gestão de condomínios vai além da simples administração de contas e manutenção dos espaços comuns. Ela envolve uma visão estratégica e cuidadosa, especialmente em questões que afetam diretamente o orçamento, como o consumo de água”, destaca Helton.
Segundo o síndico, o objetivo era verificar porque os moradores estavam pagando tanto pela água todo mês em virtude do alto consumo. “Sabíamos que havia um desequilíbrio, então fomos buscar respostas, realizando inspeções detalhadas, analisando as contas de água em comparação com períodos anteriores e promovendo campanhas de conscientização entre os moradores. Nosso objetivo era claro: encontrar os caminhos para solucionar o problema e garantir um consumo mais equilibrado, refletindo em contas mais justas para todos, tendo em vista que não temos cobrança individualizada de água para cada unidade”.
Solução para o problema do consumo de água
Sendo assim, Helton precisava achar uma solução para esse problema da água, então verificou vários pontos:
- Consumo excessivo de água;
- Altos custos e falta de controle de gastos;
- Aferição dos hidrômetros da companhia de abastecimento;
- Verificação frequente dos equipamentos;
- Vazamentos ocultos;
- Acompanhamento do consumo diário;
- Conscientização dos moradores em um consumo eficiente e consciente.
Com essas ações, Helton melhorou o andamento da gestão financeira do condomínio, o consumo ordenado e consciente de água e individualizou o monitoramento de cada bloco do condomínio, por meio de hidrômetros individuais por bloco.
Conseguiu também identificar vazamentos ocultos em áreas comuns, ou dentro das unidades habitacionais, como hidras, torneiras e registros, haja vista que o custo e a mão de obra para individualização de cada unidade habitacional se tornavam muito onerosos financeiramente e com grande dificuldade no quesito adequação estrutural.
Com a economia financeira gerada, Helton teve a chance de reavaliar e reduzir, significativamente, as cotas condominiais. “Com esse equilíbrio financeiro, direcionamos os investimentos em outras áreas que precisavam ser atendidas com mais cuidado e urgência. Áreas estas que conseguimos evoluir, trazendo uma valorização visível dos imóveis, como restauração e pintura dos prédios e garagens, implantação de um sistema de segurança mais eficiente, modernização dos elevadores, implantação do sistema de entregas automatizada e implantação de um Home Market autônomo nas dependências do condomínio”, cita Helton.
Para o síndico, o resultado positivo que alcançaram reflete diretamente no compromisso em entender e abordar as causas do alto consumo de água, garantindo que cada morador sinta os benefícios de uma administração focada no bem-estar coletivo.
“Acreditamos que ao identificar e resolver esses problemas, nossa gestão demonstra sua eficiência e dedicação, proporcionando um ambiente onde a sustentabilidade e a responsabilidade financeira caminham juntas. Assim, cada decisão tomada é um passo em direção a um condomínio mais consciente, equilibrado e comprometido com o futuro. O sucesso que colhemos hoje é fruto do trabalho contínuo, da transparência nas ações e do compromisso em encontrar soluções que realmente façam a diferença na vida dos moradores condominiais”, finaliza Helton.
Mensagem aos síndicos e administradores:
“Aos meus colegas síndicos e administradores, digo que a gestão eficiente do consumo de água em condomínios é fundamental para reduzir custos, preservar o meio ambiente e promover a sustentabilidade. Ao adotar essas práticas conscientes e com tecnologias inovadoras, é possível otimizar o uso desse recurso essencial e garantir um futuro mais sustentável para todos, tornando a gestão mais eficiente e assertiva”.