fbpx

A união faz a força

Compartilhe

Pequenas atitudes já fazem a diferença

A consciência a respeito da sustentabilidade é uma realidade em ascensão na nossa sociedade. A sustentabilidade deixou de ser apenas uma opção e tornou-se uma tendência global. Ser sustentável é muito mais simples do que parece e pequenas atitudes já fazem a diferença.

De acordo com a síndica Débora Schondermark, a economia sustentável não é apenas uma necessidade ambiental, mas também uma oportunidade para inovar, crescer e prosperar de maneira justa e responsável. E cada um de nós tem um papel importante nessa jornada para contribuir e alcançar um desenvolvimento que beneficie a todos. “Se cada um fizer a sua parte, o resultado de pequenas ações surge como grandes feitos”.

O modelo econômico utilizado por Débora nos condomínios visa promover o crescimento e o desenvolvimento sem comprometer os recursos naturais e o bem-estar das futuras gerações. Além disso, busca equilibrar três pilares fundamentais: ambiental, social e econômico. A economia sustentável propõe a utilização eficiente e responsável dos recursos naturais, a redução de impactos ambientais e a promoção de equidade social e prosperidade econômica.

Segundo Débora, a ideia inicial de transformação dos resíduos nos condomínios foi com a implantação das leiras – o case do ano retrasado sobre a compostagem no Prêmio Síndicos Planning. “Este continua sendo feito com muito sucesso, graças ao apoio dos moradores, da zeladoria e dos responsáveis técnicos pelo trabalho com os rejeitos orgânicos, tendo a destinação correta no próprio pátio do condomínio. Com isso, nós sentimos a necessidade de dar a destinação correta com os outros materiais chamados de lixo limpo. Assim, foi desenvolvido a pesagem dos materiais recicláveis; vidros, papelão, plásticos, latas, etc. para podermos mensurar o impacto da atividade implementada no condomínio com a segregação dos materiais feita pelo nosso colaborador e pelos condôminos. Então, foram disponibilizados diversos reservatórios sinalizados para efetivamente darmos a destinação apropriada”, explica a síndica.

Com práticas efetivas e sempre acompanhando as boas ideias de destinação dos resíduos, o resultado sempre aparece!

Reciclagem

A prática de reciclagem já é bem conhecida pela maioria das pessoas. Mas será que reciclar é somente separar plásticos e vidros? O case de Débora mostra que não. Algumas ações realizadas nos condomínios onde atua vêm colhendo bons frutos pelas práticas adotadas desde 2021.

Separar o lixo para o processo de reciclagem de forma direta e efetiva é de extrema importância para reverter o estrago causado pelo tempo de decomposição dos materiais que descartamos todos os dias. E você sabia que as esponjas de lavar louças, cápsulas de café, óleo de cozinha, tampinhas PET, remédios vencidos, pilhas e lâmpadas e instrumentos de escritas, como canetas, têm uma destinação correta para o descarte?

Desde quando Débora começou o projeto, somente em um condomínio em que atua, foram arrecadados, por ano, uma média de 12 quilos de esponjas, 10 quilos de cápsulas de café, de 10 a 15 litros de óleo de cozinha e 12 quilos de tampinhas PET.

Débora destaca que existem várias empresas que já́ dão este suporte para os condomínios, como a COMCAP, em Florianópolis, cidade em que atua como síndica. “A união fez e faz a força de podermos dar continuidade a projetos como este dentro dos condomínios. Lugar este que conseguimos ter uma grande quantidade de pessoas ‘atingidas’ pela informação disseminada de uma só vez. Entender a necessidade dos moradores e suas rotinas é essencial para o sucesso da operação. Estamos no início do caminho ainda e já temos uma boa resposta com grandes resultados”, comemora Débora.

Mensagem aos síndicos e administradores:

“Todas as nossas ações diárias impactam no planeta em que vivemos. Se queremos construir um mundo melhor, mais sustentável e mais justo, devemos ter um papel ativo nessa construção, repensando nossos hábitos e promovendo ações que beneficiem o planeta e as pessoas à nossa volta”.

 

Ver mais finalistas

Vote nos finalistas

Compartilhe