Morada das Nascentes I
A administração de um condomínio precisa caminhar a passos largos e certeiros diante de tantas necessidades, prioridades e dos acontecimentos imprevistos que geram mudanças de rota. Há quase três anos como síndica do Residencial Morada das Nascentes I, em Blumenau, Silvia Teresa Wirth tem direcionado sua atuação na resolução dos problemas do passado e daqueles surgidos no dia a dia em busca da excelência na gestão.
O residencial possui 320 unidades e aproximadamente mil moradores. Entregue há mais de 10 anos, através do projeto popular de habitação Minha Casa, Minha Vida, o complexo localizado no bairro Progresso foi se deteriorando com o passar dos anos e precisou passar por diversas intervenções nos últimos tempos.
“O maior problema enfrentado pelo condomínio era a inadimplência, que impactou profundamente nas obras de manutenção e reparos. A solução encontrada foi incentivar os moradores a colaborar com a taxa mensal de condomínio. Esse encontro aconteceu pessoalmente com cada morador/proprietário, numa conversa branda e com a oportunidade de quitar o débito com o condomínio e regularizar o pagamento das taxas mensais”, comenta Silvia, que conta com a assessoria da Blu Condomínios Administradora de Condomínios.
Depois da inadimplência estancada, a síndica foi em busca das resoluções práticas apontadas pelos próprios moradores. Para começar, os telhados passaram por manutenção, pois em dias de chuva havia registros de goteiras nos apartamentos e vazamento de água nos corredores. “Com a reestruturação da verba do condomínio foram compradas as telhas para troca ou reposição, além de ser utilizada a manta asfáltica para impermeabilizar as calhas e as rachaduras na laje”, aponta a síndica.
Na atual gestão, edifício tornou-se referência de união, trabalho árduo e conquistas
Diante das necessidades elencadas pelos condôminos, a parte elétrica dos corredores – usados por muitos ao sair para trabalhar ainda na madrugada – também precisou passar por manutenção, sendo feitos reparos da fiação e troca de lâmpadas. A iluminação externa dos blocos encontra-se ainda sendo restabelecida. Silvia complementa que outro problema solucionado foi a questão do esgoto que, devido ao grande número de moradores, acabava não dando conta. “Acionamos uma empresa que realiza este serviço e acompanhamos de perto todo o trabalho”, diz.
Na atual gestão, o condomínio também retomou o questionamento junto à Caixa Econômica Federal sobre a má execução na instalação do piso nos corredores, realizada na gestão anterior. “A obra foi mal executada e incompleta. Reabrimos o caso e obtivemos resultado positivo. Porém, foi necessário arrancar o piso mal colocado e de baixa qualidade para instalar um piso aprovado pelo INMETRO e pelo Corpo de Bombeiros. Seguindo a obra, fizemos ainda a restauração dos corrimãos de todos os blocos com lixação e pintura, valorizando ainda mais o condomínio”, comemora Silvia.
Em meio às melhorias, nos últimos anos, o condomínio enfrentou duas situações graves que exigiram uma mudança de planos e maior atenção por parte da síndica e sua equipe. Em janeiro de 2021, um incêndio no bloco 12, com restauração de piso e corrimão recém entregues, destruiu grande parte do prédio. “Neste momento, precisamos atender aos moradores, que estavam assustados e desabrigados por conta do acidente. Depois, tivemos que iniciar a restauração do bloco inteiro, incluindo partes elétrica, hidráulica e esgoto que haviam sido danificadas, além de lavação e pintura. Com o seguro do condomínio, a obra foi autorizada sem custo para os moradores”, conta.
Um ano depois, numa manhã tranquila na rotina do condomínio, a caixa d’água veio abaixo resultando em perdas materiais e moradores feridos. Silvia já havia observado o problema e acionado os responsáveis, que garantiram que nada de grave iria ocorrer. Aguardando o resultado da perícia judicial, o condomínio deve construir em breve uma nova caixa.
“Hoje o Residencial Morada das Nascentes I é referência de união, trabalho árduo e de conquistas. Os moradores interagem e acreditam na melhoria gradativa do nosso residencial. Estamos com empresas prestadoras de serviço de confiança, bem como o conselho de moradores”, finaliza Silvia.
Mensagem aos síndicos e administradores:
“Tendo em vista o esforço e a dedicação, a fé em Deus acima de tudo e sabendo que cada um tem uma história de luta, acredito que é preciso incentivar o melhor de cada um e tocar o coração para que possamos, mesmo que um pouco de cada vez, melhorar. Já é muito para nós”. Silvia Teresa Wirth