Liderança Administradora De Condomínios: Empresa Reconhecida Como Referência Nacional Do Setor É Exemplo De Superação Na Pandemia
A Liderança começa a fazer história em 2 de maio de 2002 no Município de São José, região metropolitana de Florianópolis. A empresa logo se projeta no cenário das administradoras de condomínios, a partir de metodologia própria, aperfeiçoada com a experiência de uma assessoria personalizada. O quadro funcional formado por profissionais da Administração, do Direito e da Contabilidade. A excelência do atendimento faz a empresa que abriu com apenas quatro funcionários e quase o mesmo número de clientes, hoje ter mais de 40 colaboradores e atender a 200 condomínios em oito municípios de Santa Catarina.
Em 2018, a Liderança criou o departamento Líder Gestão Administrativa – LGA – que promove o Curso de Administração de Condomínios e de Síndico Profissional, com mais de 400 alunos certificados. A empresa também investe na formação de jovens aprendizes nas áreas contábil, administrativa, jurídica e financeira, sendo comum a efetivação de novos talentos ao fim do período de experiência.
Mas o cenário até então favorável muda radicalmente a partir de março de 2020, com a pandemia de Covid-19. A Liderança enfrentava um desafio sem precedentes: mais do que se manter com excelência no mercado, precisava permanecer viva. O clima organizacional se altera drasticamente: a necessidade de isolamento social e as baixas provocadas pela doença esvaziam a empresa e comprometem a cadeia de comando, a estrutura dos processos e o cronograma de trabalho, gerando sobrecarga de serviço, atrasos e baixa qualidade nas entregas. Mais de 20 anos de construção de uma filosofia e de uma prática de excelência no mercado são colocadas em xeque.
A estratégia para não deitar o Rei no tabuleiro exigia precisão de movimentos e rápida capacidade de adaptação a uma realidade ao mesmo tempo adversa e desafiadora. Sem perder o foco na satisfação dos clientes e na saúde e no bem estar dos colaboradores, a meta era corrigir ao máximo os desvios de processo no curto prazo para minimizar os danos do serviço.
A mudança na rotina de trabalho atingiu o próprio comando da empresa durante mais de um ano, a direção da Liderança foi delegada a profissionais que se aproveitaram da situação e dos conhecimentos adquiridos na empresa para criar um empreendimento próprio no mesmo ramo, levando com eles, inclusive, alguns clientes. O desgaste da equipe pode ser mensurado em horas-extras: um alto custo de quase 50 mil reais que somado ao DSR e ao Anuênio totalizou um gasto adicional em folha superior a 72 mil reais, representando por cliente no prazo de um ano, um custo de 363 reais a mais. Os problemas só aumentavam diante da urgência e da pressão dos clientes, devido ao atraso nas entregas de balancetes, demora no retorno às solicitações, erros na geração das folhas de pagamento e deficiências na análise da documentação.
A emergência de recuperação de um clima organizacional minimamente saudável durante a pandemia faz o comando da Liderança retomar o timão para atravessar a tormenta, definindo planos operacionais que sistematizam a formalização de novas rotinas de trabalho e de processos com padrões de qualidade na análise de documentos, elaboração de declarações, confecção de guias e contato com clientes e prestadores de serviço. A gestão do tempo se torna primordial com a determinação das etapas para o cumprimento dessas tarefas, com os objetivos traçados sendo concretos para cada colaborador. Assim, se obteve um controle do que deve ser feito, por quem e como, facilitando a identificação tanto das falhas no processo, como das correções necessárias. A divisão mais clara das atribuições também diminuiu a pressão com demandas de última hora. O uso da tecnologia da informação acelerou os processos e encurtou o caminho em direção às metas e à produtividade desejadas, favorecendo a automatização das rotinas.
O emprego do checklist garante a organização e a eficiência das atividades em todos os setores. Outra ferramenta que merece destaque são as planilhas de controle de desempenho de setores estratégicos confeccionadas no Google Sheets: como são integradas permitem o compartilhamento de informações com a gestão e entre as equipes, reforçando a comunicação interna e servindo de marcador de ritmo de trabalho e de auto avaliação da melhoria dos processos.
E sem atropelos, a descentralização, com distribuição ordenada de autoridade e responsabilidade, característica das organizações em crescimento, ganha corpo na Liderança, alinhando os propósitos pessoais e profissionais dos colaboradores, com a seleção de novos líderes, reestruturação do plano de cargos e salários, além de mudanças no organograma da empresa.
Impactos positivos:
A Liderança reequilibrou o ambiente interno com êxito, após o processo de inovação na empresa. Novos colaboradores e clientes contribuíram para que isso fosse possível. As métricas alcançadas em 2022 são surpreendentes:
- Queda de 96% no custo de horas extras;
- Ganho de 86% de produtividade no setor contábil;
- Crescimento de 15%;
- Ampliação do número de colaboradores em 3%;
- Aumento de 50% no processo de digitalização;
- Redução em 20% no consumo de materiais;
- Fim da impressão de documentos, colaborando com o meio ambiente.
Pesquisa de avaliação do clima organizacional da empresa realizada em março de 2022 corroboram esses resultados:
A satisfação tanto na parceria da equipe, como nas funções exercidas, atinge 44% dos colaboradores, o que prova a disposição para o trabalho colaborativo. E mais: 63% têm muita motivação e forte comprometimento com a Liderança, sendo que 48% pretendem seguir na empresa e aprender mais. Números que qualificam a equipe para o processo de seleção de novos líderes.
Mensagem aos síndicos e administradores:
A pandemia foi impiedosa com todo mundo e afetou o meio empresarial de forma avassaladora. Muitos fecharam as portas. A Liderança segue abrindo caminhos, sempre com a visão de manter-se entre as melhores empresas do ramo, com um referencial de excelência, reconhecida pela eficiência, flexibilidade e ética.
Os pontos chave para a recuperação foram a reavaliação dos processos e procedimentos, padronizando as rotinas de trabalho com controle e integração dos processos, melhorando a comunicação interna; Elaboração de um novo organograma com reflexo funcional; Atualização e implantação de novo plano de cargos e salários; Processo seletivo de lideranças; Reformulação da escola corporativa para a capacitação de colaboradores; Renovação do projeto do curso de Administração de condomínios e Síndico Profissional e a Modernização na participação em assembleias presenciais, virtuais e híbridas.